O peso da responsabilidade daquele que carrega a presença de Deus.

"DAVI também fez casa para si na cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus, e armou-lhe uma tenda. Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente. E Davi convocou a todo o Israel em Jerusalém, para fazer subir a arca do SENHOR ao seu lugar, que lhe tinha preparado." (1 Cr 15:1-3)

Davi é o homem segundo coração de Deus, e às vezes nos perguntamos o porquê, mas a Bíblia revela suas atitudes com relação ao Senhor; Davi sempre se preocupou em agradar à Deus, tanto que o mesmo buscou fazer para Deus um lugar para sua habilitação, mas o Senhor não permitiu. As ações de Davi revelam que este era temente à Deus, e buscava sempre fazer o seu melhor; "Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Sl 116:12) Esta preocupação estava na vida de Davi, sempre buscando algo que pudesse agradar a Deus. Quando Deus feriu Israel com grandes pestes."Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo." (2 Sm 24:15) O profeta Natan se direcionou a ele para dizer que era necessário fazer um sacrifício à Deus, "E disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao SENHOR; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo." (1 Cr 21:22) O mesmo foi concordante devido ao que Israel estava passando. "Então disse Ornã a Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor dele o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de alimentos; tudo dou." (1 Cr 21:23) Davi homem segundo o coração de Deus, sempre buscando fazer o seu melhor para Deus; "E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o SENHOR, para que não ofereça holocausto sem custo." (1 Cr 21:24)

A primeira vez que Davi tentou levar a arca para a cidade de Davi, não deu muito certo, a intenção era muito boa, porém de forma errada. Tentaram levar a arca do Senhor de qualquer maneira, a arca do Senhor representa a presença de Deus, aqueles que a tem não se pode carregar de qualquer jeito, existem leis, existem regras, quem tem a presença de Deus tem reverência, tem cuidado com está carregando. Tentaram levar a arca do Senhor em carros de bois, a arca não podia ser transportada em carros de bois; a Bíblia diz que os bois tropeçaram, e Uzá tentou segurar. "E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.

Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus." (2 Sm 6:6-7) Por esta causa Davi ficou com medo de tomar a arca da aliança, e mandou para casa de Obede Edom, o qual foi muito abençoado; tempos depois Davi se preparou para buscar a arca do Senhor, pois sabia que Deus tinha prosperado a casa de Obede Edom; só que agora Davi vai fazer da maneira correta. "Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente." (1 Cr 15:2) Somente os levitas poderiam carregar a arca, e era nos ombros, não era de qualquer maneira, havia leis e regras estabelecidas pelo próprio Deus; os levitas eram responsáveis por este encargo. Davi se preparou desta vez conforme a palavra de Deus ordena. "E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados." (2 Sml 6:13) Davi tomou precauções, quanto aos cuidados que deveria ter, o número seis é o número do homem, então quando eles deram seis passos, eles sacrificaram ao Senhor, e estava dizendo para Deus que até ali eles estavam no limite do homem e precisava do agir de Deus para prosseguir; "E sucedeu que, ajudando Deus os levitas que levavam a arca da aliança do SENHOR, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros." (1 Cr 15:26) O sacrifício era para mostrar que eles estavam na dependência do Senhor. Deus não permite que sua presença seja carregada de qualquer maneira, existem regras, e aquele que a tem, precisa ter este cuidado; muitos querem carregar a presença de Deus de qualquer maneira, a arca sobre os ombros dos levitas, eram para sentirem o peso da responsabilidade que haviam sobre eles; a presença de Deus não é um objeto, é algo de valia, para mim carregar esta presença até a forma de vestir precisa ser mudada, os levitas tinham seus uniformes para o ato de transportar a arca, eles precisavam está em santidade com Deus, precisavam está consagrados a Deus; se abster de algumas coisas. Davi sentiu que havia o peso da responsabilidade para trazer a arca até eles, para ter a presença de Deus havia um preço, muitos buscam essa presença, mas esquece que tem um preço; de que forma você quer conduzir a arca hoje, quando confesso Cristo como salvador, Ele está dizendo: "E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lc 9:23) Isso aqui é um preço, quer ter a presença? Quer ser discípulo de Jesus? Tem um preço. A arca precisa ser carregada com reverência, com santidade, a não ser que alguém prefira viver seco sem a presença do Espírito Santo em sua vida.

Então meu querido leitor, quando você ver alguém se vestir diferente das outras pessoas, andar diferente, não participar de todas as coisas, falar diferente, mesmo quando os outros vão lhe criticar, pela sua forma de ser, antes de julgar ele, procure ver o que ele está carregando; com certeza ele abriu mão de todas essas coisas pela presença de Deus, para Davi a presença de Deus era tudo, quando pecou não se preocupou se lhe fosse tirado o trono, o poder que possuía, mas sua preocupação foi em algo que para ele tinha um valor imenso; "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo." (Sl 51:11) Ele sempre valorizou a presença de Deus, é por isso que é chamado o homem segundo o coração de Deus; nunca se deixou ser levado pelas coisas desta vida. Amém, que Deus abençoe sua caminhada espiritual em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 29/10/2023
Reeditado em 30/10/2023
Código do texto: T7919769
Classificação de conteúdo: seguro