A armadura de Davi.

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão." (1 Sm 17:45-47)

A história de Davi e o gigante Golias é muito conhecida. Fala da coragem, disponibilidade, fé e perseverança de um jovem destemido. O temor que nele havia não era de enfrentar os gigantes da vida, o temor que havia em Davi, era o temor a Deus; o principal motivo de ter vencido aquela batalha.

Segundo nos diz a Bíblia, o povo de Israel estava vivendo tempos difíceis; o exército que era a defesa de Israel, estava sendo subjugado por um homem, que confrontava todos os dias e ainda ditava as regras. Sem ninguém para enfrentar o gigante, os filisteus prevaleciam. Mas a Bíblia fala de Davi, este jovem que por certa ocasião, atendendo uma ordem de seu pai se fez conhecedor do que estava acontecendo no campo de batalha. Israel estava sendo humilhado por um homem chamado Golias, não havia em Israel alguém que o enfrentasse; o próprio rei se recusava, por se tratar de um homem de grande estatura. Por quarenta dias Israel sofria as afrontas do gigante, que por sua vez deixava o exército de Israel intimidados; até que Davi, ao chegar onde estava seus irmãos, escuta as últimas notícias sobre o que sucedia ; e as notícias chama sua atenção porque, Davi descobre que Israel estava sofrendo afronta, que estava intimidado por causa de um homem; e por esta razão diz: "Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?" (1 Sm 17:26) Tudo que foi falado por Davi chega ao conhecimento do rei, que por sua vez vai questionar ele por ser muito jovem, mas o mesmo coloca sua armadura sobre ele; entende-se que tudo que ele queria era encontrar alguém que pudesse enfrentar o gigante, ainda que essa pessoa não fosse quem ele esperava; é como se ele estivesse tirando um peso de suas costas.

Davi não conseguiu andar com aquela armadura, a mesma não caiu bem, pois o tamanho não era proporcional ao jovem Davi; Saul era um homem muito alto, segundo a Bíblia diz que os homens de Israel chegavam a altura de seu ombro, e imagina Davi que ainda era um jovem. Davi se sentiu desconfortável com aquela armadura, pois a mesma não tinha sido feita para ele; por isso o jovem se desprende de algo que não estava adequado com o seu corpo. Davi não se adaptou com aquela armadura, a mesma lhe atrapalhava; e impedia de se locomover, não permitindo que ele andasse com facilidade; desta forma não tinha como enfrentar aquele gigante, não dá para ir à uma batalha com uma armadura desproporcional. Davi precisou tirar tudo que lhe atrapalhava, para poder travar a batalha com Golias; depois que ele tira toda aquela armadura, ele pega sua funda e cinco pedras para si, e parte para cima do gigante em nome do Senhor; enquanto Golias estava armado com toda armadura apropriada para um soldado, Davi estava revestido da graça, da presença do altíssimo, cheio do Espírito Santo de Deus; ele nunca tinha participado de uma batalha, estava dando seus primeiros passos; Golias tenta lhe intimidar com suas palavras, mas Davi diz para ele: "Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1 Sm 17:45).

Davi atirou e a pedra cravou na testa do gigante, depois de caído ele toma a sua espada e corta sua cabeça; assim ele vence aquela batalha, mas não usou uma armadura física; pois a armadura física impedia seu avanço, Davi não se adaptou com esse tipo de armadura. Muitos cristãos estão perdendo a batalha porque tem se adaptado com as armaduras físicas, quando há uma comunhão com Deus é impossível se adaptar com aquilo que o mundo oferece,. Com armadura de tamanho desproporcional não se ganha a batalha; somente Deus dá as armas certas para se vencer o maligno, as armas de Deus não são carnais; "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" (2 Co 10:4)

Davi poderia muito bem ter ido para a batalha com a armadura de Saul, pois ele já tinha vestido; pois ele teve discernimento para saber que ela lhe atrapalharia, tem muitas pessoas com armaduras deste mundo, mas não consegue se desaprender. Para vencer as batalhas no mundo espiritual, é necessário se desprender das armaduras físicas e se revestir de toda a armadura de Deus;"Revesti-vos de toda a quarmadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." (Ef 6:11)

O segredo não é ir para batalha com uma boa armadura, mas sim usar as armas certas; todo o exército de Israel estava armado, mas as armas não eram adequadas para aquela batalha; todo o exército de Israel estava sob o comando de Abner, mas Davi estava sob o comando do general de guerra, o Senhor dos exércitos.

Os homens de Israel estavam pasmo diante do gigante, Davi inexperiente dando os primeiros passos, mas as armas de Davi não estava sob seu comando; o mesmo falou: eu vou a ti em nome do Senhor dos exércitos. Aqueles que estão iniciando a fé cristã, se não estiver usando as armas espirituais, não haverá sucesso na s batalhas. Mas se as armas forem a armadura de Deus, pode vir gigante, pode vir tribulação, adversidades; com a armadura de Deus, a batalha está garantida, quem dá as armas garante a vitória.

Davi não quis a armadura de Saul, muitos aceitam as armaduras físicas e se desprendem das espirituais; Davi fez o contrário, pois sabia que sua força não era dele, mas de Deus. É hora de se revestir das armaduras espirituais, porque na caminhada tem muitos gigantes pela frente; se você, que está iniciando os primeiros passos, não estiver preparado, você não vai aguentar, mas se as armaduras forem de Deus o gigante vai cair; ele não vai suportar o peso das munições espirituais. Davi foi bem sucedido na sua primeira batalha, mas porque colocou nas mãos de Deus; ele não se prendeu a uma armadura física, ele tinha plena convicção que Deus não lhe desampara naquele momento; "Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo." (1 Sm 17:37) Com armadura espiritual, a fé e a vontade de vencer é maior que não nos deixa recuar; muitos são os que começam a caminhada e depois recuam , porque não se revestiram da armadura de Deus; quem usa as armas fornecidas por Deus não foge da batalha. Amém, louvado seja o nome do Senhor.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 06/12/2023
Reeditado em 09/12/2023
Código do texto: T7948384
Classificação de conteúdo: seguro