DEMOCRACIA E CIDADANIA

Prof. Me. Carlos Eduardo Xavier - Sorocaba/SP                     

 

 

 

 

Cidadania vem da palavra grega pólis (cidade) e indica a forma de habitar e ocupar com responsabilidade as cidades, os centros de convivência social.

 

Tornar-se um cidadão significa assumir plenamente seus compromissos, deveres e direitos dentro de sua conjuntura sociopolítica.

 

Assumir a própria responsabilidade na construção do bem comum e exercer a cidadania.

 

Porém, o exercício pleno da cidadania só se realiza dentro da democracia  onde todo poder legítimo e verdadeiro emana do povo e é exercido direta ou indiretamente por ele, especialmente na escolha livre e consciente de seus representantes e quando os direitos humanos são plenamente reconhecidos, respeitados e praticados.                     

 

 

Prof. Me. Carlos Eduardo Xavier

Sorocaba/ SP

 

(FONTE: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, da Editora Paulinas.)

 

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes e Folhinha do Sagrado Coração de Jesus (da Editora Paulinas.)

 

Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 19/05/2024

Código do texto: T8066484

Classificação de conteúdo: seguro

 

 

Licença Creative Commons

 

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ("Você deve citar a(s) autoria(s) (d)e Cláudio Carvalho Fernandes e o "site" Recanto das Letras."). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.