LÉLIA LENDO "A MOCHILEIRA"

DECIO GOODNEWS

há 35 segundos (04/09/2023, 08:45:43 BRT)

LÉLIA, VOCÊ MESCLOU OS COMENTÁRIOS "ATUALIZE CONTOS E HISTÓRIAS JUVENIS" COM A PERSONAGEM "A MOCHILEIRA". ELA, MOCHILEIRA, ESTÁ ALÉM DAS DEFINIÇÕES QUE NOS SÃO COMUNS. AÍ É QUE O LEITOR(A) DO ROMANCE PRECISA PARTICIPAR COM SUA SUBJETIVIDADE. ACREDITO QUE NÃO SEJA FÁCIL. POR QUÊ??? AS PESSOAS, DE MODO GERAL, NÃO ESTÃO HABITUADAS COM LEITURAS DE FICÇÃO (REALISTA E CIENTÍFICA). FAZER A MENTE IR ALÉM DOS LIMITES AOS QUAIS ELA ESTÁ ATADA, PODE NÃO SER FÁCIL. MAS É NECESSÁRIO PARA UMA LEITORA INTELIGENTE E CURIOSA COMO ACREDITO QUE SEJA VOCÊ. TRANSPORTAR-SE ATÉ O MUNDO DELA, MOCHILEIRA, É UMA TAREFA DA IMAGINAÇÃO. AO FAZÊ-LO, O LEITOR(A) REESCREVE A NARRATIVA COM SEUS PRÓPRIOS RECURSOS E PERCEPÇÃO. ELA, A MOCHILEIRA, VIAJANTE INTERESTELAR, NÃO PODE SER DEFINIDA COMO SENDO POBRE. AFINAL QUEM USA DE RECURSOS PARA SE TRANSPORTAR A UNIVERSOS INTERESTELARES, NO MÍNIMO CONTA COM UMA NAVE ESPACIAL QUE NÃO DEVE SER NADA BARATA. O INUSITADO UNIVERSO DESSA PERSONAGEM ESTÁ NA CRIAÇÃO DE UMA VISIBILIDADE QUE PRECISA PARTIR DA MENTE DO LEITOR(A). SUA MENTE PRECISA TORNÁ-LA CRÍVEL NO UNIVERSO FUTURISTA DE SUA MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA. O LEITOR(A) OU PARTICIPA DESSA CONSTRUÇÕES, REAL E FICCIONAL, OU NÃO VAI PROMOVER O SALTO QUALITATIVO DA COMPREENSÃO DO UNIVERSO, SONANTE E DISSONANTE, DO LIVRO.

Para o texto: ATUALIZE CONTOS E HISTÓRIAS JUVENIS

Lélia Angélica

há 3 horas (04/09/2023, 05:37:06 BRT)

Ah Décio, sobre a mochileira, eu ainda não li , como.lhe disse, exige tempo e foco, porém, li todo o glossário e percebi que os termos são psicanalíticos, vc traz Freud, Jung. E traz também Heidegger, filosofo existencialista. Muitos termos para mim são muito complexos, eu teria que parar a leitura, não tenho o seu conhecimento, a construção do seu mundo é povoado de outras culturas, outras civilizações, é muito rico essa vivência e o caminho que você percorreu naquele momento. Isso é para poucos, porém penso que vocês idealistas demais "pagaram um preço alto demais" por serem assim tão inconformados com a máquina e o sistema. Penso também que esses sentimentos deveriam , se assim posso dizer, "abrandados". Não é ser simplista agora, mas carregar tanto inconformismo e intolerância pode "minar" a parte criativa e restauradora do ser humano. Bom é isso Décio, admiro e respeito demais essa sua luta contra o regime opressor! Até a próxima Décio, missão cumprida do meu comentário... Thau, daqui há pouco a caminhada me chama...

Para o texto: ATUALIZE CONTOS E HISTÓRIAS JUVENIS

DECIO GOODNEWS
Enviado por DECIO GOODNEWS em 04/09/2023
Reeditado em 04/09/2023
Código do texto: T7877553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.