AOS NOSSOS ATLETAS OLÍMPICOS!

Diz a sabedoria popular, e eu aqui sempre me permito redundar, que o importante é competir.

A verdadeira sabedoria deste dito, é justamente valorizar o fato de que, estar entre os competidores, já nos é uma vitória da própria seleção natural da vida, que já nos escolheu como dentre os potencialmente melhores.

E entre ser melhor ou ser o melhor dentre "os melhores", há um espaço deveras virtual, algo que considero extremamente relativo.

Pois o esporte, por ser arte, é qual a arte.

Difícil premiar o melhor já que o competidor sempre dá o melhor de si, naquela sua hora e naquele seu espaço.

O fato é que para o atelta, levar a medalha é o mais importante, e esta minha ponderação poderá não passar duma chata racionalização.

Porém, hoje confesso que me emocionei, pricipalmente com as declarações pós a fatalidade que ocorreu com Diego Hypolito.

Também sofri...sofri junto.

Ele, sem dúvida, era um dos favoritos entre a perfeição!

Brilhou...e derrapou.Mas quem não está sujeito às derrapadas?

É por isso que o esporte parafraseia a vida!

Exemplo de tudo de bom , nos fornece a receita exata para nos tornarmos potenciais vencedores, não apenas ali, nos campo dos desportos...mas na vida, aonde aliás, as variáveis são inúmeras a influirem nos nem sempre melhores resultados. Ainda que se seja perfeito!

De fato, o esporte nos ensina a disciplina, a ordem, a paciência, a perseverança, o compromisso, a humildade, a de força de vontade, a superação de si mesmo, o respeito com o outro, ainda que na derrota.

E o mais importante: nos ensina a enlaçarmos as mãos...vencedores e vencidos! É o que mais me contagia!

Diego Hypolito e todos os demais que levaram até Pequim a garra do nosso País, merecem o nosso respeito.

Quando hoje ouvi dele um pedido de desculpas à nação, logo me veio a vontade de me manisfestar.

Nós é que agradecemos a todos que estão lá.

Muitos dos quais com parcos patrocínios, que apenas continuam a acreditar que a paixão pelo que se faz supera todas as barreiras, ainda que não devidamente "acreditados".

Talvez seja o País que tenha que pedir desculpas por muitas vezes não acreditar no nosso potencial.

Oxalá a nossa "classe política" tivesse a mesma garra, o mesmo curriculum do espírito olímpico desses nossos atletas.

E oxalá alguns de nossos políticos também tivessem a mesma humildade para se desculparem com a nação, frente a tantas derrapadas...danosas!

Quem sabe a moda pega! E a consciência também!

Não,Diego Hypolito, não há do que se desculpar.

Há que se aproveitar o exemplo de nacionalismo e COMPROMISSO que você e os demais atletas deram ao mundo...com ou sem medalhas.

Porque um bom exemplo é o que vale: vale mais que mil falácias!