O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

Certamente, cada um de nós já fez coisas das quais se arrependeu.Talvez desperdiçando energia e tempo valiosos em empenhos fúteis, ou fazendo algo que de alguma forma tenha prejudicado outros. Nessa realidade, a tendência é que fiquemos preocupados, que nos sintamos atormentados, aborrecidos conosco. Em outro giro, precisamos admitir que alimentar sentimentos como os acima mencionados, não resolverão o problema. Tomar medidas práticas é o que trará bons resultados, à exemplo de pedir desculpas à pessoa a quem tenhamos ocasionalmente prejudicado, levantando assim a possibilidade de restauração das boas relações, dentre outras alternativas igualmente válidas. Preocupar-nos demais pode causar um efeito paralisante, e não se deve permitir que impedimentos dessa natureza nos prive de avançar na vida, inclusive, de servirmos a Deus, por nos achar imerecedores. Para minimizar ou excluir o sentimento de culpa que eventualmente abata o nosso ser, basta que recorramos à bondosa e sábia orientação guarnecida na passagem de Atos 3:19, que nos diz: "Arrependam-se, portanto, e deem meia-volta, a fim de que os seus pecados sejam apagados [...]" Atentos ao fato de que só demonstramos arrependimento genuíno e aceitável aos olhos de Deus e das pessoas, quando nos dispomos a dar "meia-volta", ou seja, quando viramos literalmente as costas para determinado proceder errado, substituindo uma conduta negativa por uma positiva. Sim, é possível que por meio de esforço vigoroso e contínuo deixemos para trás os traços da velha personalidade para nos revistirmos de uma nova personalidade, tornando-nos pessoas melhores.

Olga Nobre
Enviado por Olga Nobre em 27/07/2016
Código do texto: T5710554
Classificação de conteúdo: seguro