Notícia - Sarau das Rosas: um sonho que virou realidade

 

A Academia Maranhense de Trovas realiza uma Exposição de Trovas em Azulejos e um sarau trovadoresco em homenagem às mães e patronas da AMT, nesta quinta (18), no Espaço de Arte da Amei, no São Luís Shopping, a partir das 18h30.

 

O Sarau das Rosas é uma das atividades que será desenvolvida pela AMT neste dia 18 de maio, data em que serão comemorados os 90 anos de nascimento de Carlos Cunha, patrono da Academia, com a realizacao do elogio de Wanda Cunha, que, no primeiro momento, falará sobre a vida e a obra do professor, jornalista e escritor. Na oportunidade, também será prestada uma homenagem a Gonçalves Dias pelo seu Bicentenário de nascimento.

 

O Sarau das Rosas encerra a programação da noite com declamações dos trovadores e apresentação musical das irmãs Ana Tereza e Carol Cunha, filhas da patrona da cadeira 40, Isabel Cunha, uma das homenageadas da noite.

 

SARAU DAS ROSAS é um projeto que nasceu de um sonho da cordelista e trovadora Maria Goreth Cantanhede Pereira, membro da AMT, ocupante da cadeira 18, patroneada por Vicente Maya. A cordelista sonhara com a saudosa Isabel Cunha, cantora, compositora e artista plástica maranhense, já falecida. Sob um olhar espiritual, Goreth Pereira descreve, de forma inspirada e contemplativa, o sarau proposto por Isabel: “Nem eu entendi o mistério, mas ela me disse em sonho que cada pessoa, ao participar do Sarau das Rosas, dedicaria sua trova a uma outra rosa (mulher) e dançaria ao som de uma música”.

 

O sarau proposto por Isabel Cunha, em sonho, é uma homenagem a Rosas que falam e que também ocupam um espaço significativo na sociedade e que são deveras importantes para a construção de uma sociedade melhor: as mulheres, as mães, as trovadoras, as escritoras que hoje são patronas da AMT.

 

No projeto foi incluída a exposição de Trovas em Azulejos que contou com a colaboração de todos os membros efetivos da AMT, o que evidencia o espírito coletivo da instituição.

 

O projeto foi desenvolvido por uma comissão formada por Clores Holanda, Elistia Mendes, Franci Monteles, Goreth Pereira e Wanda Cunha.

Jornalista responsável: Wanda Cunha
Enviado por Academia Maranhense de Trovas em 17/05/2023
Reeditado em 18/05/2023
Código do texto: T7790536
Classificação de conteúdo: seguro