O retorno de Naamã para casa

"Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo." (2 Rs 5:14,15)

Naamã era um homem de valor conforme a narrativa bíblica, homem de grande prestígio diante de seu senhor, por meio dele Deus havia dado livramentos aos síros. Porém este homem apesar de ter todo esse currículo valoroso e de grande porte, tinha um grande defeito, ele era leproso, a lepra era uma doença incurável e contagiosa,por isso havia locais específicos para pessoas que eram portadores desta doença; Naamã permanecia no meio das pessoas, daí você pode tirar as conclusões do prestígio que tinha esse homem para o rei. Devido as grandes conquistas em batalhas, muitas vitórias ele tinha conseguido porque era um homem estratégico diante do exército sírio.

E a Bíblia nos diz que ele ficou sabendo que havia em Israel um profeta que, poderia curar da sua lepra por meio de uma menina que foi levada cativa pelos sírios; e este notificou a seu senhor que lhe enviou para Israel com o intúito de este ser curado de sua lepra.

Durante este percurso podemos entender que para Israel ia um homem cheio de ansiedade, levando consigo uma tropa e muitas coisas valiosas; alguém esperançoso, ao mesmo tempo cheio de dúvidas, carregando consigo também um grande desejo de ficar curado, mas ao mesmo tempo uma carga de incertezas. É neste cenário que podemos analisar a aflição que havia no coração de Naamã, um homem que estava com medo das coisas não saírem como pensava, mas também acreditava em um retorno feliz; e este estava pronto para sacrificar e fazer algo, mesmo que lhe custasse um preço alto ele estava disposto a pagar, sendo este valor em qualquer área; física ou financeira.

E quando chega em Israel, ele vai diretamente ao rei que rasga suas vestes por achar que ali era uma trama para lhe armar uma emboscada. Mas Elizeu soube do acontecido e disse: Porque não manda vi até a mim e saberá que há Deus em Israel, pelo quê Naamã foi enviado até Elizeu, chegando ele à porta de Elizeu, o profeta mandou um mensageiro que lhe disse: Vai e lava-te sete vezes, no rio Jordão.

Mediante a palavra do profeta, acabou toda esperança de Naamã, pois este desacreditou que poderia ser curado,e vai retornando indignado para sua casa , pois não encontrou força nem segurança na palavra do homem de Deus. Segundo o coração de Naamã, agora só havia tristeza e ódio das coisas não saírem como pensava; pois nem tudo que é bom para nós saí como imaginamos, Naamã contava com uma cerimônia, algo que o profeta viesse impô suas mãos e invocasse ali seu Deus na presença de todos, até mesmo quem sabe levantar um altar de sacrifício. Na verdade o que podemos constatar é que Naamã, sofreu muito com aquela doença, e este estava disposto a pagar um preço alto para ficar curado, é como se ele fizesse aqui uma comparação devido a gravidade da doença, é nesse contexto que ele achou muito simples, à ponto de desacreditar que não seria curado daquela forma. Só que Naamã ouve o conselho de um servo seu o qual nos diz a palavra : "Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado." (2 Rs 5:13) Seu retorno era de insatisfação, seus pensamentos era agora chegar em casa, não dá mesma forma saiu , mas pior porque além de doente agora estava voltando indignado; e é nessa hora que ele resolve descer as águas do Jordão, "Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado." (2 Rs 5:14) Naamã desceu do maís alto nível que estava, sendo ele um grande comandante do exército da Síria,possuia um nível elevado , alguém que chegou no topo; e uma das passagens mais bonita que acho neste capítulo é que, a Bíblia diz: " Então desceu," Naamã precisava descer da posição que possuia para receber algo de Deus na sua vida, até certo ponto Naamã se indentificava como alguém da alta sociedade; observe que ele diz: "Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação." (2 Rs 5:12) Ele era importante demais para mergulhar nas águas escura do Jordão, as águas do Jordão eram turvas e as indentificava como sujas, seria uma grande humilhação para um homem em sua posição.

Mas ele fez conforme a palavra de seu servo e se humilhou e recebeu seu milagre. Agora falaremos de seu retorno para casa, ele vai levando consigo não o sofrimento de um homem doente que passou anos com uma doença incurável, mas as marcas de uma pessoa limpa,purificada e salva , porque descobriu que somente o Senhor é Deus verdadeiro, e sua pele ficou como a pele de uma criança. Uma pessoa de um caráter transformado, era agora aquele homem, com uma mente renovada, alguém que se submeteu a vontade de Deus; compreendeu o verdadeiro sentido da vida, a alegria estava estampada no rosto de Naamã. E

tudo que ele queria era compartilhar com sua esposa, amigos, com o seu senhor, seus parentes; agora ele não carregava uma ansiedade no seu coração, mas a alegria de alguém que tem algo de bom para testemunhar, alguém que quer mostrar o que Deus fez em sua vida. A carruagem que outrora carregava uma um homem enfermo, trazia de volta para seu lar um homem de semblante firme e alegre, certo de que seus sonhos foram correspondido . Agora você imagina o tratamento que iria receber aquela menina, a Bíblia não diz nada sobre isso, mas podemos aqui conjecturar porque o contexto nos permite; primeiramente ela seria tratada não como escrava,mas como alguém que passava a receber pelo seu trabalho prestado, alguém que acabou se tornando uma pessoa íntima da família, uma pessoa de confiança.

Esta felicidade que estava em Naamã, era uma recompensa da parte de Deus, por isso Deus usou aquela menina para lhe abençoar; o texto bíblico é bem claro quando diz que, por ele Deus dava livramento aos sírios; é tão verdadeiro o que falamos aqui que até Jesus vai dizer mais a seguinte palavra : "E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio." (Lc 4:27) Agora você imagina aqui o motivo da alegria de Naamã, de dentro de uma grande quantidade de leprosos, somente Naamã foi escolhido para receber esta tão grande benção; haviam muitos que desejavam serem curados, mas foi este homem que recebeu este grande privilégio. E assim Deus continua trabalhando, Deus procura pessoas como Naamã para serem transfomadas, Ele quer mudar a tua história, assim como ele fez com Naamã; quer tirar toda a impureza, toda sujeira que tem atrapalhado muitas pessoas de receberem e ter este encontro maravilhoso com Deus. E assim o seu retorno para casa será, de uma pessoa transformada pela graça do Senhor Jesus.

Queremos aqui mais uma vez agradecer por mais esta linda passagem, que Deus nos iluminou, para trazermos ao coração daquele que aprecia a palavra de Deus.

Deus abençoe que a paz do Senhor esteja sempre em sua vida.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 12/08/2022
Reeditado em 19/08/2022
Código do texto: T7580695
Classificação de conteúdo: seguro