Ficai, porém, na cidade de Jerusalém

"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes." Atos 1:4

Com muita precisão falaremos desta determinação de Jesus, a mesma tinha um objetivo para seus discípulos. Jesus Ele propõe para eles um revestimento de poder para os tornar capazes de fazer sua obra, foi com muita precisão que Jesus falou-lhes para permanecer em Jerusalém.

Em Lucas vemos as últimas palavras de Jesus dando esta ordem à seus discípulos da seguinte maneira: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24:49) E por isso Lucas cita esta passagem novamente em atos dos apóstolos como uma determinação da parte de Jesus.

Ficar na cidade não era sinônimo de acomodismo, mas sim de obediência para cumprimento da promessa que haveria de acontecer naqueles dias; ficar em Jerusalém tinha um objetivo, e este era receber da parte de Deus um revestimento para realização da obra do Senhor. Esta ordenança fez com que eles perseverassem em oração de forma unânime, ficando dia após dias, até que sobreveio a descida do Espírito Santo sobre aqueles que tinham permanecido; porque muitos já haviam desistido, e não puderam receber a promessa; a promessa é para os que perseveram , é para quem acredita ; quem não acredita não pode nem se quer falar de Jesus; as coisas de Deus não acontecem como nós queremos, é do jeito dEle. Deus Ele não precisou antecipar a descida do Espírito Santo para quê todos recebessem. Segundo nos informa Paulo quando escreve aos coríntios, ele diz que o número dessas pessoas que foram testemunhas de sua ressurreição foram quinhentos irmãos; e depois disto ainda foi visto por mais pessoas "Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também." (1 Co 15:6) E reunidos naquele local para ouvir as últimas instruções de Jesus, não sabemos quantos exatamente haviam naquele local; mas deduzimos que havia um bom número de pessoas, mas nem todos receberam a promessa, e uma dessas instruções que Jesus deu foi para que permanecessem em Jerusalém, até que do alto céus sejais revestidos de poder. Durante a escolha de quem ficaria no lugar de Judas, segundo nos informa a Bíblia era um número de cento e vinte pessoas. "E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:" (At 1:15) E este número de pessoas é o mesmo que usamos para saber quantos foram cheios do Espírito Santo, porque a própria palavra diz: "E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;" (At 2:1)

E o que podemos aprender com isso? O que podemos aprender é que, nem todos os que ouviram a promessa irão perseverar, porque os que ouviram a promessa na sua ascensão , acreditamos que sejam mais pessoas, nem todos serão revestidos de poder; mas foi esta pequena quantidade que Jesus contou para pregar o evangelho; e espalhar as boas novas. A perseverança nas coisas celestiais é que faz de você uma testemunha de Cristo, aqueles que ficaram em Jerusalém, aqueles que estavam reunidos no cenáculo, esses foram as ferramentas de Deus para propagação do evangelho de Cristo; foram aqueles cento e vinte que se espalhou pregando nas aldeias, nas cidades mais próximas a palavra da salvação. Deus usa os que perseveram, Deus não vai usar preguiçoso. Quando Pedro recebeu a promessa ele estava pronto para pregar a palavra, pense numa ferramenta afiada; quando disseram que eles estavam embriagados Pedro toma a palavra dizendo: "Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;" (At 2:15-17) A Bíblia diz que ele ganhou quase três mil almas, sabe pra quem é isto? É para quem fica em Jerusalém, ficar em Jerusalém é sinônimo de oração, até receber o poder; orou o primeiro dia nada aconteceu, fique o segundo dia, se no segundo não recebeu a resposta, continue até receber, quanto tempo for preciso; os dias estavam passando, mas eles estavam lá orando; até que o Espírito Santo desceu sobre eles. É em Jerusalém o lugar de receber poder, Jerusalém significa a igreja local, as vezes o pastor da igreja está dizendo para ficar em Jerusalém, mas não aparece ninguém, quando encontra com um descrente é uma vergonha, ele não tem revestimento, o descrente vê e até diz: este está pior que eu; é porque ele não ficou em Jerusalém, quem não fica não pode ser testemunha, para testemunhar tem que perseverar; o desejo de quem não fica em Jerusalém é outro, quando uma pessoa revestida de poder vê uma pessoa que não aceitou Jesus, ele se aproxima e vai logo falando do mestre amado. Mas quem não está revestido, quando se encontra com um descrente, ele dá logo vontade de fazer as mesmas coisas que ele faz; ele vê o descrente na rodada de cerveja, a boca dele fica enchendo d'água, dá até vontade de dançar também; ele passa pelos campos de futebol, a vontade dele é de jogar bola, é de está contando piadas no meio dos outros, no local de trabalho ninguém respeita ele. Se for mulher, fica logo com inveja das outras que estão diante do carro de som fazendo ginástica; uns usam até uma passagem bíblica fora de contexto, "aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra;" tentando sustentar seu desejo carnal, só que a questão é o seguinte, o que está faltando é ficar em Jerusalém; o problema não está por a carne ser fraca, a solução para esta pessoa é ficar em Jerusalém. Porque lá é lugar de revestimento, é lugar do crente se encher, é lugar dele sair cuspindo fogo, é lugar dele ter ousadia. Pedro quando foi dá o primeiro discurso, falou com autoridade, ele fez uma exposição da palavra de Deus, crente vazio não tem o que falar do reino; porque ele só observa o mundo, se perguntar para ele qual a música que está fazendo sucesso nas paradas musicais, ele diz o nome da música e o nome do cantor e até que ano iniciou o sucesso; se perguntar para ele um versículo da Bíblia ele não cita nada, mas o crente revestido de poder ele não tem conhecimento com as coisas deste mundo. "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2 Tm 2:4)

Paulo está dizendo que um bom soldado de Cristo não perde tempo com o que não edifica, a visão dele está voltada para as coisas do reino; seu prazer é agradar à Cristo. Já o que não é revestido de poder ele procura fazer o que Deus não gosta, sempre seu coração está envolvido com tudo que entristece o coração de Deus; ele nunca está preparado para dá uma palavra para alguém, ele até se esconde disso; nunca você vê ele adorando, seu objetivo está ligado as coisas terrenas; por isso o louvor não está nos seus lábios.

Mas aquele que permaneceu aonde Jesus falou, este é uma pessoa pronta para a guerra; é um soldado que não recoa , está sempre interagindo com a igreja do Senhor. O que não é revestido não sabe se quer qual é as programações da igreja, ele não tem envolvimento; a festa dos departamentos tá chegando mas ele não sabe nada, está perdido nas programações de Jerusalém, na Bíblia Jerusalém significa cidade de Deus, tanto que ele vai fazer Jerusalém descer para aqueles que estavam envolvidos com ela; não sei se você está entendendo o porque da mensagem. "Ficai em Jerusalém," porque é lá que é o lugar da preparação do crente avivado, crente morto não sobe; tem que está avivado na presença de Deus, e para isso acontecer o segredo é permanecer em Jerusalém, que na verdade é: oração, participação das programações da igreja do Senhor, das atividades cultuais; das escolas bíblicas, do evangelismo da igreja. Ficar em Jerusalém é isto, é abrir o coração para todo o propósito de Deus; é deixar Deus encher o vaso para poder ser usado, tem que ter azeite, crente sem azeite não tem coragem de participar do evangelismo, não tem coragem de participar das campanhas, não abre a boca para dizer nada porque ele é vazio; pode alguém está morrendo ao lado dele, ele não tem ação; entra dia após dia e ele não recebe o batismo no Espírito Santo, porque não permanece em Jerusalém; para ter revestimento tem que ter perseverança, não acontece no primeiro dia, Deus quer saber quem é que está interessado na sua promessa. Muitos tem esperado mas é nas coisas de baixo, o revestimento vem do alto, é lá do céu; quem dá é Deus, e Ele sabe para quem Ele dá esse revestimento; por isso te digo, tem o local certo. Quando Ele diz pra ficar, Ele está dizendo que não é de qualquer maneira não; tem regras, tem ordem, quem dá a promessa conhece bem o coração de quem recebe; quem recebeu a promessa estava perseverantes, mas quem não recebeu, ficou só olhando de longe admirados, quem não recebeu achava que era uma ação do vinho, porque não conhece as coisas espirituais; quem não conhece vai dizer que é embriaguez . "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Co 2:14) Esses só conseguem discernir o que é natural e muito mal. Mas Jesus está dizendo hoje, permaneça em Jerusalém, deixa a promessa de Deus entrar na tua vida; o que Ele tem preparado para ti é muito maior que as coisas deste mundo, as coisas do mundo passa, mas as eterna permanece para sempre.

Mais uma vez desejo a paz do Senhor Jesus em teu coração, que tua alma desfrute da alegria de receber as coisas espirituais para crescimento do teu espírito; que você possa gozar das coisas celestiais, porque essas não perecem, mas permanece pelo século dos séculos, amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 11/09/2022
Reeditado em 11/09/2022
Código do texto: T7603647
Classificação de conteúdo: seguro