A esperança em meio às dificuldades

"E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,

E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;

Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.

Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.

E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal."(Mc 5:25-29)

Quando olhamos para esse texto, vemos que o Evangelista Marcos coloca cada detalhe na sua ordem, que até pensamos que as coisas não foram tão difícil quanto parece; tudo parece mais fácil quando vemos a forma de sua narração, devido sua forma de organização de fala; é por meio de cada detalhes que veremos o quanto foi difícil para aquela mulher.

Havia grandes obstáculos para aquela mulher receber sua vitória, e vemos ela rompendo cada um na sua ordem; pois a força de vencer era maior.

Ela precisava enfrentar cada obstáculo que havia, e um deles que estava frequente na sua vida era a debilitação física; alguém que vem perdendo sangue durante doze anos dia após dias, só pode está muito debilitada; sem falar que ela tinha que ignorar, a dor física e a dor psicológica; eram obstáculos que ela tinha que passar por cima, pois o tempo lhe ensinou a conviver com ela dia após dias.

E um dos obstáculos que ela tinha que passar por cima, era a crise financeira; segundo nos diz a Bíblia; ela gastou tudo que tinha. Agora imagina uma pessoa passando por tudo isso, e sem nenhum recurso financeiro; sem ter apoio físico e moral, ela era tida por imunda; e alguém nesta condição; as pessoas se recusavam a está por perto oferecendo ajuda. O quadro era alarmante; a cada dia se agravava, a doença estava no ápice da sua gravidade; quem diz tudo isso é a Bíblia, o Evangelista escreveu que ela gastou tudo que tinha com os médicos, e não tirou nenhum proveito disso; antes indo a pior, a cada dia a doença se agravava; o estado daquela mulher era pejorativo, ela não encontrava solução, dia após dias ela desfalecia; até que ela encontrou a solução na pessoa de Jesus Cristo. A Bíblia diz que ela ouvindo falar de Jesus; o que ela ouviu teve repercussão na sua vida. Aqui é onde está o mistério desse milagre, ela vai ter vários obstáculos; mas a fé que está dentro dela vai fazer ela passar por cima de todos, para ela receber seu milagre ela precisa chegar até Jesus; e existe algumas barreiras pela frente. O que ela ouviu serviu como veículo até a fé que ela precisava, a fé é justamente a resposta para, o que devemos fazer, a fé te dar força e te capacita à fazer aquilo que Deus não vai fazer; tem coisas que é você que tem que fazer, aquilo que você pode fazer Deus não move uma palha, e a mente dela abriu; porque nela agora estava o que tanto precisava; com fé ela ganha força de buscar sua benção, ultrapassando todos os obstáculos que vem; aonde tem fé o problema se torna pequeno, com certeza depois que ela ouviu falar de Jesus, aquela doença deixou de ser um gigante atormentador; Paulo disse: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10:17) Preste bem atenção, ela ouvindo falar de Jesus, diz o texto; o que que ela ouviu? Tudo o que Jesus vinha fazendo. Curando cego de nascença, curando leprosos, acalmando tempestades, expulsando demônios, ressuscitando mortos; para ela derrubar o que era grande na vida dela, ela vai fazer uma aplicação; é justamente nesse momento que ela vai avançar, isto acontece quando fazemos uso da fé; isto vai ser o motivo dela ganhar mais força. Ela sabe que tem um grande obstáculo pela frente, a multidão; chegar até Jesus não seria fácil, mas o que ela ouviu, vai fazer ela romper as barreiras e aplicar na sua vida, é mais ou menos isso aqui; se Jesus curou um cego de nascença, Ele pode curar o meu fluxo de sangue; com certeza ela fez um análise de tudo que ela ouviu sobre Jesus, aquilo que ele efetuou na vida de muitos. Se Jesus curou pessoas leprosas, se Jesus acalmou tempestades; nisso ela vai avançando. Se Jesus expulsou demônios de pessoas que estavam aprisionadas, nisso ela vai vencendo a multidão e aplicando na sua vida, na multidão tinha pessoas que não queria ela por perto; mas ela estava rompendo, se Jesus ressuscitou pessoas; a força de vencer era maior, por isso é o que estava em seu pensamento agora; quando ela tomou a decisão de somente tocar na orla de seu vestido, ela estava fazendo uma aplicação dos feitos de Jesus na sua vida; não dando ênfase a doença que carregava, se Jesus fez tudo isso na vida de outras pessoas; esse fluxo de sangue não é nada diante daquele que tem o poder de destruir todo mal, e tem domínio e autoridade sobre tudo nesta vida. Ela conseguia vê que sua doença não era nada diante daquilo que Jesus poderia fazer, a sua fé primeiramente paralisou toda força da doença; ela deu limite aquela enfermidade que tanto prevalecia, findando seu crescimento, neutralizando toda ação da enfermidade, colocando debaixo da autoridade que havia na pessoa de Jesus Cristo; o toque nas vestimentas de Jesus seria o símbolo da sua vitória, seria a posse de um grande milagre, cumprimento da fé que estava dentro dela; com esta decisão, ela aniquila tudo aquilo que estava lhe oprimindo; ela estava mostrando para tudo aquilo que agia por trás desta enfermidade, seja potestades, seja principados, seja qual fosse sua origem; ali ia acabar no momento em que ela tocasse, o toque era a posse de uma autoridade maior. Existe momentos em que teremos enfermidade por conta das consequências do dia a dia, e enfermidades por conta de uma ação nossa, a Bíblia não fala a origem da enfermidade daquela mulher; o que se pode saber é que ela se tornou escrava desta doença, refém de todos esses males que sobreveio sobre ela; foram anos de lutas, e o que entendemos é que, cada dia ficava pior; havia nela uma debilitação não somente física, mas também psicológica. Tudo contribuia para uma desistência, as suas forças estavam se acabando; ela tinha procurado recurso em tudo, até não ter aonde buscar, e como buscar? O dinheiro acabou, dinheiro não trás a saúde, mas compra o remédio; é nesse momento que ela ouviu falar de Jesus, no último caso, não tinha mais aonde buscar; Jesus continua muitas das vezes sendo a última solução na vida de muitos, quando não temos mais aonde recorrer; Ele é misericordioso e não olha para isso, Ele sabe que Ele é a solução, é o alívio para todos os que estão cansados e oprimidos, foi o próprio que disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28) Aquela mulher estava nesta circunstância, cansada e oprimida, buscando um alívio por que não aguentava mais; Deus colocou dentro dela uma fé para vencer todos os obstáculos que estavam pela frente, a esperança dela reviveu quando ouviu falar de Jesus; é o que Deus faz na nossa vida, Ele que nos dar força e coragem de enfrentar as lutas, as barreiras, cada obstáculo; ela rompeu a multidão e alcançou o seu milagre, muitas das vezes queremos alcançar algo, e não temos coragem de romper os obstáculos; pois nesta vida teremos muitas barreiras pela frente. Quando tentamos de todas as formas, e Ele está dizendo que é preciso tocar nEle; tocamos nEle quando diminuímos nossos problemas e colocamos nEle nossa esperança, e quando a esperança está em Jesus não haverá barreiras, obstáculos que nos impeça de tocar nEle. Amém! Deus abençoe à todos.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 02/04/2023
Reeditado em 06/04/2023
Código do texto: T7754584
Classificação de conteúdo: seguro