Emaús, um caminho contrário à promessa.

"E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles." (Lc 24:13-15)

Inicio esta mensagem falando do terceiro dia da morte de Cristo, conhecido como o dia da ressurreição.

Após dias turbulentos, aonde o choro prevaleceu no meio dos que o amavam; a tristeza era a maior companhia para seus discípulos, o terceiro dia era apenas um sinônimo dos profetas que vieram antes de Cristo. A sexta feira passada tinha sido para eles, um marco das maiores atrocidades já vista, até o sol se recusa de brilhar neste dia; a natureza é abalada pela maldade do ser humano.

O terceiro dia parecia um dia comum, mas era um dia especial; dia da vitória, o dia do triunfo da vida sobre a morte. Para alguns seria o fim de uma nova espectativa de vida, aonde os sonhos desfaleceram; todos os projetos deixaram de existir. Porque a esperança era Cristo, e este foi crucificado e sepultado. Jesus consumou na cruz sua obra de salvação, para outros esse projeto tinha sido encerrado; a ponto de Cristo ter que esclarecer qual seria o significado das escrituras.

Estes discípulos que havia deixado tudo: Sua família, seus afazeres, seus negócios para seguir Cristo; dois deles iam para Emaús decepcionados. Retornando para sua vida cotidiana, eles conversavam entre si; possivelmente falavam que mais uma vez se foi a esperança de Israel, fazendo de Jesus um profeta qualquer; mas um que foi entregue nas mãos das autoridades romanas. Este pensamento era o que prevalecia em suas mentes, Jesus acompanhou com o intuito de provar o contrário; que eles estavam totalmente errados acerca do que pensavam. O mestre ao se aproximar pergunta do que eles conversavam entre si, a resposta foi: "E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?" (Lc 24:18)

Esta resposta fala da falta de esperança que havia em seus corações, indica alguém que perdeu toda a fé com relação ao que está escrito nas escrituras sagradas; em algo que Deus havia prometido, a esperança que um dia havia renascido dentro de seus corações; já não existia mais dentro deles. Retornar para Emaús significa que, eles iam recuperar-se do erro que cometeram; de largar tudo para seguir um Deus que estava morto, um Messias que não passou de uma ilusão. Muitos nos días de hoje estão seguindo um Deus morto, estão dentro da catedrais, mas não crê na realidade de quê Jesus está caminhando com ele nesta jornada; a vida continua a mesma, mesmo depois de ter confessado Cristo como salvador; retornam para as mesmas atividades. As atividades de uma pessoa salva em Cristo, não são mais as mesmas de uma pessoa que não crê; os discípulos retornavam porque estavam decepcionados com tudo que aconteceu.

Emaús no hebraico é, חמת( ramat) que significa:fontes de águas quentes, ou riacho quente; eles estavam mesmo precisando de algo que esquentasse sua fé, mas não era em Emaús que estava a resposta, e sim nas palavras de Jesus; Jesus quando vai falar com eles, eles sentem a palavra de Jesus queimar dentro de si, a arder no seu coração; não porque estavam indo para Emaús, mas porque a palavra de Cristo causava dentro deles esta sensação, eles estavam sendo impactados não por irem para Emaús; mas pelo poder e autoridade nas palavras de Jesus.

O que vemos dentro desta narrativa é que, eles não conheciam nem a si mesmos, nem muito menos a obra de Cristo; eles dizem para Jesus: "E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram." (Lc 24:20) Nada daquilo que aconteceu foi da vontade do homem, o próprio Deus se carregou em cumprir sua vontade; "Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão." (Is 53:10) Deus estabeleceu seu plano de salvação, descarregando em cima do seu filho toda sua ira; tornando-o maldito, assumindo nossa culpa. E aqueles discípulos por não terem conhecimento, não se colocaram na posição de salvos, mas aguardavam um homem que reinasse sobre eles; tirando de debaixo da autoridade de Roma. Sua perspectiva de vê era errada, o caminho que estavam indo era errado; por isso Jesus apareceu à eles, sendo Ele o caminho a verdade e a vida; eles não precisavam de um banho quente, mas de uma palavra quente; daquela que arde no peito. "E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." (Lc 24:25-27) Jesus apareceu à eles para mostrar que o caminho que eles estavam, não era o caminho da verdade; o que curava a frieza espiritual que eles estavam passando não seria ir para Emaús; lugar com o significado de fonte de água quente, não seria esta a solução; mas a palavra de vida que só Jesus tem. Ao escutar Jesus pregar para eles, eles reconhece que o caminho não era para Emaús; depois de Jesus expôr para eles a palavra, a Bíblia diz: "E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles," (Lc 24:33)

É a palavra de Deus que nos dá a direção, eles retornam para o lugar certo; para o lugar da promessa, aonde eles vão ouvir do próprio Jesus: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24:49) Jerusalém nesse contexto significa lugar da promessa, muitos não estão recebendo de Deus; porque estão saindo do lugar da promessa, lugar aonde os santos estão reunidos esperando a providência do céu.

O intuito de Jesus era trazer de volta para Jerusalém, porque eles estavam perdidos nas escrituras; mas Jesus foi expôr com clareza para que eles compreendessem o verdadeiro significado. O que tem de gente perdidos nas escrituras nos nossos dias, é de dá medo, pessoas que não compreende o verdadeiro motivo da morte de Cristo, e a usam para sustentar suas necessidades físicas; Jesus foi mostrar para aqueles discípulos, que seus pensamentos não batiam com as escrituras; seus níveis de conhecimentos não estavam de acordo com os ensinamentos de Jesus, a obra de Cristo, não era estabelecer um reinado terreno; mas sim, implantar o reino do céu no coração do homem pecador tirando toda sujeira e imundície do pecado; libertando da condenação eterna.

"E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes." (Lc 24:30,31)

Jesus havia acabado de completar uma grande obra na vida daqueles discípulos, dando para eles a certeza plena de sua salvação; tirando toda dúvida que restava, quem é salvo por Cristo testifica dEle, eles retornam para Jerusalém para testificar essas coisas aos outros discípulos; e se juntar novamente com os mesmos.

O servo de Deus não precisa de um lugar de fontes quentes, e sim da água viva; que sai da fonte,

"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." (Ap 22:17) Cristo Jesus tem a palavra que penetra nosso coração, queimando, e arrancando os maus pensamentos da alma; que vai contra as palavras de vida eterna, colocando para fora a esperança novamente; restaurando a paz e alegria que se esvanece, somente Cristo tem esse poder. Se foi colocada dentro de você uma palavra de restauração, esta palavra é vinda de Cristo; Cristo restaurou os discípulos que estavam afundando nas suas ideologias, trazendo para fora a fé que estava morrendo dentro deles acerca da sua pessoa; Jesus é a salvação e solução para os que assim se encontram. Pessoas desesperançosas , que estão vivendo com dúvidas à respeito da salvação; é Jesus que dá vida novamente a vontade de viver; destruindo todas as incertezas da alma, purificando todo o interior do homem, colocando para fora tudo o que afasta o homem de Deus. Amém.

Deus abençoe sua forma de vê o reino dos céus, para que tenha a direção do Espírito Santo, em uma perspectiva espiritual.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 06/02/2023
Reeditado em 03/05/2024
Código do texto: T7712683
Classificação de conteúdo: seguro