A humilhação em meio à uma fé inquestionável.

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.

E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.

E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. (Mt.15:21-28)

Os fenícios foram um povo que formou uma civilização na região da Palestina, precisamente nas regiões onde hoje fica o Líbano e parte da Síria e de Israel. O termo “fenício” tem origem no termo “phoinikes”, que era utilizado pelos gregos para referir-se a esse povo em razão do corante de cor púrpura produzido pelos fenícios. Os fenícios também são conhecidos como “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon.

Este povo estava situado na região de Canaã, e por se tratar de Canaã que é uma região habitada por vários povos de diferentes culturas; significa que eram povos politeístas, adoradores de vários deuses. E esta mulher fazia parte desta cultura, a mesma, diz o texto que ela clamou: filho de Davi tem misericórdia de mim; suas palavras são de uma pessoa totalmente temente a Deus, mas na verdade ela vinha de um povo pagão, mas naquele momento esta mulher creu em tudo a respeito de Jesus Cristo, mesmo que por um momento de sua vida chegou à adorar outros deuses; o que sabemos de como ela conheceu Jesus; segundo os escritos de Marcos no capítulo sete foi que, ela ouviu falar de Jesus, e por esta razão ela creu em tudo o que dele foi falado. Tanto que, pelas suas palavras, vemos a veracidade de sua fé. Esta mulher se pôs a gritar por trás da multidão, ao alcance de Jesus; pois a mesma via nEle a solução para todos os seus problemas; interessante é que ela buscava uma libertação para sua filha que estava endemoniada, mas ao clamar por Jesus ela entende a necessidade de sua alma, então primeiramente ela diz: tem misericórdia de mim, mesmo vendo o estado que sua filha se encontrava, mas ela clama pedindo socorro por ela, pois ela sabe que sua alma está necessitada de Cristo; depois que pede para Jesus ter compaixão dela, ai que ela vai dizer como estava sua filha; ela poderia dizer: tem misericórdia da minha filha, mas não foi o que aconteceu, porque a sinceridade de sua alma não deixou negar o fato, do quanto ela precisava de Jesus. Tudo isso contribuiu para que Jesus viesse se agradar da fé e persistência daquela mulher, só que não foi tão fácil, porque houve alguns obstáculos para que ela pudesse receber o seu milagre; vemos em seguida quais foram eles.

O primeiro obstáculo está registrado no versículo vinte e três, o que encontramos lá é o silêncio de Jesus; pois a palavra diz que ele não respondeu palavra alguma. Às vezes esquecemos de nos preparar para o silêncio de Deus, tem vez que oramos, clamamos, pedimos por socorro e ele não responde; e a gente se pergunta, porque Deus não responde,e sempre queremos ter uma resposta de imediato, mas o que acontece é que Deus mesmo em silêncio está provendo para nós o melhor. Ela não desiste e se depara com o segundo obstáculo, quando Jesus resolve falar, ela recebe um não; Jesus diz para aquela mulher, não fui enviado senão para as ovelhas perdidas da casa de Israel; neste não, Jesus deixa bem claro que ela não tinha direito a nenhuma bênção; isso aqui ainda é pior que o silêncio de Deus, quando ele está em silêncio temos pelo menos a esperança que a qualquer momento teremos uma resposta; só que, agora quando de repente se houve uma resposta e essa resposta é não, acaba-se todas as expectativas; só que não foi assim com esta mulher, porque ela não desiste, ela continua insistindo em pedir socorro; o que acontece muito é que, a maioria das pessoas não estão preparadas para receberem um não de Jesus; na Bíblia sagrada vamos encontrar pessoas tementes à Deus que receberam um não de Deus. E a primeira pessoa que quero falar é sobre Moisés, um homem de Deus que foi usado pelo Senhor, e que presenciou grandes feitos por Deus; sinais e prodígios, em uma grande proporção como: a abertura do mar vermelho, a água da Rocha, as águas amarga ficando doce, e outros mais, incluindo o levantar de uma serpente de bronze e as pessoas sendo curadas; Moisés passou quarenta anos com Deus no deserto, e quando chega no fim de toda a trajetória, Deus diz um não para ele; o Senhor diz que ele não entraria na terra prometida. "Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel." (Dt 32:52) Também na Bíblia vemos outro caso que é de um homem conhecido como, o homem segundo o coração de Deus. Este homem pecou contra o Senhor, mas esse se arrependeu de seus atos, recebendo de Deus o perdão; Davi ficou sete dias sem comer orando, jejuando na presença de Deus pela cura de seu filho, mas o que ele recebe é um não. Deus não lhe ouviu, ou seja, não correspondeu às suas expectativas; mas o mesmo se levantou, foi ao templo e adorou o Senhor, porque Davi não servia a Deus pelo que ele podia lhe dar, e sim por aquilo que ele era. No no novo testamento encontramos Paulo, um homem muito usado por Deus, que recebeu grandes revelações do Senhor, o mesmo foi arrebatado ao céu, o que podemos ver é um homem de uma extrema comunhão com Deus; mas o mesmo orou a Deus por três vezes para que Deus viesse lhe tirar um espinho na carne, mas a resposta foi não; porque Deus disse: a minha graça te basta, então tem vezes que Deus vai dizer não, isso não depende da nossa crença; temos que está preparados para ouvir um não de Deus, porque ele sabe o que é melhor para nós. O terceiro obstáculo. Os discípulos dizem para Jesus, mestre despede-a, eles estavam dizendo, manda ela ir embora; depois do não, ela tem uma barreira, um grupo de pessoas que eram contra seus desejos, que não apoia seus objetivos. Vez em quando encontramos esta barreira, são pessoas que vão tentar parar a nossa caminhada, que não acreditam nos nossos projetos, e que não dão crédito a nossa persistência; são grupos formados com o intuito de atrapalhar o nosso avanço, encontramos muitas pessoas na Bíblia que tiveram está barreira, como o cego de jericó, a mulher do fluxo de sangue e outros.

Quarto e último obstáculo, esta mulher já tinha vivido o silêncio de Jesus, o não de Deus, a rejeição dos discípulos, e agora Jesus lhe diz uma palavra publicamente, que não lhe dar mais razão para continuar; “ não é bom tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.” Esta palavra é para qualquer pessoa que a ouve parar, é como um repúdio, é uma rejeição; é a mesma coisa que um pai estivesse desprezando um filho; é como se dissesse, você não tem parte nesta casa, nem direito a nenhum tipo de herança. Esta palavra deveria soar nos seus ouvidos como uma espécie de neutralização da fé, tirando todas as esperanças, colocando dúvidas e incertezas acerca de seus objetivos; é quando a pessoa se vê incapaz de avançar, de dar continuidade ao seu foco. A idéia aqui de Jesus nunca foi matar seus sonhos, nem deixar sem esperança; Jesus queria extrair algo que estava dentro dela e que precisava colocar para fora, e ela fez isso; ela foi além das palavras de Jesus, quando ouviu essas palavras não se abalou nem se deixou levar pelas palavras aplicadas à ela; ela aceitou ser chamada daquela forma, e quando aceita isso para sua vida, ela tá tirando toda impossibilidade de não receber sua benção; com essa atitude ela neutraliza toda argumentação que era contra ela em prol de receber sua vitória. No momento em que uma pessoa é humilhada, e no momento da humilhação, aquela pessoa dá brecha para a outra buscar mais argumentos que venha derrubar o dela; mas quando a pessoa não revida e se humilha mais ainda, deixa a outra pessoa totalmente sem razão para buscar mais argumentos; Jesus olha para aquela mulher e diz: ò mulher, grande é a tua fé. Não havia nada o que Jesus questionar acerca daquela fé, ela foi ao extremo da humilhação, e por isso que Cristo diz: "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Mt 23:12) Ela foi humilhada, mas a mesma se humilhou mais ainda, o segredo da vitória daquela mulher foi não abandonar a fé no momento de humilhação; muitos têm abandonados a fé quando a coisa aperta, é nesse momento que somos provados; quando tudo fica difícil, a pessoa não ver possibilidade de avançar, tudo está sendo contrário aos nossos pensamentos, a coisa não flui , o barco não anda, é como se estivéssemos nadando contra a correnteza, a solução naquele momento é desistir, é parar com a caminhada porque não vai ter jeito; mas quando a pessoa não pára , e vai prosseguindo, ele vai vendo os obstáculos desaparecendo. Aquela mulher quando vence o primeiro obstáculo, ela vai ganhando força para avançar; é a partir do primeiro que a fé vai falar dentro do seu coração dizendo: você pode ir mais além, não é hora de parar, mas de prosseguir; é hora de dar um salto maior, a tua vitória está na frente, por isso não desista.

Ela poderia ter parado, porque nada lhe favorecia; mas quem está focado não olha para as dificuldades. Tem muitos parando por aí porque estão sem foco, quem tem foco não tem tempo para olhar para os obstáculos; quem está focado não se embaraça com nada, Paulo disse: "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2 Tm 2:4) Aquela mulher tinha o objetivo de alcançar, de trazer consigo algo; havia uma determinação dentro de si que não aceitava a palavra desistência; Jesus usou vários argumentos que não lhe daria nenhuma possibilidade de continuar ou tomar posse, mas ela não recuou em nenhum deles; a Bíblia diz: "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hb 10:38) Ela venceu todos os obstáculos, mas foi porque não parou em meias às dificuldades; o segredo é perseverar mesmo quando tudo parece perdido. A nossa força vem de Deus, se depender de nós mesmo não tem como alcançarmos os nossos objetivos. Que Deus abençoe no nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 09/05/2024
Reeditado em 09/05/2024
Código do texto: T8059654
Classificação de conteúdo: seguro