...sim, somos uma equipe.

Você já parou para imaginar a quantidade de pessoas que existem? Não? Então pare um pouco e deixe a imaginação guiá-lo nesse passeio...

Imagine o tamanho do seu bairro, quantas pessoas existem, quantos pensamentos diferentes juntos com o seu pela vida a fora.

Imagine agora o tamanho da sua cidade, a quantidade de pessoas que caminham pelas ruas, quantos sonhos diferentes que surgem em cada alma e você passando por tudo isso sem ser percebido.

Imagine o tamanho do seu País, do seu continente, do planeta, do universo... E então acabará chegando na seguinte conclusão: “Por que ser orgulhoso, se eu sou só mais um?”. Talvez surja em você um sentimento de insignificância, mas tu serás insignificante perto de todos e de grande valor junto com todos, pois quando nos unimos e caminhamos de mãos dadas em busca de algum sonho ou ideal, tudo se desenrola com mais facilidade. Até os grandes obstáculos que ao primeiro olhar pareciam intransponíveis, são vencidos sem dificuldades e com imenso entusiasmo.

Todas as pessoas que encontramos no caminho tem sempre algo para nos ensinar. É só abrirmos o nosso coração e ter humildade para aceitarmos esse aprendizado. Na maioria das vezes um sorriso desdentado, diz muito mais que um aperto de mão em cujo pulso há um Rolex de ouro. Cabe aqui uma história de um empreendedor que usa um método conhecido na psicologia como “associação de idéias”, em que ele ao montar sua marcenaria, percebe que seus funcionários são incultos pois mal sabiam escrever seus nomes, mas eles eram bons no que faziam, e resolvendo escutar o que cada um sugeria para melhorar o trabalho, se transformou um grande empreendedor...

Precisamos entender também, que existem pessoas que sabem executar determinadas tarefas melhor do que nós mesmos, só o que falta a elas é dar o primeiro passo. Às vezes faltam-lhes coragem, outras, entusiasmo e cabe a nós ajudarmos essas pessoas a darem esse “primeiro passo”.

Quando elas vencem o obstáculo e passam a ter iniciativa, nós não precisamos mais nos preocupar com aquela tarefa que antes era de nossa responsabilidade pois ela guiará sozinha e executará sua “nova” incumbência com bastante seriedade.

Buscando sempre a paz, o respeito, a cooperação poderemos sem dúvida transformar esse mundo em algo mais justo. E quando alguém perguntar como você conseguiu realizar essa ou aquela tarefa, abra o seu coração e lembre-se de todos que te ajudaram, mesmo daqueles que com um simples olhar te deram forças para seguir em frente e diga com o coração transbordando de amor e amizade:

- Na vida não conseguimos nada sozinhos! Muitos são os que nos querem bem e zelam por nós, apesar das adversidades que encontramos pelos caminhos, por mais solitário que ele seja, nunca estaremos sós, pois uma coisa certa nesse imenso universo é que trabalhamos juntos para o crescimento mútuo, e mesmo que na maioria das vezes esse trabalho seja inconsciente, podemos afirmar com toda certeza que somos uma equipe.