As maravilhas do evangelho de Cristo (Mt 13:44)

"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo." (Mt 13:44)

Jesus estava falando das grandezas do reino, e cita esta parábola do tesouro escondido.

Jesus está falando da semelhança do reino com tal tesouro escondido, as semelhanças são iguais; o próprio Jesus diz que ele estava escondido, significa que é difícil de ser encontrado; se olharmos dentro da lógica e curso deste mundo, mais difícil será de ser encontrado ainda. Pois a natureza humana nos impede de ver as grandezas do reino de Deus, por isso é que ele está escondido aos olhos de muitos; as pessoas olham e não consegue ver, muitos até se admiram com os que estão do lado de dentro deste reino; e não conseguem entender o motivo de tanta dedicação, as vezes, você ver pessoas falando e se perguntando; o que será que esses crentes vêem, para estarem na igreja quase todos os dias? Essa pergunta surge porque essas pessoas não conseguem vê o tesouro que está escondido, e aí, tudo é motivo de admiração; não encontram porque evitam andar por dentro deste campo.

Esse tesouro está escondido, mas não é impossível de ser encontrado; preste bem a atenção, aquele homem encontrou porque entrou neste campo aonde ele estava, muitos não estão encontrando porque deixam de entrar no campo aonde ele está; é o território aonde ele está escondido, e, após ter ele encontrado este tesouro, ele esconde novamente porque não está na sua propriedade; para ele ter direito, é necessário que ele compre a propriedade; então, Jesus disse que, pelo gozo, ele vende tudo o que tem para comprar; o valor deste tesouro está acima de tudo quanto ele possui, ele não mede esforço para desfazer de todas suas propriedades para adquirir; há uma alegria que ele não resiste até comprá-lo, ao contemplar este tesouro, é despertado nele um desejo de possuir.

Este tesouro que Jesus faz comparação ao reino dos céus, é o seu evangelho; ele é precioso, só quem tem é que consegue vê as belezas que está nesta preciosidade; Jesus disse que a porta é estreita, mas quando você entra por ela percebe a grandeza que está adiante, no momento em que vamos caminhando. Paulo disse: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" (Rm 11:33) O mesmo acrescenta quando escreve aos efésios dizendo: "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." (Ef 3:17-19)

Para muitos, não há nenhuma beleza; mas quanto mais entramos neste campo, vamos vendo as maravilhas que não está exposto aos olhos dos homens naturais; Paulo diz: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Co 2:14) Aonde este tesouro está, há uma beleza sem igual, todo o ambiente é comprometido com sua preciosidade; ele traz brilho ao que está ofuscado, tudo acontece na vida daquele que encontra esta beleza rara. Escrevendo aos coríntios o apóstolo diz: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (2 Co 4:7) O recipiente que guarda este tesouro é frágil, é perecível, e pode se quebrar; mas sabe porque Deus preferiu guardar em algo que não tem tanto valor e é frágil? Para quê, o que venha brilhar não seja o recipiente; mas o que está dentro dele. A glória não é do homem, mas de Deus; a grandeza deste tesouro não é o local em que ele está; mas sim naquilo que ele pode fazer no local em que ele está. Ele transforma o ambiente, ele traz luz e traz vida, ele restaura e manifesta sua glória na vida daquele que recebe este tesouro precioso; a maravilha deste tesouro é que ele deixa o ambiente bonito. Jesus falou que pelo gozo dele,vai, e vende tudo. Este gozo só há na vida de quem encontra, somente quem encontra terá condições de avaliar; seu valor é tão grande que ele desfaz de tudo quanto tem. Observe que ele está acima de tudo quanto possuímos, aqui é aonde está a sua grandeza, a sua maravilha; as vezes não temos coragem de desfazer dos nossos pertences para adquirir, colocamos o que temos, o que somos, acima deste tesouro; porque não descobrimos o seu valor, ele se torna inerte aos nossos olhos; ele continua escondido quando assim agimos. Um gemólogo tem seus instrumentos de avaliação para avaliar uma jóia, se ele olhar com os olhos humanos ele não consegue fazer esta avaliação; assim é aquele que encontra o tesouro, ou seja, falando na nossa linguagem, o evangelho de Cristo, que é como este tesouro, só conseguimos descobrir o seu valor, quando deixamos de olhar com os olhos humanos; quando usamos os instrumentos correto para essa avaliação, quando deixamos o Espírito Santo nos ajudar; somente assim vamos descobrindo a sua grandeza, o instrumento de avaliação é que nos dará olhos capazes de enxergar o que os olhos humanos não pode vê; quando você deixa ser guiado com o instrumento certo, você desfaz de todos os pertences; não há nada nesta vida que você venha se apegar, mas para que isso aconteça, entre no campo, encontre o tesouro, e faça uso do instrumento de avaliação; que ele te dará a luz. Que Deus abençoe à todos, em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 24/03/2023
Código do texto: T7747953
Classificação de conteúdo: seguro