O sangue da nova aliança, início no Getsêmani.

"E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão." (Lc 22:44)

Nesta mensagem meditaremos neste versículo que nos fala dos últimos momentos de Cristo, que antecede o grande sofrimento na cruz.

Quero aqui falar de um grande fenômeno ocorrido no Getsêmani, Jesus vai orar com seus discípulos, até certo momento tudo estava na mais perfeita ordem, Jesus tinha se mantido calmo e concordante com aquela situação de morrer na cruz; é o fato do momento não haver chegado, a pessoa se mantém tranquila, seus pensamentos aceitam o caso de forma teórica, mas chega o momento da prática, e todos os seus pensamentos começam a se conturbar ; "Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude." (Sl 22:11)

Isto acontece conosco quando passamos por um momento angustiante, sabemos que vamos ter que passar por aquilo, mas enquanto não chega o tempo determinado, nos portamos de maneira aceitável, mas derrepente chega a ocasião, e já não é mais na teoria, temos que enfrentar a prática. A Bíblia diz que Jesus vai orar um pouco mais adiante, distância de um tiro de pedra, e é justamente aqui que Jesus começa a orar intensamente, a hora está se aproximando; derrepente chega o sentimento de angústia, "E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai." (Mc 14:34)

Jesus na verdade sente a dor do sacrifício, e falando com Deus Ele clama: "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lc 22:42) É uma das passagens que somente é registrada pelo evangelista Lucas, quem relatou este fato foi um médico, e nos fala na precisão de um clínico; é um caso bastante raríssimo, se trata de um fenômeno difícil de se vê, segundo a medicina, tal fenômeno é causado em decorrência de um estado de fraqueza extrema, acompanhado de um abatimento moral violento , um profundo estado de emoção e grande medo; e sabemos que as condições físicas e psicológicas para o Senhor não eram favoráveis. Aqui, aqueles que Ele poderia contar vai lhe abandonar, Jesus Ele ora de forma intensa já sentindo as dores daquela execução, é como se já ouvisse os gritos da multidão pela via dolorosa sussurravam em seus ouvidos pelas ruas estreitas de Jerusalém. Foi esta aflição que Jesus estava sentindo na alma, o aperto no seu coração, ao saber que não tinha ninguém que lhe desse força naquele momento; Jesus olha para seus discípulos todos estão dormindo, e Ele clama ao pai para quê se fosse possível passasse dEle aquela agonia, aquela dor que Ele iria ter que passar; aqui Jesus está falando como homem, porque como homem Ele sente dor, Ele sente aflição na alma, Ele sente angústia, Ele sente medo daquela ocasião que se aproximava. Mas como Deus Ele saberia dos frutos que iam serem produzidos, "Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si." (Is 53:11) Como Deus Ele via a salvação da humanidade, Deus via o pecado sendo destruído, tudo aquilo que prendia o homem seria quebrado, aniquilado naquela cruz por meio daquela morte, o diabo seria envergonhado; Paulo escreve aos colossenses dizendo: "E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." (Cl 2:15) Ele sabia que seria na cruz que nós seríamos arrancados das mãos do diabo, o único problema era que alí estava o Jesus homem, "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." (Is 53:3) Como homem Ele sentia dores, todo sofrimento humano Ele sentia.

O suor de Jesus tornando em gotas de sangue é, na verdade muito difícil de se explicar; a ciência moderna nos dá uma luz sobre o assunto, longe ela de contradizer a Bíblia, diz ser um caso raro mas existente; quando os nossos pensamentos se conturbam, e somos tomado pelo medo, pela aproximação de algo muito ruim que está chegando; Jesus está premeditando os momentos mais ruins da sua vida que Ele iria enfrentar, a sua oração de forma intensa aqui descrita por Lucas, é na verdade um clamor; de alguém que está angustiado. A Bíblia diz que Ele se retira de onde está seus discípulos, e vai maís adiante, a distância de um tiro de pedra; porque agora a oração seria diferente, neste momento Jesus vai clamar, chorar com desespero, dor e sofrimento antecipado, é quando você sabe que algo não pode ser evitado, porque se não acontecesse não haveria salvação; a vida de toda humanidade estava em suas mãos, Ele estava assumindo a responsabilidade de entregar para Deus, um povo livre de toda condenação do pecado. Jesus estava carregando nos seus ombros o peso, a dor de toda condenação humana, só que de forma antecipada.

Este suor caindo ao chão em gotas de sangue, além de ser um caso raro comprovado cientificamente, também se trata de uma antecipação de Deus, à respeito do cálice que Ele iria beber; Jesus como homem precisava está preparado para o que iria enfrentar, como de fato sabemos pela descrição que a palavra de Deus nos favorece, Ele não estava na condição de Deus, pois este se esvaziou-se de toda sua glória para enfrentar todo martírio, Jesus estava provando de forma antecipada o cálice que Ele iria beber; no Getsêmani Ele teve uma grande experiência de sua vida, Jesus não foi despreparado para a cruz do calvário, muito pelo contrário, Ele foi totalmente preparado e pronto para enfrentar a dor, e todo sofrimento que lhe viria, inclusive as tentações, quando se diziam, se tu és o filho de Deus desça daí para que creiamos; Ele estava totalmente preparado e pronto, não havia nada que o impedisse de morrer naquela cruz, todas as tentativas de satanás foi em vão; quando o diabo usou pessoas na mesma condenação dEle para tentar impedir o sacrifício, Ele perdoou pecados e salvou o ladrão condenado a morte eterna; permanecendo na ferramenta de salvação. Para muitos a cruz foi símbolo de tortura de muitas vidas, para Deus ela foi ferramenta de salvação para toda humanidade, símbolo de uma grande redenção. É nesta cruz que está escrito a maior história de amor que o mundo já viu, a mensagem de salvação mais completa que já existiu, as gotas de sangue caindo ao chão não foi em vão, mas foi objetiva para preparação daquele que iria enfrentar a morte mais cruel daquele século. Getsêmani significa "prensa do óleo,"e é justamente lá que Jesus está sendo esmagado psicologicamente; para depois sentir todo o sofrimento fisicamente; sabia Ele que a qualquer momento chegaria o traidor com os soldados romanos, por isso Deus já estava preparando seu filho para o que Ele iria enfrentar. Jesus iria beber o cálice amargo , que muitos não poderiam beber.

No Getsêmani Jesus sentiu a aflição, sentiu a dor, o tormento, a zombaria do seu povo; primeiramente Ele experimenta na sua alma a angústia de ser rejeitado, mas foi lá que Ele se preparou para a grande expiação, no Getsêmani Jesus suou sangue, o indício do sangue da nova aliança que iria jorrar para vida eterna, o sangue que trouxe salvação , ele teve início lá no Getsêmani, quando Jesus estava apresentando diante de Deus, para que se cumprisse a vontade que estava no coração do Deus Pai; foi lá que Deus preparou seu filho para trazer a redenção para humanidade, no Getsêmani Ele derramou o suor da aflição em forma de sangue, apontando para o sangue da purificação, sangue que estava trazendo a cura para a humanidade decaída. O sofrimento de Cristo não teve início no

Pretório, mas sim no Monte das Oliveiras, no jardim do Getsêmani Jesus sentiu as dores do pecado da humanidade. Saiu de lá preparado para enfrentar de forma física toda a dor que sobre Ele haveria de vi, foi no Getsêmani que Jesus tomou a decisão mais difícil de sua vida; lá no jardim Ele poderia ter desistido e voltado para o céu, Ele continuaria sendo o mesmo Deus, mas foi lá que Ele disse : "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lc 22:42) Foi suando sangue que Ele decidiu ir para cruz, as gotas de sangue era símbolo de uma decisão em nosso favor; foi lá que a determinação do sacrifício aconteceu. Jesus já saiu de lá levado pelos soldados romanos, mas disposto já sabendo o que ia acontecer; Ele não abriu a sua boca, "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca." (Is 53:7)

Uma grande decisão e um grande significado, não aconteceu na Galiléia, não foi em Cafarnaum, não foi em Jerusalém; foi no Monte das Oliveiras no Getsêmani, as gotas de sangue decidiram o destino de toda humanidade. Amém.

Deus abençoe em nome de Jesus, receba graça de Deus; seja fortalecido por esta palavra.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 11/09/2022
Código do texto: T7603673
Classificação de conteúdo: seguro