Eis que cedo venho, Cristo voltará.

"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." (Ap 22:12)

O intuito desta mensagem é mostrar que Jesus há de voltar, e toda as escrituras apontam para este grandioso evento que em breve há de acontecer. E para isso é necessário analisar algumas passagens bíblicas que aconteceram, antes da sua primeira vinda, como o Messias.

Jesus veio a esta terra com um propósito. Resgatar o homem que havia se perdido, vemos no início da Bíblia sagrada a primeira profecia no livro de gênesis; "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gn 3:15) Ele haveria de vir para cá cumprir os planos de Deus, para libertar o homem, do pecado que manchou toda a raça humana; Isaías já profetiza acerca do Messias que há de vir sobre esta terra. "MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." (Is 9:1-2) O profeta está falando de um Deus que viria para libertar da maldição do pecado, um povo que andava nas trevas, o profeta está falando de um grande acontecimento que acontecerá na terra; o mundo diz que um grande acontecimento foi quando Neil Armstrong botou os pés na lua em 20 de julho de 1969, eu nem acredito bem nisso porque na época não havia recursos suficiente para isso; mas ficou uma frase escrita sobre isto que diz: " Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade."

Isso ficou registrado como um grande acontecimento, mas o maior acontecimento registrado na história da Bíblia sagrada, não foi o homem pisar na lua, foi Deus descer do céu e pisar na terra; para salvar, para tirar da condenação eterna, e para trazer a vida aquele que estava morto; Paulo diz que:"E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados," (Ef 2:1). Isaías vai dizer no capítulo nove versículo seis que o menino nasceu. "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Is 9:6) A esperança de Israel estava dentro da ordem de Deus, e a profecia haveria de se cumprir; a Bíblia diz no evangelho de Lucas que uma virgem desposada com o homem chamado José, da casa de Davi, por nome de Maria; recebe esta a visita de um anjo, o qual lhe diz: "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres." (Lc 1:28) Maria recebe a notícia que iria carregar no seu ventre o salvador do mundo, a jovem fica surpresa e se turba com aquela notícia e pergunta como seria isso; o anjo lhe diz que do Espírito Santo ela haveria de conceber. Nove meses depois, estando os pastores pastoreando as ovelhas; "Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor." (Lc 2:8-9) Aqueles pastores ficaram apavorados. "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lc 2:10-11) O Cristo vindo de Deus, chamou a atenção das autoridades, Herodes ao saber desta notícia manda matar todos os meninos de dois anos para baixo; mas o anjo do Senhor aparece a José, o qual este se retira para o Egito; com doze anos de idade Jesus é encontrado no meio dos doutores ensinando a torah. Ao iniciar seu ministério Ele vai para sinagoga que está em Nazaré, e deram para Ele o livro do profeta Isaías, e Ele abriu no lugar em que está escrito: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos." (Lc 4:18-21)

Quando Ele acabou de ler esta passagem, entregou ao ministro, e assentou-se e todos ficaram pasmo olhando para Ele, e Ele diz se cumpriu hoje aos vossos ouvidos; o povo ficou com os olhos fitos nEle não porque Ele leu, e sim porque Ele assentou-se. Segundo os estudiosos havia em cada sinagoga uma cadeira reservada para o Messias, e o povo conhecia Jesus o filho de José o carpinteiro e filho de Maria; mas não tinham em mente que alí estava o filho de Deus, o salvador do mundo, o libertador de Israel, o nosso redentor. Jesus convocou seus doze discípulos, e prega acerca do reino de Deus, ensina, e instrui para a obra que Ele o chamou, até que chega o dia em que Ele é crucificado, é na cruz que Ele vai dizer tetelestai, está consumado, a missão está cumprida, o preço foi pago.

A missão foi completa na pessoa de Jesus Cristo, mas para completar na vida daquele que creu Jesus vai voltar para buscar o redimido, é na volta de Jesus que tudo se completa acerca do que já foi feito; por isso é que Ele disse:

"NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (Jo 14:1-3)

Jesus estava falando da sua vinda, que Ele viria novamente para buscar a sua igreja; "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós." (Jo 14:18) Essas palavras foram proferidas pela boca daquele em que está a verdade, daquele que não mente, a vinda de Cristo não é fake news, é uma realidade que em breve acontecerá, ao irem ao túmulo de Jesus eles presenciaram um acontecimento; "E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte." (Jo 20:7). Na cultura judaica havia um costume, quando um senhor se levantava da mesa e deixava o lenço dobrado, significava que ele tinha acabado sua refeição, e que não retornaria a comer, daí o servo vinha e tirava a mesa; mas se ele encontrasse o lenço enrolado, significa que ele ainda iria voltar. E quando chegaram ao túmulo de Jesus não acharam mais o mestre, mas o lenço estava enrolado; Jesus usou aquele costume para dizer que Ele vai voltar. Quando Jesus está sendo elevado para os céus, depois de passar quarenta dias com seus discípulos, ao subir Ele desaparece nas nuvens, a Bíblia diz que: "E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.

Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (At 1:10-11) Os anjos relataram que Jesus voltará, Paulo ao escrever aos coríntios diz: eis que eu vos digo um mistério. A Bíblia fala de alguns mistérios: Mt 13:11, fala dos mistérios do reino dos céus, 1 Co 4:1 fala do mistério de Deus, Ef 1:9 fala do mistério da sua vontade, Ef 6:19 fala do mistério do evangelho, Cl 1:26 fala do mistério que esteve oculto, Cl 1:27 fala do mistério entre os gentios, Cl 4:3 fala do mistério de Cristo, 2Ts 2:7 fala do mistério da injustiça, 1 Tm3:9 fala do mistério da fé, Ap 1:20 fala do mistério das sete estrelas e dos sete castiçais de ouro, Ap 17:7 fala do mistério da mulher e da besta. Mas Paulo diz, eis que eu vos digo um mistério, qual será este mistério? " Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;" (1 Co 15:51b) no versículo cinquenta e dois ele dar continuidade acerca deste mistério.

"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Co 15:52) Paulo ao escrever aos tessalonicenses diz:"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Ts 4:16-17) Cristo está voltando, Ele mesmo disse: "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." (Ap 22:12) Ele diz: Eu estou no início e também estarei no fim. "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro." (Ap 22:13) Ele é a primeira letra do alfabeto grego, mas também Ele é a última letra. Para que isto se cumpra em nossas vidas há um segmento; "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." (Ap 22:14) aqueles que não se prepararam, não se preocuparam em guardar essas coisas, não vão poder entrar; "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Ap 22:15) Paulo disse que o segredo é pensar nas coisas do alto. "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;" (Cl 3:2) O que tem de gente despreparados por aí não é brincadeira, é hora de se preparar, Jesus está voltando, Ele tem galardão para os que esperam nEle; está com Ele a recompensa, é somente para quem não desistiu, é para os que perseveram; este terá direito a árvore da vida, suas vestimentas estão lavadas.

Na Bíblia sagrada está várias promessas acerca da vinda de Cristo, é necessário atentar para o que ela está dizendo; porque todas as palavras contidas no livro sagrado se cumprirá; alguém já disse que, a Bíblia guardada é um tesouro, estudada é sabedoria, crida é salvação, praticada ela é a santidade. É por esta razão que não posso discordar com aquilo que está escrito, Jesus falou que vai voltar e isso não é coisa demorada, Ele disse eis que cedo venho; talvez alguém diga que está demorando, deixa eu te dizer uma coisa, o tempo de Deus não é o tempo do homem; o tempo do homem é o chronos, é o tempo físico que segue uma ordem, ou seja, depende de um relógio; mas o tempo de Deus é kairós, não está limitado à esfera física. Lembre-se que no momento em que Jesus acabou de sumir nas nuvens, os anjos falaram que Ele já tinha sido recebido no céu, é o kairós de Deus; Pedro disse acerca da vinda de Cristo. "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (2 Pe 3:9) O motivo de Jesus ainda não ter voltado é porque Ele quer salvar aquele que ainda não conhece a salvação, preste muita atenção, é salvar o que ainda não confessou Cristo como salvador, não é perder aquele que já confessou o Senhor; com o passar do tempo muitos se perdem na caminhada, mas lembre-se que Ele já está voltando o autor aos hebreus disse que é: "Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará." (Hb 10:37) O mesmo Jesus que falou estas palavras a João que cedo viria, foi quem disse: "E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo." (Ap 22:10) Para melhor entendimento Ele está dizendo: Não ocultes as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo, a continuidade da fala é esta; "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda." (Ap 22:11) Aquele que é de Cristo continue buscando a santidade, a justiça de Deus, o perdão e o amor de Deus para sua vida, na prática das coisas que nos levará para junto dEle. Que Deus os abençoe, em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 22/10/2023
Reeditado em 22/10/2023
Código do texto: T7914516
Classificação de conteúdo: seguro