Os dois alicerces

”— Por que vocês me chamam "Senhor, Senhor!", e não fazem o que eu mando? Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que construiu uma casa sobre a terra, sem alicerces, e, quando as águas bateram contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” Lucas 6:46-49 e Mateus 7.24-27

Nesta parábola somos instruídos de que uma casa será segura se seus fundamentos estiverem firmes, bem alicerçados, para que quando o mau tempo chegar com seus ventos fortes, suas tempestades, essas ações não venham a comprometer toda a construção. Muitas vezes deixamos nossos sonhos vaguearem por nuvens de contentamento e apenas pensamos em construir uma bela casa, para nossa bela família, para o nosso belo casamento, assim é o sonho do ser humano: ser feliz. Mas geralmente não paramos para refletir que uma construção deve ter bases suficientemente fortes para que ela se sustente de pé diante das grandes tempestades.

Nossa própria vida é uma construção diária, onde pouco a pouco acrescentamos pedras nessa edificação. Nossa vida vai sendo edificada em cada palavra proferida, em cada pensamento tido, em cada desejo, em cada atitude que tomamos, a a cada vez que alcançamos uma realização por menor e simples que seja. Estaremos sendo prudentes em nosso viver, ou somos insensatos? A parábola nos mostra que todos podemos construir, sejamos prudentes ou insensatos. Ao que parece ambos se utilizam dos mesmos materiais para a construção, a diferença está no alicerce de cada uma.

Aqui Jesus começa confrontando seus ouvintes que o chamavam de Senhor, como nós mesmo muitas vezes invocamos Seu nome em busca de bênçãos e auxílio, mas andando por caminhos fora escusos, por caminhos tortuosos. Realmente, é muito fácil e simples traçarmos nosso próprio caminho e nele trilharmos, encontrar os atalhos que o mundo nos oferece, e achamos até justo. E quando algo dá errado... Jesus nos confronta e nos diz que não adianta invocarmos Seu santo nome, suplicamos, clamarmos em lágrimas, se o que Ele nos diz para fazermos apenas ignoramos. Demonstrações externas não são tão importantes quanto a obediência.

Quando é que iremos entender que apenas fazermos confissão de fé não basta, se nossa fé não nos levar à obediência? Não basta chamar Jesus Senhor, Senhor, se como crentes não fazemos o que Ele nos diz. Quem ouve Jesus e age de acordo, certamente, está seguro, pois é como o homem que construiu sua casa na rocha. De que adianta termos ouvidos afiados e atenção plena de bom ouvinte, seremos conhecedores da Palavra, mas não aplicamos a verdade que nos diz o Senhor em nossa própria vida. Isso é apenas uma mão de tinta religiosa. É como aquele que construiu sua casa sem fundamento sobre areia é levada com a água.

Todos estamos sujeitos em algum momento enfrentar momentos difíceis, Jesus nos alertou : "No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo." (João 16:33) Quando entendemos e aceitamos que quem nos sustenta é Jesus, não nossas forças, ou posses, ou status ou poder, nossa casa nunca ruirá pois está bem alicerçada na Rocha que é Cristo.

Tiago 1:22 "Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos.”