PROJETO – O PROFISSIONAL VAI A ESCOLA

Na jornada da vida, há um momento que ressoa com uma intensidade única - a encruzilhada onde as estradas que caminhamos se dividem, e o horizonte se ilumina com a promessa e o peso da escolha de uma carreira- É como se o relógio da vida começasse a bater mais forte, anunciando a chegada da hora crucial que moldará nosso destino.

Efetivamente, precisamos abrir os olhos e contar com qualquer ajuda e apoio.

A influência da família, dos amigos, da sociedade e da cultura se entrelaça, moldando nossas percepções e influenciando nossas escolhas. Mas, em meio a esse tumulto de vozes, é vital encontrar nossa própria voz - aquela que ecoa com autenticidade e paixão.

Diante dessa realidade, no final do ano de 2023 surgiu-me a ideia de ofertar para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e fundamental nas escolas públicas de Capão da Canoa e seus Distritos, a possibilidade de tomarem contato com a experiência de profissionais das mais diversas áreas, através de palestras em sala de aula.

É um projeto que visa despertar o interesse destes jovens com vistas às suas escolhas, em futuro breve, de uma carreira profissional que lhes dê garantia de satisfação e realização pessoal e que também lhes dê condições concretas de serem cidadãos de primeira categoria que farão parte da comunidade em que residem e que contribuirão para o aprimoramento da mesma via trabalho produtivo e conduta exemplar.

Consciente de que- diante da responsabilidade e da magnitude da iniciativa- não poderia realiza-la, de maneira solitária, contatei com alguns profissionais, membros da comunidade.

Os contatados foram,um Professor e Orientador Educacional, um Analista de Sistemas, um Advogado e professor do Ensino Médio, um professor de história do Ensino Médio e ainda um jornalista aposentado que, junto comigo encamparam a ideia e se prontificaram a envidar todos os seus esforços para que os objetivos do projeto fossem levados, com seriedade, a bom termo.

Às singelas ideias iniciais, por mim elaboradas, se somaram as ideias do grupo e consolidamos os fundamentos que deverão nortear o projeto e que são, basicamente, as seguintes:

a) O Projeto é, totalmente, voluntário e não dependerá e nem dispenderá de recursos materiais, para remunerar, dirigentes, palestrantes, ou para qualquer outra finalidade.

b) Será elaborado um BANCO DE DEMANDAS constituídos por Escolas sediadas na área objeto.

c) Será criado um BANCO DE PALESTRANTES formado por profissionais, das mais diversas áreas, com atuação no município ou, eventualmente, fora do mesmo.

d) O projeto é totalmente apolítico e seus participantes não são candidatos e nem se candidatarão a qualquer eletivo.

e) O projeto não dependerá de verbas públicas.

f) Os palestrantes já aprovados são todos profissionais de conhecida capacidade, nas suas áreas de atividades e cidadãos respeitáveis e de primeira categoria.

Na data de hoje, 23 de março fizemos nossa quarta reunião na qual elaboramos o BANCO DE PALESTRANTES.

A Escolha dos participantes ocorreu de acordo com os critérios acima mencionados e seus nomes foram aprovados por unanimidade.

No próximo encontro que será no dia 27.04.2024, identificaremos as escolas objeto das palestras, e montando o BANCO DE DEMANDAS.

Na sequência daremos ampla divulgação perante as escolas como forma de cientificá-las do Projeto e pedir que nos comuniquem o seu interesse no mesmo e as necessidades de palestras, de forma a que possamos contatar e agendar com o Palestrante visando atender às demandas existentes.

Demos publicidade, agora, a este projeto na expectativa de que possamos motivar o interesse pelo mesmo e contar com a possibilidade de que profissionais como os, acima, mencionados possam se dispor a contribuir com suas experiências e suas vivencias, e se colocar a nossa disposição.

E, em estando dispostos a caminhar conosco, contribuírem para a melhoria das capacidades de decisões de nossos jovens que, com certeza, estarão presentes no futuro desta comunidade e suas atuações serão vitais para torna-la mais humana, mais fraterna , onde cada um ,no seu espaço contribua para construção de um mundo melhor.

Estas são as ideias as quais, estamos convictos que se tornarão realidade e que darão certo!

Atenciosamente

Erner Antonio Freitas Machado

ernermachado@gmail.com

Watsapp 51 99268-0201

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 23/03/2024
Código do texto: T8026263
Classificação de conteúdo: seguro