A posição dos ladrões, um à esquerda e o outro à direita.(Lc 23:33)

"E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda." (Lc 23:33)

Quero nesta oportunidade dada por Deus, falar acerca desses dois malfeitores que foram crucificados ao lado de Jesus.

Obviamente um estava à direita o outro à esquerda, os três evangelho sinóticos falam deste relato; assim como também o evangelho de João. O que não podemos afirmar é que, o ladrão que se arrependeu estava a sua direita; e que o ladrão que não se arrependeu estava à sua esquerda. Não sabemos em que posição se encontrava estes homens, poderia ser que o arrependido estivesse na sua esquerda; não sabemos, costumamos à dizer que o arrependido estava à sua direita; porque temos em mente que a posição da direita é uma boa posição, e desprezamos a posição da esquerda. O evangelho de Mateus diz: "E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda." (Mt 27:38) Da mesma forma vemos escrito em Marcos, "E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda." (Mc 15:27) E quando lemos também em João que não é um evangelho sinótico, o mesmo diz: "Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio." (Jo 19:18) Obviamente um à esquerda e o outro à direita, mas nenhum deles fez uma classificação à respeito da posição de cada um; a posição que vemos em questão é que eles eram pecadores, as vezes até dizemos que um era o ladrão bom, e o outro era o ladrão mal; os mesmos se encontravam destituídos da glória de Deus como diz a palavra: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Rm 3:23) A condição em que se encontravam era a mesma de todo ser humano quando vem ao mundo, de pecador que precisa ser justificado por Cristo; Lucas diz que eram malfeitores, alguém que era transgressor da lei; uma pessoa que comete delitos contra a lei. Marcos e Mateus diz que eles eram ladrões, salteadores; pessoas que tiravam das outras, conhecidos como criminosos. Já João não relata seus crimes, João diz que Jesus foi crucificado, e com Ele outros dois um de cada lado; agora Lucas é o único que relata a respeito de suas falas, ouve um diálogo sendo que um não estava arrependido, e este anelava pela sua soltura; seu desejo era sair da sua condenação, o qual dizia para Jesus: "E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós." (Lc 23:39) Enquanto o outro sem pedir algo para esta vida, apelava para a vida eterna; porque dizia quê seus feitos não mereciam com que vivessem mais nesta vida segundo o seu entendimento, ele via que suas obras tinham sido más diante de Deus; e as confessa dizendo:"Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez." (Lc 23:40-41) E arrependido de seus atos, este voltado para aquele que podia lhe libertar daquela condenação diz: "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." (Lc 23:42) Ele não questiona porque vai morrer, uma pessoa arrependida é uma pessoa que está disposta a pagar pelos seus atos; aquele homem pede para Jesus reservar para ele um lugar na glória, que não se esquecesse dele quando estivesse no seu resplendor; na sua realeza. Ele humildemente arrependido de seus atos está pedindo para Jesus um cantinho no céu, quando ele diz: " Senhor lembra-te de mim quando entrares no teu reino;" foi uma forma humilde que ele encontrou de perguntar se haveria lugar para ele lá também, ele estava perguntando se lá caberia uma pessoa que nesta vida tinha sido inútil e desprezível diante de todos; alguém que não fez nada para merecer este lugar maravilhoso.

Então o que podemos descobrir nos quatro evangelhos, é que, não é a posição física que identifica uma pessoa salva em Cristo; não é de quê lado eu estou. O que identifica que sou salvo em Cristo é o meu arrependimento, não importa se estou na esquerda ou direita; o que importa é que eu reconheça Ele como meu salvador.

Jesus viu a fé daquele homem para ser salvo, mesmo no momento de dor e agonia; ele pede o perdão de Jesus para seus últimos minutos de vida. Jesus não quer saber o que nós fizemos, porque o mesmo tem prazer em nos perdoar quando nos arrependemos de coração; "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lc 23:43) Com essas palavras Jesus expressa o prazer de levar aquele homem para o céu, tirando daquela condenação; justificando diante de Deus o pecado daquele homem dizendo: eu pago o preço dos teus pecados, a culpa que estava sobre ti, eu a tomo para mim; foi o significado daquele sacrifício, Jesus estava dizendo com aquele gesto; vou levar comigo para essa cruz toda a tua culpa, me tornando maldição; mas te apresentarei diante do pai sem culpa nenhuma, e sem pecado; porque é nessa cruz que eu apago os teus pecados. Aquele homem estava representando a condição de todo pecador, todos precisamos de Deus; não importa nossa condição, não é os nossos atos; não é as nossas obras que nos justifica diante de Deus, é o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado; "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," (1 Pe 1:18-19)

Aquele homem estava recebendo o perdão, estava sendo purificado; não mediante as obras da lei, mas mediante o sacrifício de Cristo; Deus estava recebendo de seu filho aquela oferta de sacrifício, para remoção dos pecados de todo homem; todos os dois ladrões tiveram a mesma oportunidade, apenas um reconheceu que precisava de Jesus; a vida é assim, nem todos reconhecem Cristo como salvador de sua vida; muitos partem sem aceita-lo como salvador de sua vida, e o que podemos constatar é que, essa foi a única diferença entre os dois; no momento de dor e angústia um se volta para Cristo, enquanto o outro despreza no seu coração a oportunidade de salvação, a porta da graça que estava aberta para ele; não foi os lados em que estavam, foi a escolha daquele homem que mudou sua trajetória de para onde iria passar a eternidade. As nossas escolhas é que vão definir para onde vamos, Jesus convida por meio dessa mensagem, à fazer a escolha certa; é em Jesus que está a vida eterna, a solução para todos os nossos problemas; não adianta tentarmos em outras fontes, Ele é o caminho, a verdade e a vida. Amém, Deus o abençoe.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 05/03/2023
Reeditado em 05/03/2023
Código do texto: T7733300
Classificação de conteúdo: seguro