Quem sou eu? Uma indentidade no Senhor.

"Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" (Êx 3:10-11)

Queremos nesta feita falar da trajetória de Moisés, o qual nos traz uma grande lição para nossa caminhada

Moisés foi criado no palácio como príncipe, deixou este de crescer ao lado de sua família biológica por causa da perseguição de Faraó; o mesmo aprendeu seus costumes, suas tradições, mesmo sabendo de onde ele tinha vindo, ele sabia sua verdadeira indentidade, segundo o autor aos hebreus diz que Moisés não abriu mão de sua verdadeira indentidade; "Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;" (Hb 11:24-25)

Ao viver no palácio Moisés sabia que era um hebreu, ele tinha convicção de suas raízes; quando Moisés mata o egípcio e enterra na areia em defesa de um de seus irmãos, Moisés está dizendo com aquele gesto que não abre mão de sua decência, de seus princípios; e não faz parte daquele sistema, ele não está compactuando com aquele povo, pois ele sabia suas origens.

Moisés agiu da sua maneira fazendo justiça, e não foi bem sucedido, pois agia com suas próprias forças, ele pensou ter agido da maneira correta, só que alguém presenciou aquele crime, e Moisés no dia seguinte tentou apaziguar uma outra situação entre seus irmãos, o qual não o aceitou lhe dizendo: "O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto." (Êx 2:14) A Bíblia nos diz que Faraó ao descobrir procurou matar Moisés, e este fugiu para o deserto.

Começa para Moisés uma nova trajetória, Moisés seria aquele que se assentaria no trono de Faraó; por conta deste acontecimento ele vai viver em uma terra estranha, longe do palácio, longe de sua família biológica, e vai viver em uma terra desconhecida.

No deserto Moisés vai viver uma vida totalmente diferente daquele vivia, lá no deserto toda a ciência que Moisés havia aprendido no palácio, todos os seus costumes, toda a sabedoria do Egito não lhe serviria de nada; no deserto ele vai apascentar ovelhas , isso seria agora seu trabalho; Moisés ia aprender a lhe dá com o sol causticante do deserto, a enfrentar os pedradores que poderiam atacar as ovelhas; a vida de Moisés seria o inverso do que ele viveu no Egito.

No deserto Moisés vai aprender a viver sem o afeto familiar, na presença de pessoas que ele não conhecia, no deserto Moisés perde sua genealogia, ele perde sua verdadeira indentidade; sem pai sem mãe é a vida de Moisés agora. É aquele momento que esquecemos do mundo em nossa volta, as aflições do deserto vai fazer com quê Moisés esqueça de seu passado, tudo que viveu e aprendeu ficou no esquecimento, chegamos à nos perguntar: quem sou eu? Moisés no deserto conhece Jetro o qual recebe por mulher sua filha Zípora, e ela dá a luz à um filho que Moisés o. chama de Gérson porque diz: peregrino fui em terra estranha ( Ex 2: 22b). A palavra peregrino nesse contexto é dado à alguém que não tem rumo certo, à alguém que vaga de um lado para o outro; é uma pessoa que não tem uma indentidade própria, alguém que perdeu suas origens; vive uma outra vida. Então ele diz peregrino fui, observamos que o verbo está no tempo passado, ele foi, significa que Moisés não estava mais na condição de uma pessoa peregrina, nesse momento Moisés estava reconstruindo sua vida, ele está se encontrando no mundo que ele vive agora. Mas é nesse contexto que Deus vai falar com ele na sarça. A Bíblia diz que depois de muitos dias Deus se lembrou do seu povo, Deus se apresenta para Moisés dizendo ser o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó; quando Deus fala estas palavras Ele está revelando sua indentidade para Moisés, depois de também ter revelado o motivo de ter aparecido para Moisés, Ele dá para ele uma missão; "Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito." (Êx 3:10) Esta missão faz Moisés fazer uma pergunta para Deus, "Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" (Êx 3:11) Moisés precisava saber quem era ele nesta missão, todos nós temos uma indentidade, por um momento ele perde sua indentidade, já estava assumindo ser alguém na vida, já tinha construído uma família, tudo que ficou no passado, não fazia mais parte da sua vida. Mas é nesse contexto que Deus vai aparecer para Moisés para dizer para ele, quem realmente ele era. A resposta de Deus para Moisés foi: "E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte." (Êx 3:12). Deus estava dizendo para Moisés que ele seria seu representante legal, alguém que veio em nome do Senhor dos exércitos, com o comando e a ordem daquele que tinha autoridade sobre aquele povo; e o Deus que tinha mandado ele, estava precisando daquele povo; "E DEPOIS foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto." (Êx 5:1)

Deus está trazendo Moisés de volta com uma indentidade, alguém que saberia quem era ele no reino de Deus, você sabe quem é você no reino de Deus? Qual a sua missão? Porque Deus te escolheu?

Se apresente como um representante de Deus neste mundo, alguém que foi escolhido por Deus, alguém que tem um papel nesta sociedade, você tem uma indentidade; o diabo tem lançado muitos na prisão, pessoas que não tem mais uma indentidade; não sabem à quem está servindo. Moisés perguntou para Deus: E quando me perguntarem quem me enviou,o que direi? "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós." (Êx 3:14)

Moisés queria saber a quem realmente estava servindo, poder dizer para pessoas que lhe perguntassem, tem muitos hoje que estão vivendo sem ter, e sem saber o que dizer de Deus; porque não tem conhecimento à respeito de quem está servindo, nem sabem na verdade quem é Ele; Moisés se lembra que todos seres existente precisa ter uma indentidade, indentidade é o que me indentifica quem eu sou, é um conjunto de características próprias e exclusiva com os quais se podem diferenciar uma pessoa da outra.

No meio cristão somos conhecidos como servo do Senhor. Em uma empresa a pessoa se apresenta como trabalhador da mesma, essa pessoa traz consigo a marca daquela empresa, como alguém que veste a camisa; sendo um representante daquela empresa, as pessoas vão conhecer ele pelo nome da empresa que trabalha. Moisés ia se apresentar para Faraó como um enviado do Deus vivo, alguém que tinha um ser superior na sua vida; e que estava ali ao comando de uma autoridade máxima. Tem pessoas por aí vivendo ao léo, sem ter quem representa, à mercê de si próprio, não tem um ser superior acima dele, ele mesmo é o dono do seu nariz; e quando a coisa aperta ele não tem por quem chamar; nunca aceitou está debaixo da submissão de Deus.

Moisés sabia a quem recorria na hora da necessidade, quando chega em frente do mar vermelho, ele fica em aperto por conta da pressão do povo e do exército de Faraó que se aproximava, neste momento ele clama à Deus, Deus pergunta porque clamas à mim? Deus estava dizendo para Moisés que não havia necessidade dele clamar por Ele; mas Moisés sabia à quem ele deveria recorrer, Moisés sabia que tinha um ser superior à ele, alguém do qual ele era submisso, e que podia contar na hora do aperto. Isto é ter uma indentidade no Senhor, Moisés estava dizendo: Aquele que represento é quem me defende, é quem assina embaixo por mim; quando Moisés vai para o Egito, ele sabia que toda a autoridade que estava sobre si, não vinha dele, mas do próprio Deus, ele era apenas um instrumento, todo comando quem dava era o Deus vivo, é quando eu deixo Deus me dominar; aceito a viver debaixo da sua submissão, isso mostra que minha indentidade está nEle.

Jesus faz uma pergunta para os discípulos dizendo: Que dizes os homens ser o filho de Deus? E eles respondem: "E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas." Mt 16:14 Jesus estava se referindo a sua verdadeira indentidade, e vós o que dizeis? Continuou Jesus: "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mt 16:16) Depois que Pedro responde Jesus diz o seguinte: "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" (Mt 16:17-18) Jesus para falar da sua igreja que seria edificada sobre Ele, em cima do que foi revelado para Pedro; Jesus faz um trocadilho de palavras e no mesmo Ele muda o nome de Simão para Pedro, Simão significa: Aquele que ouve. Pedro significa: Rocha , pedra; se referindo a algo que está firmado, que no caso seria na palavra de Jesus, ou no próprio Cristo; Jesus estava dando para Pedro uma indentidade, e esta indentidade estava no próprio Cristo, firmado em Jesus.

Quero te dizer que a tua indentidade, só terá força se estiver em Jesus; você é um representante de Jesus nesta terra, alguém que tem um nome, alguém que foi escolhido por Deus, com um objetivo; alguém que recebeu uma nova indentidade, você não é para viver de forma aleatória, sem rumo, sem destino, a tua finalidade está em Deus. Receba esta palavra em teu coração, receba renovo, não deixa o diabo tomar a tua indentidade, porque ela vem de Deus. Moisés conviveu sabendo que a sua indentidade estava em Deus, ele foi totalmente dependente de Deus, foi obediente até na hora de sua partida.

Amém.Que o Senhor te abençoe e te dê forças para prosseguir, carregando o nome daquele que te chamou.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 24/08/2022
Reeditado em 28/08/2022
Código do texto: T7589556
Classificação de conteúdo: seguro