MENSAGENS E DEFINIÇÕES ALEATÓRIAS DO COTIDIANO

HIPOCONDRIA : Todos sabemos que a prevenção com a saúde é algo muito importante. O problema é quando isso se transforma num transtorno perigoso que conhecemos como hipocondria, que é uma mania exagerada de doença. Uma pessoa com esses sintomas, tanto homem ou mulher, não se conforma ao ir ao médico se queixar de algum mal-estar e sair sem nenhuma receita, o que faz procurar outros e assim por diante.

HIPOCONDRÍACO : Com exceção dos (as) médicos (as) que trabalham em Pronto Socorro quando atendem pacientes que necessitam de atendimento urgente, por vários motivos, fico pensando na situação destes (as) profissionais da saúde se não existissem o famigerado paciente hipocondríaco. Pois este tipo de pessoa só se conforma quando sai de uma consulta rotineira com uma receita, indo direto a uma farmácia ou posto do SUS.

HOSPÍCIO : Denominar este ambiente de lugar onde só há deficientes mentais pode gerar controvérsia, uma vez que as pessoas que aqui trabalham são todas normais, desde o jardineiro, porteiro, cozinheiro, roupeiro, médico etc. Por esse motivo, amiúde, chega a ser motivo de piada e perplexidade quando alguém pergunta por um vizinho que há tempos não o vê e a pessoa responde com simplicidade: “Está agora no hospício”. E diante do semblante de perplexidade e piedade, a mesma pessoa complementa a frase: ...”Mas à noite quando terminar o expediente de trabalho ele volta”.

HOSPITAL : Embora tenha a raiz latina em HOSPITALIS – quem vem de HOSPES (hóspedes) este temido ambiente é sempre semelhante em quase todos os aspectos. Por exemplo, aquele cheiro peculiar de remédio, a movimentação de pessoas vestidas de branco pelos corredores, entre cadeiras de rodas ou macas, aquela apreensão no semblante das pessoas etc. A única verdade de quem estiver internado num lugar assim, por mais que esteja sendo bem atendido, é sem sombra de dúvida, a vontade de regressar para a sua casa, por mais simples que possa ser. O resto é conversa fiada. Sem falar que nestes ambientes seria um contrassenso estampar alguma plaquinha de VOLTE SEMPRE.

HOTEL : Local simples ou sofisticado em que o hóspedes usufrui de uma rápida ou mais demorada estadia, principalmente quando está a passeio ou viagem de negócio. Ele tem algumas semelhanças com outro ambiente muito conhecido que é o Motel. A diferença começa pela grafia de ambos que se resume apenas na troca da letra inicial dos seus nomes: H por M. Enquanto o objetivo pelo qual as pessoas optam por este último, sem dúvida, literalmente, mais prazeroso.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 31/05/2023
Código do texto: T7801848
Classificação de conteúdo: seguro