LIVRARIAS EM EXTINÇÃO

LIVRARIAS EM EXTINÇÃO

“ A virtude paradoxal da leitura é de nos abstrair do mundo para nele encontrar algum sentido “ ( Daniel Pennac ).

“ Uma casa sem livros é como um quarto sem janelas “ ( Heinrich Mann )

“ Ler um livro pela primeira vez é conhecer um novo amigo; lê-lo pela segunda vez é encontrar um velho amigo “ ( provérbio chinês )

“ Quer amigos, procure nos bons livros: eles são os verdadeiros amigos, que não bajulam ou dissimulam “ ( Francis Bacon )

“ A vida está pulsando ali. O livro faz parte da casa, da comida, da experiência, da maternidade, do cotidiano “ ( Adélia Prado )

“ Onde se queimam livros cedo ou tarde se queimam homens “ ( Heinrich Heine )

“ Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca “ ( Jorge Luis Borges )

“ Escondidas no silêncio da biblioteca, mascaradas pela escura monotonia das capas, todas as palavras estavam lá, esperando que eu as decifrasse. Eu sonhava me enfurnar naqueles corredores poeirentos, e nunca mais voltar “ ( Simone de Beauvoir )

Tantas frases bonitas e verdadeiras sobre a beleza e importância dos livros enquanto uma das mais belas livrarias morre. Seu nome também está morrendo, “ Cultura “. Por aqui me parece que sempre esteve em coma, tal qual outras que se foram. Não sem sentido, há muito, o país vem agonizando.

Para encerrar, três frases, duas de Lobato, outra, de Castro Alves:

“ Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê “

“ Um país se faz com homens e livros “

“ Oh!! Bendito o que semeia livros à mancheia e manda o povo pensar! O livro caindo n’alma é germe – que faz a palma, é chuva – que faz o mar “

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 15/02/2023
Reeditado em 15/02/2023
Código do texto: T7719832
Classificação de conteúdo: seguro