Jesus, o verbo de Deus, o ponto central de toda a Bíblia.

"NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Jo 1:1-3)

Início de mais uma mensagem acerca de Jesus Cristo o salvador.

O apóstolo João descreve no seu evangelho de forma contundente a respeito da pessoa de Jesus Cristo. Não temos como explicar algumas coisas que estão escritas na Bíblia sagrada, pois não estão ao nosso alcance; de fato por meio da inspiração do Espírito Santo, o apóstolo nos revela que Jesus estava no início da criação. No princípio de tudo Ele estava lá, o verbo de Deus, segundo este evangelho diz: "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Jo 1:3) Ele é o cerne de tudo, Paulo diz: "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" (Cl 1:15) significa que Ele está em lugar de destaque, de honra, posição elevada. Quando falamos de Jesus, falamos do ponto central de toda a Bíblia, Ele é o centro de tudo que está escrito; "Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse," (Cl 1:19).

O mesmo reafirma no capítulo dois: "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;" (Cl 2:9)

E no evangelho escrito por João notamos uma qualidade do apóstolo, na maneira em como ele fala de Jesus; o apóstolo tem em mente assim como os demais apóstolo exaltar o nome de Jesus, só que João fala de uma forma diferenciada, alguém com propriedade naquilo que está sendo falado. O Espírito Santo o instrutor de toda escritura, o mesmo faz questão de levar o apóstolo aos mínimos detalhes, trazendo ao nosso entendimento as revelações mais profundas da Bíblia sagrada; o caráter do apóstolo é de alguém que estava em total comunhão com Deus, para revelar a nós acerca de quem era Cristo. No início de seu evangelho, ele já diz que Jesus estava no princípio de tudo, que Ele é o verbo de Deus, a palavra viva com poder de criar todas as coisas; este evangelho declara sua missão, para quê que Ele veio ao mundo; o intuito e seu propósito era e é de resgate, salvar o que havia se perdido; clarear o caminho daqueles que estavam em trevas;"Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." (Jo 1:4-5)

Deus nunca deixou o homem sem resposta. A resposta para todas as coisas encontrarmos na pessoa de Jesus Cristo, Ele é quem alivia o fardo, e é quem dá descanso para o homem que não aguenta mais; "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11:28-30) Às vezes nos encontramos carregando esse fardo sozinho, é nessas horas que devemos correr para os pés de Jesus, sermos humildes e dizermos que não damos conta de carregar; é nesses momentos que Ele nos socorre.

No capítulo três de João, Jesus ensina a um homem chamado Nicodemos, que todo homem precisa passar por uma transformação, chamada de regeneração; o mesmo foi ter com Jesus usando palavras de elogio, mas Jesus não se surpreende com a forma que Nicodemos usa para tirar proveito daquela situação, Jesus foi direto ao ponto; "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (Jo 3:3) Sendo Jesus o próprio caminho para essa mudança comportamental; "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6) Paulo acrescenta na segunda carta aos coríntios dizendo: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17)

No capítulo seis de João, vemos mais uma declaração de Jesus; "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." (Jo 6:35) Mais à frente Ele volta a dizer, afirmando novamente para sustentar a veracidade do que foi dito; "Eu sou o pão da vida." (Jo 6:48) No capítulo sete, na festa dos tabernáculos, quando chega ao fim, no último dia; "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (Jo 7:37-38) Jesus chama a atenção do povo para si, e muitos diziam: verdadeiramente este é profeta, e outros diziam ser Ele o Cristo; Jesus estava dizendo que veio para saciar a sede do sedento. "Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." (Is 44:3)

Toda a Bíblia aponta para a obra de Jesus, seu intuito é exaltar Jesus Cristo; e o objetivo do apóstolo João é descrever acerca de um Deus que se relaciona com o homem. Sua visão é mostrar que esse Deus que se fez presente desde o início da criação, também se fez presente atuando em todos os momentos com o seu povo; João declara: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1:14) O filho de Deus não somente veio para terra, como também se relacionou com os homens que lhe recebiam, e ao se relacionar com os homens, Ele busca a amizade sincera por parte daqueles que se chegam à Ele; "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." (Jo 15:15)

Em gênesis, no início de todas as coisas existentes, Jesus se fez presente como a palavra lançada por Deus, para a criação de tudo que existem nos céus e na terra; também esteve presente na criação do homem, quando Deus resolveu criar o homem, Ele disse:

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." (Gn 1:26) Façamos, é a palavra usada para descrever que alí estava mais de uma pessoa presente na criação de tudo; tanto na criação das coisas como na criação do homem. E uma delas era o próprio Cristo, o verbo de Deus, a palavra ordenada pelo Senhor; sempre que esta palavra é lançada não retornará para Deus vazia, sempre alguma coisa acontecerá; "Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Is 55:10-11)

Ela cumpre o seu propósito, e um dos maiores propósitos de Deus foi enviar seu filho para resgatar o homem; "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." (Is 6:8) Esta passagem fala do chamamento do profeta Isaías, e aponta para um acontecimento no céu, onde Deus faz esta pergunta, Jesus é quem responde; eu irei, envia - me a mim. Esta palavra é simbólica, aponta para o fato de quê Jesus estava pronto para morrer, para libertar o homem do pecado, para vim resgatar da condenação eterna, este verbo é aquele que nasceria da semente da mulher. "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gn 3:15) Jesus é aquele que pisaria a cabeça da serpente.

Uma vez que a palavra é ordenada, Cristo se prontifica para cumprir, sendo Ele a própria palavra; o próprio Jesus disse para Pedro, quando o mesmo voltou de uma pescaria sem sucesso, lançai a rede; "E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede." (Lc 5:5) Pedro lançou a rede, mas não foi por uma convicção sua, o mesmo estava desanimado por passar a noite toda trabalhando em alto mar; ele lança rede sobre uma ordem de Jesus, pois não queria desapontá-lo, ele não tinha certeza do resultado, tanto que quando é surpreendido diz: "E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador." (Lc 5:8) Jesus manda -nos lançar a rede, e devemos fazer isso sobre a ordem de Jesus, pois é Ele que ordena a benção no meio de seu povo; Simão ficou maravilhado com o poder das palavras de Jesus, o mesmo percebe que uma vez que esta palavra é ordenada; o agir de Deus acontece. Quando Deus disse no gênesis, haja luz; e assim sucessivamente com as demais coisas criadas, o que aconteceu foi surpreendente. Então o que podemos analisar é que a palavra de Deus, o verbo vivo se manifesta; Jesus veio segundo o apóstolo João como o verbo de Deus, ele está falando que o Deus que se manifestou no início da criação, está se manifestando novamente; o apóstolo fala de uma ligação entre Deus e o verbo, os dois estavam juntos na criação de todas as coisas. Quando Filipe mostra-nos o pai, "Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo 14:9) Jesus declara para Filipe ser Ele a imagem do Deus invisível. "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (1 Jo 5:20) Este Deus que se manifestou no meio do seu povo, é o mesmo que vai se manifestar outra vez, pois Ele mesmo disse: "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós." (Jo 14:18) e a Bíblia diz:

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1 Jo 3:2) E este verbo de Deus se manifestará em breve, pois assim esperamos, segundo o que está escrito em sua palavra; "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Ts 4:16-17) Isto aqui é para aqueles que acreditam no verbo, na palavra de Deus, a mesma que se manifestou no início de toda criação; em toda trajetória de Israel no deserto, dentro da fornalha de fogo com seus servos que não lhe negaram, fechou a boca dos leões quando Daniel estava na cova; habitou no meio de seu povo, foi para cruz como um cordeiro mudo; cumpriu todos os quesitos estabelecidos pelo pai. Este mesmo Jesus, é o mesmo que vai levar uma grande quantidade de pessoas para a habilitação eterna; Ele é o verbo de Deus, a palavra viva e eficaz, que penetra o coração do homem e transforma por meio do seu evangelho. Ele é o verbo, o princípio de toda criação.

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." (Ap 1:8) Ele deixou muito claro a seu respeito, e fez questão de repetir; "E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida." (Ap 21:6) Amém, chegamos mais uma vez ao fim de mais uma mensagem, que Deus abençoe à todos no nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 18/09/2023
Código do texto: T7888774
Classificação de conteúdo: seguro