Um exército com toda sua armadura física, e um jovem vestido das armaduras espirituais.

"E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.

Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.

Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;

E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão." (1 Sm 17:42-47)

A Bíblia nos mostra detalhes de como estava vivendo a nação de Israel, nos dias de Saul.

Israel estava sendo subjugado pelo exército dos filisteus, sofrendo afronta de um homem chamado Golias; um homem de grande estatura que estava colocando terror no exército de Israel. Golias estava em vantagem pelo seu tamanho, pelas suas armas de guerra; e segundo o próprio Saul afirma, que ele era um homem experiente; que desde de sua mocidade guerreava. Olhando para este quesito, Israel estava totalmente vulnerável aquela batalha; dentro desta narrativa, se olharmos com os nossos olhos físicos, não encontramos nenhuma possibilidade de como vencer uma batalha como essa; a desvantagem era muito grande, e isso fez com quê, todo o exército de Israel recuasse; os homens estavam com medo, diante daquela peleja; não havia quem o enfrentasse. O gigante Golias estava propondo uma proposta para que não fosse derramado muito sangue, segundo nos informa o versículo seguinte: "E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis." (1 Sm 17:8-9)

Ainda que o prêmio por parte do rei chamasse a atenção de muitos, mesmo assim não havia ninguém que tivesse coragem; todos estavam pasmo diante de Golias, Israel estava sofrendo a maior afronta vista pela aquela nação; o povo estava humilhado diante dos filisteus, quem ditava as regras era o gigante Golias; Israel estava sendo subjugado apenas por um homem, porque ninguém tinha coragem de enfrentar; quando se falava em Golias os homens se escondiam para não enfrentar. Os homens que estavam na batalha eram homens que, segundo os olhos humanos foram bem escolhidos para cumprir aquele dever; o próprio rei, segundo diz a palavra de Deus era um homem alto, não como o gigante é claro, mas foi escolhido pelo povo por conta da sua formosura física, tanto em beleza como estatura;era alguém que se sobressaia, mas diante de Golias ele se recuava e não ousava enfrenta-lo. Ele queria que alguém se dispusesse à se comprometer com aquele compromisso, quando Davi se ofereceu para lutar, e contou o que ele fazia para proteger o rebanho do urso e do leão; ele não mediu esforço, foi logo preparando ele para ir mesmo sem ter se alistado para servir o exército, o rei estava quebrando os protocolos porque não havia nenhum homem disponível para aquela peleja; suas palavras ao dizer: " vai e o Senhor seja contigo." Eram palavras de quem dizia, seja como for, felizmente alguém que se dispôs; não era uma palavra de fé verdadeira, era como se ele tivesse tirando um peso de suas costas. Davi não ficou bem com aquela armadura dada pelo rei, a mesma o deixava desconfortável; quando a pessoa está em um propósito espiritual, as coisas deste mundo nos deixa desconfortável; Davi tirou as armaduras dada pelo rei, e se vestiu das armaduras espirituais; Davi em nenhum momento disse eu vencerei esta batalha, mas dedicou a quem era de direito; ele sempre atribuía à Deus. "Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;" (1 Sm 17:45-46)

Mediante aquela situação, Israel ouvia todos os dias o gigante lhes desafiando; como já foi mencionado, os homens eram homens bem escolhidos; os irmãos de Davi eram homens de uma boa aparência física, Eliabe, Abinadabe e Samá, eram homens que até o profeta se enganou; eles se alistaram para guerra porque já tinham idade suficiente; são homens que segundo a palavra chamou a atenção do profeta Samuel pela sua fisionomia. A partir de vinte anos para cima se podia alistar para a guerra, Davi ainda era um menino; não podia se alistar, não tinha uma boa fisionomia, sua aparência não era agradável; só que Davi tinha algo que nenhum deles tinha, eram homens preparados para a guerra; mas o essencial não havia em nenhum daqueles homens que se alistaram para servir. O povo ficou sem fala, calado, não havia uma palavra de ânimo; quem ditava as regras era Golias. Nos nossos dias a história se repete; há gigantes que estão deixando homens sem fala e amedrontados diante das situações, ao invés de avançar estão recuando com medo dos gigantes; Davi não teve medo do gigante porque sabia quem poderia resolver aquela situação não era ele, mas Deus, o motivo de muitos recuarem dos gigantes é a falta de intimidade com quem pode resolver; Davi tinha fé, tinha graça, tinha virtude, e a presença do altíssimo que estava faltando no meio daquele exército. No mundo em que vivemos não podemos deixar os gigantes ditar as regras, Davi ao vê todo o exército recuado; ficou interessado em saber o que estava acontecendo, qual era a providência do rei; ele não estava interessado em prêmio ao perguntar qual era o prêmio que o rei daria, antes de ouvir a resposta já foi dizendo: "quem pois é este incircunciso filisteu para afrontar o exército do Deus vivo," mediante as palavras de Davi, aquilo era uma afronta não a Israel, mas sim à Deus; tem momentos que Deus que aparecer em nossas vidas. A pergunta de Davi se dá à entender que era porque Davi queria saber a causa deles estarem se recuando, o que acontece é que; pela nossa falta de fé, deixamos o nome do Senhor ser afrontado. Davi em momento nenhum atribuiu para si aquela vitória, mas tudo atribuiu à Deus, diante do gigante ele disse: "Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;" (1 Sm 17:46)

O rei de Israel não tinha intimidade com Deus, e o povo ia pelo mesmo caminho; Saul colocou uma armadura em Davi porque o rei só conhecia as armaduras físicas, Davi não se sentiu bem com aquela armadura; tirou porque preferiu as armaduras espirituais, se sentiu desconfortável com as armaduras do rei. Quem tem armadura espiritual, não precisa de muita coisa, o que precisa é da sua presença; com a armadura espiritual até uma pedra vira uma munição de grande porte, quando utilizamos do nome do Senhor dos exército. Davi mostra sua dependência em Deus para vencer aquela batalha, não estava na sua força; em sua capacidade, ele diz que Deus era quem garantia aquela vitória; ele era apenas um menino, mas tinha o que o exército de Israel estava precisando; intimidade com Deus.

Davi não se utilizou das armaduras físicas para vencer aquela batalha, as armaduras físicas só iriam lhe atrapalhar na peleja; armadura física atrapalha a caminhada com Deus, para andar com Deus tem que ser com as armaduras espirituais; "E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu." (1 Sm 17:40) É no nome do Senhor que vencemos os gigantes desta vida, gigante que está na vida familiar, gigante na vida financeira, gigante na vida matrimonial, gigante na vida ministerial; as armas não são físicas. As armas estavam disponíveis para Israel, mas os soldados estavam com medo de fazer uso; porque não havia preparo para usar aquele tipo de arma, Davi sabia como usar; no momento em que estava só fazia uso da harpa para adorar, era o momento em que carregava suas armas. Os outros não sabiam como fazer isso, só conhecia as armas carnais; mas Paulo diz: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" (2 Co 10:4) Quando Davi diz como fazia com o urso e o leão, ele estava caracterizando a forma de como Deus ia fazer também para dá aquele livramento; por isso, ele diz, da mesma forma que Deus me livrou, vai me livrar novamente deste incircunciso filisteu. A fé de Davi era no Deus vivo, sendo este quem ia lhe conceder aquela vitória; ele estava tão convicto, tão certo com relação a isto que diz: "Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;" (1 Sm 17:46) A fé de Davi faz ele enxergar o tempo estabelecido por Deus para aquela vitória, significa que em Davi não haveria sombras de dúvidas com relação aquela batalha; muitos estão perdendo a batalha para o gigante, porque não tem certeza de que Deus está no comando. O exército se recuava sobre o comando de Golias, porque havia incerteza à respeito de Deus, o povo não tinha intimidade com o Senhor; uma pessoa sem intimidade com Deus é uma pessoa vulnerável ao ataque do inimigo, quem dá as ordens no campo de batalha não é o seu general; quem dá as ordens no campo de batalha é o opositor, ele está debaixo da autoridade do inimigo porque lhe falta intimidade do Deus que livra e que salva, Davi diz: "E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão." (1 Sm 17:47) O povo esqueceram que do Senhor é a guerra, é Ele que é o general; é Ele que dita as ordens, para que a vitória aconteça, é preciso estarmos vestidos das vestimentas espirituais; Deus não trabalha com medrosos, Deus precisa de homens valentes e corajosos na peleja; homens que estão dispostos à enfrentar os gigantes; desta vida . Segundo alguns estudiosos, Davi foi com a intenção de ir mais além; a fé de Davi estava tão grande que ele pegou cinco pedras, sendo que ele só precisaria de uma; Davi não estava com medo de errar o alvo, segundo o número de gigantes haviam cinco citados na Bíblia que eram do parentesco de Golias; a fé de Davi era muito maior do que o exército de Israel poderia imaginar, as pedras que Davi pegou foi conforme quantidade dos gigantes que havia. Israel estava armado até os dentes, mas com medo de um só homem; com todas as armaduras que um soldado precisava, mas sem as principais armaduras que um homem não podia faltar na guerra; todo armamento é inútil se Deus não estiver no comando. Israel fugia ao invés de avançar, se escondia ao invés de aparecer; Jesus disse que não tem como esconder a luz, ela brilha aonde estiver; o brilho daquele exército estava ofuscado, apagado e sem vida; mas no meio deles aparece um que brilha, pronto para fazer com que o nome do Senhor viesse ser glorificado; aonde tem um homem espiritual, voltado para Deus; o nome do Senhor é exaltado, o intuito de Davi era trazer o conhecimento de Deus para aquele povo, o povo esqueceu que Deus é quem daria vitória; "E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão." (1 Sm 17:47) Davi faz o povo lembrar quem é que livra, a força não é do homem; e Davi sabia disso, quando vencia o urso e o leão era Deus que o livrava e ali não seria diferente; pois o mesmo sabia que Deus estava na vida dele, a pior coisa para um crente é desacreditar que Deus não está no comando da situação; aquele povo se encontrava nessas condições, Davi mostrou o quanto vale apena confiar em Deus. Amém! Que o Deus de glória nos abençoe nesta caminhada.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 19/03/2023
Reeditado em 24/03/2023
Código do texto: T7743661
Classificação de conteúdo: seguro