Uma mistura de gente na caminhada (Ex 12:37-38)

"Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos. E subiu também com eles uma mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado." (Êx 12:37-38)

O povo de Israel cresceu na terra do Egito e; se tornou um povo numeroso.

Deus levanta Moisés para resgatar da opressão de Faraó.

Esse resgate aconteceu com sinais miraculosos na terra do Egito, toda a aquela terra foi abalada com a manifestação do Deus vivo. Todo o povo presenciou as maravilhas de Deus, tanto os israelitas como os egípcios; e também à todos que residiam na terra do Egito; a Bíblia nos dá à entender que havia pessoas de várias nações, havia também um povo misto que também presenciou todos esses acontecimentos. Este povo foi movido pelo que presenciaram, também estiveram presente na saída do Egito; foram pessoas que quiseram participar daquele movimento; alguns até mesmo com medo tentavam salvar suas vidas, sair do meio do perigo; afinal, Deus havia humilhado todos os deuses do Egito com suas pragas, para muitos, sair de lá seria uma forma de fuga.

Este povo tiveram acesso aquela libertação, puderam participar da mesma jornada; mas nesse meio, estas pessoas estavam envolvidas no que estava acontecendo, e não com o causador de toda aquela manifestação; não havia uma ligação direta com Deus, apenas uma emoção.

Durante a jornada o que se pode ver é que, haverá pessoas que vão se abalar com a caminhada; porque estão sem objetivos, sua motivação não é uma promessa, nem muito menos pela fé; sua motivação é baseado no que está vendo. Na saída daquele povo pela parte da noite, o cheiro de vitória estava inalando sobre aquele ambiente, tudo isso chamava a atenção dos que saiam daquela terra motivado pela empolgação momentânea; uma mistura de gente, eram pessoas que não tinha nada haver com a promessa; porque não os conheciam, pessoas que estavam ali no meio e ouviram falar das coisas boas; a mistura de gente sempre vai olhar para o lado bom, e não estão preparados para as dificuldades do caminho.

Pessoas que estão buscando a Deus com uma motivação errada, não aguentarão quando vier o aperto; porque estão totalmente despreparada, em um momento difícil são os primeiros à murmurarem, se eu estou na igreja porque pregaram para mim a teologia da prosperidade, e tudo está uma maravilha porque as coisas estão andando bem; o maior problema é quando vier um momento difícil, a primeira coisa que vai acontecer é colocar Deus contra a parede; porque as coisas não estão dando certo. O maior problema não está em Deus, está em quem está seguindo à Deus com uma motivação errada; Deus não prometeu coisas boas durante a viagem, Ele prometeu uma terra que mana leite e mel; mas foi no fim da trajetória; tem uma jornada péla frente, que é necessário que o povo passe. A primeira coisa que Deus fez quando aquele povo saiu do Egito foi conduzir, pelo caminho do deserto; "E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito." (Êx 13:17-18) No deserto não tem água, não tem comida; no deserto o povo ia aprender à ser dependente de Deus, o caminho era extenso, a jornada só estava começando; ao chegar em frente do mar vermelho, o povo começou a murmurar e lembrar do Egito; a mistura de gente eram os primeiros, porque não estavam preparados para aquele processo. Os que estão apenas acompanhando, na hora do vamos vê, eles são os primeiros à recuarem; porque a sua motivação não está em Deus, está no que eles presenciaram no Egito; estão movidos pelo anseio de ter uma vida melhor. E na maioria das vezes o caminho que Deus quer te conduzir é pelo deserto, é no deserto que Deus vai ensinar seu povo; "E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não." (Dt 8:2)

Estamos em pleno século vinte e um, aonde as igrejas estão lotadas dessa mistura de gente, pessoas que estão querendo algo de Deus mas nunca se entregaram para Deus de verdade; a motivação é outra, alguns estão por causa de uma promessa de prosperidade, outros por conta de algo que presenciou; mas o coração está vazio de Deus, outros até por quiseram abandonar um vício; mas não ama à Deus de verdade. Moisés o líder do povo já conhecia a vida no deserto, e sabia das dificuldades que iria enfrentar; e não estava preocupado com a escassez do caminho; poderia faltar tudo para Moisés, menos uma coisa que o mesmo falou para Deus que se não o tivesse; não o fizesse subir dalí, que era a presença de Deus; "Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui." (Êx 33:15) Deus havia falado para Moisés que enviaria um anjo que iria adiante deles, mas Moisés não aceita ficar sem a presença de Deus; tem muita gente por aí se decepcionando porque estão aceitando qualquer coisa dentro das igrejas, menos a presença de Deus; não estou desvalorizando os anjos poderosos do Senhor, porque os mesmos dão conta do recado; o que quero frisar aqui é que, quem se acostuma com a presença de Deus não abre mão dela para nada. Nossa maior motivação é Deus, nossa fé tem que está nele e não naquilo que podemos observar; tem muita gente trocando Deus por qualquer coisa. A mistura de gente são aqueles que vão murmurar, e se aquele que está convicto de sua fé não estiver em vigilância, ele é contagiado pela mistura de gente; "Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi." (Êx 32:26)

Moisés ao chamar o povo, os que se juntaram à ele foram os da tribo de Levi; muitos tinham se contaminados. Dentro dás igrejas tem uma mistura de gente agindo, só que Jesus disse para deixar eles lá; a mistura de gente acompanha porque o homem não tem direito de tirar, quem vai tirar é o próprio Deus; é Ele que vai se encarregar desse trabalho. Ao pronunciar sobre a parábola do semeador, disse que o semeador plantou uma boa semente, mas vindo de noite o inimigo semeou o joio; o pai de família perguntou ao seu senhor se poderia arrancar, ele disse: "Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro." (Mt 13:30)

A mistura de gente são pessoas que não estão alicerçadas na palavra, vivem causando dissensões dentro das igrejas, são aqueles que estão indecisas em cima do muro; nem para um lado, nem para o outro; nem entra nem sai, e ainda atrapalha os que estão entrando. São movidos não pelas coisas espirituais, mas pelas carnais; comem do maná, bebe água da rocha; mas a cerviz permanece dura, porque o alimento espiritual não serve para ele. São os que estão o tempo todo almejando o alimento carnal, porque do espiritual estão enjoados; ficam o tempo todo murmurando dizendo que o alimento espiritual está ruim, e vivem pedindo o que é da carne para se fartar.

Não podemos está dentro da igreja movidos pela emoção, agindo assim só vamos ver as dificuldades; desprezando as coisas espirituais. Os que estão sempre movidos por emoções, gostam de movimentos; e desprezam a palavra, estão sempre buscando profecias para lhes satisfazerem; e deixando o que é mais importante que é, a palavra de Deus; para edificação da alma.

A mistura de gente segue seus próprios conceitos sem tomar por medida a fé, suas bases e seus alicerces estão comprometidos, e à qualquer momento podem desmoronar; porque não está bem edificados. "No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor." (Ef 2:21) existe uma diferença entre aqueles que estão firmados na fé, e aqueles que estão movidos por uma emoção, ou uma ação vista, algo que lhe chamou a atenção; é necessário que aquele que está na caminhada tenha fé, pois sem fé ele não conseguirá prosseguir; "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hb 11:6) A fé é um elemento indispensável para nossa vida espiritual, é o transporte que nos locomove e que nos faz avançar; se tivermos nesta caminhada motivados pelo nossos olhos, ou pela nossa emoção; não teremos força para vencer os dias maus, pois a força que em nós habita, tem que ser proveniente do próprio Deus. Assim venceremos todos os embaraços, porque em Cristo a palavra diz que somos mais do que vencedores; "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37) Esta palavra no seu contexto, Paulo diz que todos os dias enfrentamos lutas e somos entregues a morte, e é por meio de Jesus que não somos esmagados. Então, não basta apenas estarmos juntos dos que tem fé, é necessário que ela habite em nós; não basta apenas estarmos movidos pela certeza dos que querem chegar, é preciso que este desejo esteja ardendo dentro de nós; não sejamos apenas uma mistura de gente, mas que sejamos os verdadeiros habitantes do novo céu e da nova terra. Ao Senhor toda honra e toda glória, amém!

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 24/03/2023
Código do texto: T7747659
Classificação de conteúdo: seguro