MENSAGENS E DEFINIÇÕES ALEATÓRIAS DO COTIDIANO

DEBOCHE : É aquele sorriso irônico que geralmente um atleta estampa no seu rosto quando, após uma jogada brusca, que ele considera normal, alegando que foi na bola, mas o árbitro não entende assim e o expulsa. Sem falar que, além disso, em algumas situações há alguns impropérios e ameaças de agressões físicas, nem considerando quando a autoridade do jogo for uma mulher.

DESAPEGO : Fala-se muito nos tempos atuais nesta palavra de difícil prática, principalmente com relação às crianças, cujos brinquedos que ficam amontoados pelos cantos e armários e nem sonham em doá-los. E não adiante criticá-las por isso pois os adultos também para se desapegar de algo de estimação é uma luta. Só quando quebra algo que não tem conserto, ficando naquele bordão: “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.

DESCASO : É aquela situação humilhante pela qual passam as pessoas humildes e simples em busca de atendimento em algum lugar. Para o (a) funcionário (a) que age assim, de maneira morosa e sem objetividade e atenção, achando que nunca vai se sentir ameaçado ou sofrer algum tipo de represália, ele (a) só conseguirá dormir à noite se não tiver o mínimo de consciência.

DESCONFIANÇA : É aquela atitude provocada pelos inúmeros casos de roubos, assédios etc., motivando as pessoas evitarem o contato ou conversa com estranhos quando estão na condução, por exemplo. Considerando que isso ratifica o medo da própria sombra, cada dia que passa isso passa a ser algo traumático quando se está em público, como se todo o mundo fosse inimigo ou quisesse tirar proveito de alguma situação.

DESGASTE : Palavra bastante usada quando estamos nos referindo a uma peça de automóvel ou calçado ou peça de roupa. E quando isso acontece a atitude mais prática é trocar tais objetos ou mandar arrumar. Já no relacionamento humano, principalmente na vida de um casal anônimo ou famoso, essa palavra também volta a ser usada quando um dos dois toma a decisão de se separar, desquitar, divorciar etc. O termo comum sempre é este: “Desgaste na relação”. Neste caso não vigora o significado da expressão: “lavou, tá novo”. E sim, se o desgaste aconteceu, o fim da relação chegou. Muitas vezes essa palavra é usada como metáfora para traição e incompatibilidade de gênio também.

DESRESPEITO AO PEDESTRE: Uma pessoa que dirige algum dia já foi ou será um pedestre. Portanto, quando perceber alguém desatento no seu percurso, inicialmente, seria bom se se colocasse no lugar daquela pessoa, deixando-a atravessar a rua, por exemplo, seria o mínimo de uma atitude coerente.

DETALHE : Aquele milésimo que impede uma Escola de Samba ser campeã de um carnaval é o mesmo que impede um embrião vencer outro na luta pela fecundação e a diferença que acontece numa corrida de automóveis ou de cavalos. Ou seja, PASSARELA, ÚTERO, AUTÓDROMO, HIPÓDROMO são locais totalmente diferentes, mas onde o mesmo detalhe que causa sensações contraditórias: alegria e tristeza, principalmente.

DIA LINDO : Já percebeu que um dia lindo nem sempre agrada a todo o mundo? Principalmente aquelas pessoas, cuja única atividade para sobreviver é consertar ou vender guarda-chuva. Enquanto a maioria se diverte, usufruindo vários lugares, principalmente uma praia, uma piscina, uma pequena parcela se isola na sua redoma seja qual for o motivo e reclamando e resmungando. Por isso que se diz: “Nem Deus agrada a todo o mundo”. Pura verdade.

DIFERENÇA DE IDADE: Nada impede que o relacionamento de um casal nesta fase aconteça com tranquilidade. Mesmo que ambos assumem que não importa o que os outros falam ou comentam sobre a disparidade da idade, fica sempre algum indício de insatisfação, insegurança de uma das partes, principalmente quando estiver em sociedade. Só os olhares “atravessados” denunciam que aquela união não parece muito normal.

DINHEIRO : Todo mundo sabe do poder que ele tem quando o assunto é adquirir algo material. Ele pode envolver algum sentimento, mas comprar amor ele não consegue consumar. Apenas, “alugando” o corpo de uma mulher, ter algum prazer fugaz e aleatório. Depois volta a ter aquele mesmo vazio envolto de frustração.

DISFARCE RIDÍCULO : É aquela atitude dissimulada que alguns atletas, principalmente do futebol, usam para tentar ludibriar o árbitro, com o intuito de cavar uma falta grave, provocando a expulsão do “agressor”. O pior é que muitas vezes conseguem tal objetivo sórdido, mesmo atualmente com a “ajuda” de um tal de VAR ( Vídeo Assistant Referee)=[Árbitro Assistente de Vídeo].

DISTANCIAMENTO: Neste tempo de pandemia este procedimento sempre é ótimo praticá-lo. O que não é admissível é quando uma pessoa fica tão obcecada, preocupada com o vírus da Covid que passa a julgar toda a pessoa suspeita e que possa contaminá-la só porque infringiu aquela distância recomendada. Se for pra ficar com medo e receio da própria sombra o recomendável então é não sair de casa.

DISTRAÇÃO : Este tipo de conduta acontece com qualquer pessoa e em várias circunstâncias: esquecer a porta aberta do carro ou a chave na ignição, alguma luz acesa, quando se deixa na garagem; não tirar o calçado em lugares que não o permitem, usar uma meia de cor/modelo diferentes etc. Agora a mais inusitada é uma pessoa procurar seus óculos com os respectivos no seu rosto. Coisas da vida!

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS (I) : A origem desta expressão não vem muito ao caso agora, mas no âmbito jornalístico ela é muito usada em quase todos os sentidos. Principalmente quando a notícia for sobre algum (a) artista que faleceu. Visando sempre a audiência em primeiro lugar, a mídia em geral usa o maior espaço possível falando, em detalhes sobre a vida da pessoa mais famosa falecida, deixando praticamente de lado a notícias sobre outro (a) artista que morreu no mesmo dia. Diz-se que “ninguém é melhor do que ninguém”, mas mesmo depois de morto alguém termina, de vez em quando, sendo preterido por outro, ratificando a outra expressão que diz: “triste de quem morre”.

DOIS PESOS/DUAS MEDIDAS (II) : É uma expressão também usada quando o tempo está ótimo e uma pessoa com saúde e uma situação financeira confortável logo convida uma pessoa querida para uma lindo e prazeroso programa ou então deixá-la no seu canto quando acontece uma situação inversa, isto é, uma pessoa está indisposta, sem dinheiro e o tempo frio ou chuvoso ratifica tal decisão, ou seja, ficar no seu quadrado também.

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 01/05/2023
Código do texto: T7777205
Classificação de conteúdo: seguro