Ele é o mesmo de ontem, hoje e eternamente; Ele não muda.

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13:8)

As escrituras sagradas apontam para a pessoa de Jesus Cristo, desde os primeiros escritos da Bíblia sagrada.

Tanto que, no primeiro versículo do gênesis, já vemos indícios acerca de Jesus; sendo Ele a palavra viva, o verbo de Deus, o primogênito de toda criação. "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" (Cl 1:15) desde o início da Bíblia, vemos a mesma fazendo menção da pessoa de Jesus Cristo, na maioria das vezes de forma simbólica; mas também, mostrando a presença dEle em tempo real; sua manifestação, revelando seu caráter, e mostrando o zelo de um Deus que cuida do seu povo.

Os profetas do antigo testamento, fala dEle, e anuncia sua salvação no mundo vindouro; a forma de como se relaciona com os seus escolhidos, mostrando que está sempre presente para livrar, e fazer justiça no meio dos seus; "Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus." (Dn 3:25) Sempre que examinamos as escrituras, vemos Jesus operando, e se manifestando de forma poderosa; conforme a palavra de Nabucodonosor, vemos uma inspiração do Espírito Santo, para essa revelação dita e escrita; Josué se deparou com a presença de um ser celestial, que se manifestou para ele de forma teofânica. "E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? Então disse o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim." (Js 5:14-15) De maneira nenhuma encontraremos nas escrituras, alguma passagem de um anjo recebendo adoração, porque somente o Senhor, é digno de toda honra e toda glória; "E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." (Ap 22:8-9) o anjo do Senhor jamais aceitará a glória que é de Deus, o próprio Deus jamais repartirá com alguém aquilo que é seu por direito; "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Is 42:8).

A Bíblia nos mostra esta ação da presença de Jesus presente, no antigo testamento do início ao fim, nos evangelhos vemos sua participação, sendo Ele o centro de tudo; curando, salvando, levantando os caídos, expulsando os demônios, dando liberdade aos cativos; nas cartas Ele continua sendo o centro das atenções, tudo é para Ele, e por Ele; "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência." (Cl 1:16-18) Este Jesus que está presente, em toda a Bíblia sagrada, tanto no passado como no presente, está também no futuro; porque Ele é o mesmo, de ontem hoje e eternamente, conforme está escrito em sua palavra; Jesus não é uma lenda como muitos pensam, Ele é o verbo que se fez carne, Ele é a presença real do Deus vivo; nunca mudou, nunca vai mudar. "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." (Ml 3:6). O versículo mostra o cuidado, e atenção com os filhos de Israel; nos fazendo entender que, Ele é um Deus que sempre entrará com procedência, Ele sempre vai está presente nas nossas vidas; "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mt 28:20) Para muitos Jesus foi um herói, que morreu de forma injusta. Para a igreja, Ele é o salvador, que morreu para redenção dos pecadores, para resgatar os que estavam aprisionados, justificar os que estavam condenados; Ele não foi um mero lendário como muitos pensam, Ele é a salvação de todo aquele que crê, Ele é o passaporte para o céu, Ele é o transporte que leva para o Pai; "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6) O mesmo disse para seus discípulos, e todos aqueles que se voltam para Ele; "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15:5) Ele é a fonte e o centro de tudo, não tem para onde irmos, não adianta buscar em outras fontes; e todo aquele que está nEle compreende estas coisas, optando para aquele que tudo pode; "Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (Jo 6:68) Não podemos fazer de Jesus um lendário, algo que foi fictício, Ele é um ser existente, e está no nosso meio; não foi somente no passado, Ele está fazendo acontecer, Ele está entre nós, providenciando livramento e salvação; é Ele que vêm buscar a sua igreja. "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Ts 4:16-17). É o agir de Deus no meio do seu povo, em prol do seu povo, em busca de seu povo; mostrando que Ele é o mesmo de ontem, hoje e eternamente. É este Jesus que aguardamos, e que está vivo; "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tg 1:17). Que a graça do Senhor Jesus esteja sobre todos. Amém, louvado seja Deus para todo sempre.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 30/08/2023
Código do texto: T7873818
Classificação de conteúdo: seguro