Se achando na forma de homem (Fp 2:8)

"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." (Fp 2:8)

O intúito desta mensagem é mostrar Jesus na qualidade de servo, e a vitória por Ele obtida na cruz a para salvação de muitos.

Sendo Jesus um Deus, um ser superior à todos os homens, não questionou contra aquela condenação; aceitando todas as acusações; pois Ele sabia que a salvação dependia daquele sacrifício. E ali Ele estava carregando toda carga da humanidade. Jesus sempre soube do seu poder e autoridade, preferiu não utilizar dos meios celetiais; "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus," (Fp 2:6)

Paulo nos diz que achando na forma de homem, humilhou-se à si mesmo; uma coisa é a pessoa ser humilhada, outra coisa é a pessoa se humilhar à si mesmo, Ele já estava adiantando o trabalho dos líderes religiosos, que não aceitaram sua liderança; muito menos que fossem rei sobre eles, este foi o grande motivo para o levante. Paulo diz que Ele próprio se humilhou, quando Jesus repreende Pedro para embainhar a espada Ele diz: "Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?" (Mt 26:53) esta passagem está falando de uma autoridade de Jesus, que no caso Ele não estava utilizando; não haveria nenhuma necessidade, pois veio para cumprir a missão de morrer por todos. Deus não tirou dEle este poder, nem muito menos o seu direito de ser Deus; Ele mesmo buscou se esvaziar, Paulo diz que Ele esvaziou-se tornando semelhante aos homens, e quando Ele se acha na condição de homem Ele se humilha, ou seja, além dEle ficar semelhante ao homem, Ele preferiu se fazer menor que os outros; Isaías diz que Ele era o mais desprezado de todos os homens, "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Is 53:3) Isaías está dizendo que as pessoas tinham vergonha dEle, por isso escondiam o rosto; o sentimento que sentiam por Ele era de desprezo, a multidão confirmou quando diziam :

"Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o." (Lc 23:21)

Jesus em nenhum momento se pôs contra a multidão, porque seu sentimento era de amor, misericórdia, perdão. Seu intúito era tocar no coração implantando seu amor, mesmo não sendo correspondido, mas Ele não estava fazendo uma troca com a humanidade; no caso: Se me amares eu serei teu salvador! Independente do que o povo pensava dEle, Ele estava disposto e decidido à morrer, ainda que não fosse correspondido; sua missão não era descobrir quem lhe amava, sua missão era se entregar na cruz para salvação de todos sem fazer acepção de pessoas; até mesmo aqueles que faziam parte da comitiva que o conduzia Jesus para a crucificação, "E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus." (Mc 15:39) O centurião creu em Jesus dizendo ser Ele o filho de Deus, esta passagem nos mostra que Jesus não estava fazendo acepção, o centurião era apenas uma vítima do sistema religioso; assim como a multidão que pedia a crucificação de Jesus. Este povo era o retrato da escavidão do pecado, vítima de uma natureza decaída, prisão de satanás, comissionados por um sistema fútil e desprovido da graça divina. Aquele que se fez servo, achando na forma de homem; veio para libertar , tirar das cadeias estas vidas que estavam sobre o cárcere de suas mentes cateurizadas.

Se achar na forma de homem, não foi simplesmente ficar parecido com alguém de carne e osso, mas

foi como homem destruir as cadeias que prendiam aquele povo, ou melhor; toda humanidade. Na humildade de um servo Ele venceu satanás, deixando o inimigo envergonhado; "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." (Cl 2:14,15) Jesus não precisou usar sua autoridade de Deus para vencer satanás, foi como um servo humilde que Ele destruiu todos os poderes das trevas; Ele aniquilou toda obra do diabo, na forma de um homem.

Ele tinha uma missão, Jesus não veio se aparecer; o que veio fazer, o fez com muita propriedade, não se embaraçou com negócios desta vida, Ele veio implantar seu reino no coração daquele que crê, enquanto muitos pensavam ser um reino físico, Jesus preparava o caminho; "Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho." (Jo 14:4) O caminho estava e está na pessoa de Jesus Cristo o filho do Deus vivo, "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6)

Achando na forma de homem, Ele veio padecer a dor do pecado, mas abriu caminho, colocando o homem diante do Deus Pai; reconciliando todos os que estavam como inimigos de Deus. Ele recuperou para o homem a dignidade de se chamarem filhos de Deus, achando na forma de homem, trouxe para o mundo o direito de entrar no céu pelas portas; significa que todos os obstáculos foram tirados, não há mais desculpas para se dizer que é excluídos desse direito de morar na glória."PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Rm 8:1) Foi Jesus o filho de Deus que fez tudo isso por nós. Se Ele quizesse poderia ter desistido e retornado para o céu, Ele continuaria sendo o mesmo Deus,

mas Ele permaneceu na sua missão, não recoou da dor que enfrentaria se achando na forma de homem; nesta condição Ele sabia de tudo que estava sujeito, mesmo assim Ele encarou os fatos não fazendo caso; "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hb 12:2) É então que percebemos que, quando Paulo escreve: " Se achando na forma de homem" nos traz um sentido no caso de Jesus, de alguém que foi além de seus limites como homem; trouxe um real significado do que é se entregar em favor de alguém que não lhe retribuiria este favor, por isso que é chamado de graça, não houve nenhum merecimento para tal ato, Ele fez porque quis fazer; se Cristo olhasse para o povo com o olhar de quem estava classificando pelo seu proceder, até seus discípulos entrariam nessa classificação como desaprovado. Mas como já foi dito, não era esse o intúito, mas sim resgatar estas vidas que não se enquadravam dentro deste projeto.

Se achando na forma de homem, Jesus desafiou e venceu todos os limites humanos; trazendo para a humanidade a salvação da alma e fazendo do condenado alguém que foi justificado. Foi na forma de homem que hoje Ele te dá o direito de não entrar em condenação; "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (Jo 5:24) Foi na forma de homem que Ele te reconciliou com Deus, te fazendo amigo de Deus, porque o pecado afastou a humanidade de Deus; "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;" (2 Co 5:18) Não foi como Deus. Foi como homem que Ele mostrou que é possível vencer satanás e seus agentes da maldade. Se achando na forma de homem Ele fez tudo isso por mim e por você, se achando na forma de homem Ele se humilhou; para depois humilhar satanás publicamente, e triunfar sobre ele despojando de tudo aquilo que ele tinha direito; ele perdeu a batalha, e também perdeu a guerra porque seu fim já está decretado; satanás será punido por todo mal que causou. Quero te dizer hoje que você é alguém vencedor, não deixe o diabo te colocar para trás; não aceita ele te chamar de fracassado, porque o fracasso está sobre ele, é ele que vai ser lançado no lago de fogo. Para você tem o céu de glória, é só olhar para o homem que se fez servo e se humilhou por ti. Jesus Cristo o Rei da Gloria, nosso salvador venceu, mostrando que você também pode vencer.

Amém! Que Deus abençoe tua vida espiritual, em nome de Jesus; seja fortalecido pelo poder desta palavra.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 12/09/2022
Código do texto: T7604162
Classificação de conteúdo: seguro