A lamparina

" Ninguém, depois de acender uma lamparina, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a num lugar em que ilumina bem, a fim de que os que entram vejam a luz. Não há nada oculto que não venha a ser manifesto, nem escondido que não venha a ser conhecido e revelado." (Lucas 8: 16-17) e (Marcos 4:21-22)

Nesta parábola somos ensinados por Jesus que Sua palavra é luz, palavra que nos alimenta e ilumina nosso caminho traçando uma via segura para nós. Devemos considerar para uma melhor compreensão, o contexto do local e da época. Quando Ele menciona a lâmpada, candeia, vela, lamparina, Ele está dizendo algo extremamente óbvio. Ninguém ousaria colocar uma vela acesa num lugar que não sirva para nada, seja uma panela ou debaixo de uma cama, mas sim em lugar alto para que a luz tenha maior alcance, e ilumine a todos.

"— Vocês são a luz do mundo.Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus." (Mateus 5:14-16)

A Palavra é luz para o mundo. A luz cria responsabilidade. E nós temos obrigação de divulgar a boa nova. De elevar a "candeia" o mais alto para que a luz atinja o maior número de pessoas. O Senhor Jesus menciona que aqueles que guardam a palavra e a fazem frutificar, mais lhes será dado, e do contrário o pouco que foi guardado lhe será tirado.

"— Ninguém, depois de acender uma lamparina,a coloca em lugar escondido, nem debaixo de um cesto, mas num lugar em que ilumina bem, a fim de que os que entram vejam a luz. Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; mas, se forem maus, o seu corpo ficará em trevas. Portanto, tenha cuidado para que a luz que está em você não sejam trevas. Pois, se todo o seu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a lamparina quando ilumina você em plena luz." (Lucas 11:33-36)

Aquele que recebe a verdade não deve agir em desacordo com essa verdade. A palavra de Deus é uma lamparina para ser acesa na escuridão da noite fria. É como se dissesse: as coisas que vocês acabaram de ouvir, vocês não devem guardá-las para si mesmos, mas devem irradiá-las aos outros. Um cristão não deve ter medo de dar testemunho e de irradiar a Boa Nova. Humildade é importante, mas é falsa a humildade que esconde os dons de Deus dados para edificar a comunidade (1 Corintios 12,4-26; Romanos 12,3-8).

Seremos responsáveis ​​pelo nível de luz que recebemos. Nossas atitudes no dia a dia devem ser orientadas pelo Evangelho e no que Jesus nos ensina. Quantas vezes perdemos a oportunidade de divulgar o Evangelho aos que estão à nossa volta? (cf. Mateus 5:15).

O fato é que estávamos no escuro até que a luz do Evangelho nos alcançou. Nós não temos luz própria, apenas refletimos o brilho daquele que é a Luz, o Verbo de Deus, conforme nos diz :" De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo.Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida."(João 8:12) Esse brilho que refletimos é a Palavra de Deus, como nos diz o salmista " Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos."(Salmos 119:105) Devemos ser instrumentos que irradiam a luz do Evangelho para que mais perdidos sejam encontrados.

Mas devemos ter cuidado com o que ouvimos, para que não sejamos ensinados ou governados de forma errada e vil. Devemos ter cuidado com aquilo que nos impeça de tirar o proveito que está disponível pela Palavra que Jesus nos disse em Seu Evangelho, e não sermos nem apressados e nem negligentes. Mas que nosso espírito, ao aprendermos da Palavra, não desperdice e não perca o que foi alcançado. A verdade não se sustenta na injustiça. As preocupações com o dia a dia, suas riquezas e prazeres podem sufocar o crescimento espiritual. Abafar a luz que irradiamos.

O que tem brilhado no nosso mais profundo e secreto de nós? Às vezes temos a impressão de que o ser humano é pecador por sua fraqueza ou por sua ignorância.

Paulo disse abertamente em Romanos 1:21 que os seres humanos, quando se encontraram com Deus, não o honraram como Deus nem lhe agradeceram:"Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu."

O ser humano é deliberadamente pecador. Chegamos a este mundo perdidos, e se não aceitamos a Luz, que é Cristo, continuamos perdidos. Seremos responsabilizados de acordo com o grau de luz que recebemos.

Cristo Jesus nos diz: ‘...a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más... Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus’.( Jo 3,19-21.)