A Importância Que Tem Um Nome

Pensei que seria interessante e talvez esclarecedor,falar um pouco sobre a importância que algumas famílias dão ao nome pois todos nós,ou quase todos,já ouvimos comentários eivados duma certa vaidade,sobre o facto de se ser descendente de antepassados ilustres.

Ainda hoje há famílias que cultuam a memória desses seres e muitas vezes até se valem deles para exercerem uma certa supremacia sobre os demais mas,não fosse o nome,nada mais teriam.

Vamos tentar aprofundar um pouco.

Aqui na Terra há diferentes graus de progresso,seja entre Povos,Nações ou Famílias.

Os corpos recebem a categoria do espírito que lhes é afim e procriam segundo as suas características.

Falando de Famílias,os espíritos são atraídos para as que lhes são mais simpáticas e procuram encarnar-se nelas,agrupando-se pela analogia de origens e gostos,perpetuando assim o carácter físico e moral.

Embora os pais não transmitam aos filhos a semelhança moral,isso acontece porque há uma atracção por afinidade,mas também acontece frequentemente um espírito estranho encarnar numa família que não tem nada a ver com ele e vice-versa. Vem para evoluir ou ajudar a evoluir.

É importante que o espírito permaneça no mesmo mundo,no mesmo ambiente e na mesma família porque se assim não fosse, em cada etapa da sua vida,não teria a oportunidade de reparar os seus erros na presença daqueles que ofendeu,pois só assim há progresso moral.

Se os espíritos se dispersassem depois de terem coabitado,tornar-se-iam estranhos entre si e romper-se-iam os laços de família e de amizade,por não terem tido tempo de se consolidar.O inconveniente seria moral e material,pois as leis orgânicas da existência e dos elementos variam de mundo para mundo.

Só depois de ter adquirido o conhecimento e o grau de perfeição que esse mundo comporte,é que o espírito avança para outro.

Para os que seguem uma evolução normal aqui na Terra,o parentesco remonta a existências anteriores,mas a reencarnação diminui a importância que alguns atribuem à filiação.

O que a maioria honra nos antepassados são os títulos,a classe e a fortuna,mas os nossos antepassados não sentem honra alguma em serem cultuados por vaidade.O mérito deles não recai sobre nós a não ser na medida em que nos esforçarmos por seguir os seus exemplos.Só assim a nossa lembrança lhes é útil e agradável.

A auto-confiança é das virtudes mais importantes e que deve ser cultivada na actual fase do nosso desenvolvimento.

A emancipação atinge-se quando se alcança a Fraternidade Universal,que é a que não se identifica com nenhum País,Raça ou Família, pois o homem que ama tem ideais mais elevados do que esses.

Bibliografia:

Allan Kardec - O Livro dos Espíritos

Max Heindel - O Conceito Rosacruz do Cosmos