MENSAGENS E DEFINIÇÕES ALEATÓRIAS DO COTIDIANO

...E DEUS CRIOU O HOMEM: Longe de ser um exegeta, a dúvida que me atropela é sobre a gentileza Divina. Por que Ele não criou primeiramente a mulher já que ela, no mundo atual, sempre teve a preferência do primeiro lugar em tudo ou quase tudo? Deus que me perdoe por esta indagação ousada e petulante!

EGOÍSMO : Aquele prazer de ter quase tudo para si é algo típico do mundo infantil. Mas o adulto também, algumas vezes, extrapola neste sentimento mesquinho quando tem aquela dificuldade de dividir algo com outras pessoas, principalmente sem a exigência ou solicitação destas. Em raras oportunidades, algumas crianças movidas por esse sentimento ególatra convida um coleguinha para brincar, mas no íntimo só pelo prazer de lhe mostrar um brinquedo novo. Se o convidado não pode tocar no dito cujo pode provocar duas coisas simultaneamente: raiva e inveja, o que poderá ficar registado na sua memória.

ENTRAR NUMA FRIA : Além da situação constrangedora de uma pessoa ser flagrada cometendo adultério é alguém entrar numa geladeira com fundo falso e escapar de uma apreensão policial. Fato verídico ocorrido com um receptador de mercadorias roubadas, deixando os policiais boquiabertos pelo desaparecimento do réu. A velha geladeira no local não levantou suspeita. De fria ela não tinha nada, além do fundo falso, lógico.

ENTREGADOR DE PIZZA : É um motoqueiro que trabalha honestamente, mas quase sempre abordado pela polícia, em virtude da onda de assaltos e roubos praticados por meliantes que usam da estratégia desse seu serviço para ludibriar às vítimas. É nessa circunstância que a frase bíblica faz sentido e é ratificada: “O justo paga pelo pecador”.

ENTREVISTA COLETIVA: É aquela convocação feita pela assessoria de um presidente, convocando à imprensa para um pronunciamento/entrevista, sendo que todo esse aparato fica aguardando tal autoridade por várias horas, perdendo um tempo precioso, enquanto os comentaristas, nos seus respectivos estúdios ficam “cozinhando o galo”, repetindo em exaustão o mesmo assunto tentando prender o ouvinte/telespectador. E quando o dito cujo aparece, o que faz? Ler um sucinto trecho, sem mencionar o assunto principal que todos aguardavam. “Quem tiver ouvidos para ouvir” fica sem ouvir patavina.

“ERRAR É HUMANO” : Apesar de desde os primórdios, este anunciado seja propalado em todas as partes do mundo isto não significa dizer que passamos a nos acostumar com ele, expressando-o até na sua forma original, ou seja, em latim : “Errare humanum est”. O problema maior está é quando, aproveitando desta verdade, completa-se um pensamento, dizendo, por exemplo: “é errando que se aprende”, o que passa a ser um contrassenso. Pois se se aprender sempre com os erros, nunca iremos sair deste marasmo errôneo. O certo seria dizer; “é errando que devemos prestar a atenção, procurando sempre onde está o

Acerto.

ESCOLA : Bem diferente da sua etimologia grega – SCHOLÉ – LUGAR DO ÓCIO – (ou momento de lazer) nos tempos atuais significa aquele ambiente onde o corpo DOCENTE e o DISCENTE (professor e aluno, respectivamente) deveria falar, literalmente, a mesma língua, mas, amiúde, nem sempre a recíproca é verdadeira. E num ambiente assim, quando uma discordância maior, uma celeuma se forma, logo o autêntico objetivo foge dos parâmetros. E um deles é que a escola existe para munir, fornecer conhecimentos aos seus alunos, já que a educação propriamente dita deve vir do lar de cada um.

ESCREVER SOB ENCOMENDA: É como um engenheiro que tem que executar uma obra de engenharia que age sem aquele impulso pessoal, mas apenas procurando atender a solicitação do proprietário que, algumas vezes, ainda insiste em dar palpites ou sugestões, modificando em partes a estrutura da obra em si. É bem ao contrário do escritor que prepara o seu trabalho literário conforme a sua vontade e intuição, sem nada de pressão.

ESCURIDÃO X CLARIDADE : O homem se orgulha de substituir a escuridão por claridade de um ambiente apenas acionando um interruptor para acender uma luz. Porém, ele com toda a sua arrogância ou sabedoria nada pode alterar numa luminosidade paulatina e natural que invade o seu quarto, através do poder dos raios solares.

ESQUECIMENTO (I) : Esse ato falho da memória é o tipo de coisa que pode acontecer com qualquer pessoa. O mais comum e que pode apenas causar pequenos embaraços se resume quando esquecemos nome de uma cidade, rua, avenida etc. ou também o de uma pessoa. Só que isso é algo momentâneo e não causa prejuízo a ninguém. O problema está quando tal esquecimento acontece com algo pessoal, como uma carteira com documentos, dinheiro, cartões etc. quando a deixamos em algum comércio ou outro lugar. Neste caso, tem que se contar com a sorte: pois se uma pessoa de confiança a encontra e guarda, tudo bem. O problema é quando uma pessoa desconhecida e sem consciência acha e não procura devolvê-la.

ESQUECIMENTO (II): é aquele ato falho da memória quando uma pessoa começa a sentir no seu cotidiano, principalmente “se esquecer” o remédio para isso, mesmo o tendo à sua vista. Fato este confundido com a famigerada DISTRAÇÃO, o que é outra coisa completamente diferente.

ESTÁDIO : lugar apropriado para se assistir partidas de futebol com a presença apenas da torcida do time mandante, com o objetivo de evitar confrontos diretos, brigas etc. mas, mesmo assim, alguns torcedores que têm a violência no seu DNA sempre procuram um meio para afrontar. É também onde, na hora de um gol, muitos vidrados nos seus respectivos celulares ou desatentos por motivos diversos, terminam perdendo o lance mais importante de uma partida de futebol, que é o gol. O que só será visto posteriormente na televisão ou no mesmo celular, o que nunca terá a mesma emoção.

ESTRANHO : Sempre fomos orientados desde pequenos a não dar ouvidos e atenção a pessoas que não conhecemos, ou seja, a estranhos. Mesmo ciente dessa admoestação, a última vez que agi assim, num recinto de caixas 24 horas, um meliante num lance rápido e sutil conseguiu me equivocar, trocando o meu cartão de débito/crédito e logo em seguida limpar a minha conta corrente. Só que, felizmente, fui ressarcido, posteriormente, para amenizar a minha frustração.

EU TE AMO : Esta é uma frase corriqueira que é proferida em qualquer lugar, porém é uma mentira se falar desta maneira, quando não se é capaz de ao outro se dar.

EXAGERO OU IGNORÂNCIA : Num momento de descontração familiar, naquele tempo em que tirar uma fotografia não era assim tão comum como atualmente por causa do celular que está em toda a parte, uma pessoa humilde ao ser convocada para fazer parte daquele registro fotográfico, antes de se aproximar do grupo simplesmente se perfuma com esmero, o que é motivo de chacota dos presentes. Se tal pessoa antes da fotografia arrumasse os cabelos ou colocasse uma rápida maquiagem, tudo bem. Mas perfume?

EXAME (TESTE) DE VISTA: É aquela “abordagem” feita em frente à óticas localizadas em ruas/avenidas movimentadas, convidando os transeuntes para um exame de vista grátis. Tal convite sintetiza no mesmo significado da expressão que se ouve muito na sociedade corporativa de que “não existe almoço grátis”. Pois nas entrelinhas de um encontro desta natureza o que prevalece não é a qualidade/quantidade dos alimentos. Mas, o objetivo daquele encontro. Enquanto no “exame de vista grátis” também: uma pessoa pode até entrar sentindo uma visão embaçada, porém quando sai, o seu bolso ou conta bancária estarão mais desfalcadas com a compra de óculos que não estava prevista, mas com perdão do trocadilho, agora estava na sua vista.

EXIBICIONISMO : Quando esta exposição do corpo – homem ou mulher – tiver conotação erótica sem consentimento recíproco, passa a ser um modo de excitação patológica e, sendo assim, algo pode dar errada e um determinado objetivo pode não ser alcançado por ambas as partes. Quando consentido então tudo se torna “farinha do mesmo saco” e aí seja o que Deus quiser num momento prazeroso desta qualidade. Afinal, tudo tem que ter meio-termo.

P.S: Excerto do meu próximo livro com o título homônimo.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 04/05/2023
Código do texto: T7779573
Classificação de conteúdo: seguro