Reflexão para uma vida feliz

A cultura popular consagrou um lugar de destaque à infelicidade. As pessoas se denominam infelizes por qualquer razão.

O mundo moderno oferece conforto e comodidade ao alcance de todos. Tudo é muito fácil e alimenta o desejo do ter e do possuir. O desejo humano é insaciável. O ser não tem importância e está em segundo plano. A modernidade cria frustrações e vazios nas pessoas que se tornam escravas do consumo pelo consumo. Daí surge o sentimento de insatisfação e tristeza. A cultura do ter torna superficial o que é essencial.

A infelicidade existe ou é uma ilusão humana? Tentarei responder a partir de minhas experiências que não são verdades absolutas e não têm caráter científico.

As pessoas que se denominam infelizes, geralmente, são aquelas que perderam a capacidade de se surpreenderem com as pequenas coisas da vida. Que não conseguem contemplar a beleza de uma flor, não valorizam o ar que respiram, a água que bebem e o alimento que consomem. Elas não percebem o pulsar do coração como um milagre da vida ou a vida como um milagre inexplicável. Então, a infelicidade é a morte em vida!

Eu ouvi muitas vezes a afirmação de que a felicidade não existe, existem apenas bons momentos. Na minha vida, desenvolvi um conceito diferente: a infelicidade não existe!

Lembro-me de minha infância, quando muitas vezes, não tinha nada para comer em casa. Lembro-me de minha mãe nos consolando. Lembro-me de não ter roupas para vestir e de faltar tantas outras coisas materiais mas, nada disso me fez experimentar a infelicidade.

Quando criança, eu tinha a segurança e o sorriso de minha mãe que me deram um novo significado da palavra felicidade. Passei por muitas provações e dificuldades, porém, nunca perdi o prazer de ser feliz.

Mamãe me ensinou como é fácil ser feliz. Para ser feliz, basta valorizar cada minuto que a vida nos oferece. Basta viver com intensidade. Basta ter consciência do milagre da vida! Basta acordar todos os dias e receber o canto dos pássaros, o azul do céu, o brilho das estrelas, a lua, o universo como presentes que fazem a vida valer a pena.

Quando alguém se diz infeliz, na verdade, está matando a vida. Morreu e não se deu conta disso.

A felicidade consiste em amar a vida como um dom maravilhoso e especial. Portanto, reafirmo: a infelicidade não existe!