O perfume das Rosas

O que mais importa nas rosas? O perfume? Depende do que se quer! O perfume embriaga de boas sensações, mas com o passar das horas o caule apodrece e o aroma passa a ser fedido e se tem que jogar as flores fora por não aguentar o fedor. A beleza? Com o passar do tempo o que era formosura se transforma em pétalas enrugadas, com lanhos profundos que tiram toda a beleza das mesmas. A cor? O tempo passa e o que era uma bela cor na aquarela deixa de existir e você só terá uma leve lembrança da existência dela. Os espinhos? Estes são mais verdadeiros. Estão lá para a defesa das rosas! Não são belos. Não tem uma cor maravilhosa e nem cheiram. Mas cumprem sua função com maestria. Eles ferem os que lhes atacam mas, em nenhum momento alguém ouviu falar que o espinho feriu a rosa. Ele vai estar sempre apostos para a defesa.

Exatamente o que eu acho de amigos. Os que bajulam, adulam, e lhe faz sentir o tal em breve estará lhe fazendo sentir o pior dos desenganos. Os que dizem verdades são os espinhos e estão ali para defender e nunca serão capazes de lhe abandonar. Mas, nós, seres humanos vivemos de elogios e de falsas verdades... Somos capazes de esquecer aquele amigo que diz verdades e abraçar com maior carinho os que elevam nosso ego. Isto acontece, penso eu, por sermos tão ínfimos em nossa auto estima que precisamos que outrem nos digam o que queremos ouvir e não o que eles "os amigos" pensam de nós.

E assim é que vivemos. Amamos o perfume, a cor, a beleza e desprezamos os espinhos, até...

Arlete Araújo
Enviado por Arlete Araújo em 17/03/2012
Reeditado em 27/04/2012
Código do texto: T3559734
Classificação de conteúdo: seguro