O profundo sono de Jonas.

"Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono." (Jn 1:5)

O sono profundo é a fase em que os batimentos cardíacos , a respiração e os músculos ficam mais relaxados, e as ondas celebrais ficam mais lentas.

Uma das coisas que acontecem no nosso dia a dia, que muitas das vezes nos tira o sono, é quando nos encontramos aterefados demais, sobrecarregados; a noite vem as preocupações, e acabam tirando nosso sono, vamos deitar já pensando no dia de amanhã; ficamos ansiosos, deixamos a mente caminhar na frente dos acontecimentos. As vezes nem vai acontecer como estamos pensando, mas acabamos tirando conclusões erradas, porque a ansiedade trás esses pontos negativos, por isso falou Jesus: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?" (Mt 6:31)

Já o caso do profeta Jonas, ele teve o inverso da situação! Conforme o relato bíblico, o profeta recebeu de Deus uma ordem divina. Algo que lhe custaria tempo, disposição, e lhe traria uma inquietação; tirando todo seu acomodismo, não lhe permitindo que o mesmo tivesse sossego.Tudo isso lhe sobreviria se ele tivesse cumprido a ordem de Deus. Traria sobre si uma certa preocupação, mas não o tem porque o profeta foge dessa responsabilidade.

A Bíblia nos diz que Jonas tomou outra trilha. Deus mandou ele ir para Nínive, ele foi para Társis , direção contrária da ordem divina; ao comprar sua passagem com o destino ao lugar oposto do quê Deus lhe havia mandado, ele relaxa no porão do navio de todos seus afazeres; porque já não os tinha como ocupação, fazendo com que este venha se acomodar de forma plena, como se não tivesse nada na sua agenda para ser realizado. O profeta cai no sono profundo! Isso acontece quando nos desligamos de tudo que está em nossa volta; limpamos nossas mentes daquilo que muita das vezes nos incomoda, trazendo para nossa alma total tranquilidade, descanso, deixando livre de qualquer ocupação; isso só acontece quando esvaziamos todo nosso ser, aí caímos no profundo sono.

Vivemos em um mundo em que o pecado tem se alastrado por toda parte da terra, se fecharmos nossa boca, encruzarmos nossos braços, maís vidas descerão para o abismo; o momento não é de descanso, não é de acomodismo, não é hora de colocarmos nossas cabeças no travesseiro e cairmos no sono profundo, enquanto vidas estão morrendo sem Deus, tem profetas dormindo no porão. É hora de acordar, é hora de ir rumo à Nínive, porque a cidade tem muitos habitantes, que não sabem discernir o que querem; quando o profeta vai para o porão ele cai no sono profundo, porão é lugar de pouco acesso, aonde faz com que todos seus membros relaxem, levando ao profundo sono; quando estamos no profundo sono não oramos, não clamamos à Deus porque vivemos no acomodismo; é preciso Deus interferir nessa situação, para quê despertamos deste sono da preguiça que tem entrado pelos templos das igrejas evangélicas que um dia carregou as marcas de um verdadeiro discípulo de Cristo.

A irtevenção de Deus tirou Jonas do acomodismo, do descanso, da distração,do sono da preguiça; para atender sua ordem. Este só conseguiu clamar à Deus quando foi lançado fora do acomodismo, do lugar de pouco acesso, aonde fazia ele relaxar; tem momentos na vida que é preciso sair desse porão, porque ele provoca um profundo sono, é neste lugar aonde muitos deixam de orar, tendo pouco acesso ele vai vê o que não pode,fazer o que não lhe é permitido fazer, falar o que não deve falar. Nesse momento de relaxamento ele vai se desligando das coisas espirituais, e isso vai contribuindo para o distanciamento das coisas celestiais; ele vai deixando de lado suas tarefas, seus afazeres na casa do Senhor, tudo que lhe sobrevém é voltado para as coisas carnais, e quando a mente é esvaziada das coisas do alto vêm o profundo sono, que para despertar dá trabalho. O profeta de Deus não pode se despreocupar com seus afazeres, as almas tem urgência de ouvir a palavra que Deus mandou.

Quando descemos para o porão,aqueles que estão em nossa volta são os primeiros a sentir os efeitos causados pela falta de compromisso com o reino, eles sofrem até mais do que nós, por não saberem discernir a causa da situação; e quem não sabe a causa e não tem discernimento clama por deuses que não existem, e esses por não poderem lhes responder, a situação fica pior. Deus apresentou você para o mundo como alguém que pode mudar o rumo das coisas em sua volta, é com uma palavra sua, dizendo: Quem é você,de onde você veio, quem são os seus povos, qual é a sua missão; é isso que vai fazer a tempestade se acalmar, a fúria do mar vai esvanescer,toda braveza das águas vão desaparecer; antes de ser lançado nas águas a situação em sua volta deve ser de total tranquilidade, porque você deve ser um divisor de águas. Jonas quando foi lançado nas águas deixou uma paz aonde estava, as pessoas ficaram alegres com sua partida porque resolveu a questão. Águas em algumas passagens na Bíblia é sinônimo de povos, nações; muitas das vezes o profeta primeiramente é lançado nas águas , para depois Deus levar ele a uma experiência profunda com o Senhor; é nesse local aonde ele vai clamar à Deus, é nesse momento que Jonas clama para está em solo firme,o profeta ainda não conhecia o que estava nas águas profundas, e isso não acontece se não passarmos por uma experiência com Ele; tem muitos que querem conhecer o que está nas profundezas das sagradas escrituras, mas não conseguem porque optam por uma leitura artificial; o Espírito Santo é o intérprete das sagradas escrituras, Ele é quem leva o profeta nas profundidades; "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." (1 Co 2:10) As vezes oramos de forma natural e Ele nos ouve, mas também tem momentos que não podemos somente orar,mas sim clamar; "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." (Jr 33:3)

Foi quando Jonas clamou lá das profundezas do mar, lugar da sua experiência com Deus, que ele foi ouvido; Deus preparou seu emocional e levou para terra. Deus tirou o profeta do sono profundo e levou à ter uma experiência profunda, quando saiu de lá, saiu disposto para fazer sua vontade, renovado com uma visão totalmente diferente; as vezes nos encontramos assim como Jonas, mas é Deus que nos dá disposição para fazer sua obra.

Deus te abençoe, e que não venha faltar oportunidade para ter uma experiência profunda com Ele, que Ele venha guiar teus passos, lhe conduzir pelo caminho da verdade; em nome de Jesus nosso Senhor e salvador.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 21/08/2022
Código do texto: T7587475
Classificação de conteúdo: seguro