O movimento das águas, mensagem

"Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. "E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo." (Jo 5:4,5)

O intúito desta mensagem é mostrar que o milagre de Deus flui na pessoa de Jesus Cristo.

É notável compreendermos que este homem passou muitos anos esperando por um milagre em sua vida, trinta e oito anos foram o tempo de espera; por conseguinte anos este homem esteve perseverante naquilo que acreditava. Foram dias e noites vazias no decorrer daquele tempo, aonde a busca se tornou em vão. Pois suas convicções eram firmes, porém o foco era incerto; talvez ele possa ter visto algo que lhe motivasse a permanecer naquela busca, porém a Bíblia não registra nenhuma pessoa que foi curada ao movimento daquelas águas. Dentro desta visão, concluímos que aquele homem perdeu muito tempo focando em algo que nunca iria lhe trazer um resultado proveitoso.

Esta crença permanecia entre os judeus, que o anjo descia em certo tempo, na verdade havia um tempo determinado para esse acontecimento conforme nos diz a Bíblia; porém não podemos dá nenhum testemunho de alguém que recebeu uma cura, pois a Bíblia não diz, nem antes, nem depois do aparecimento de Jesus.

Betesda significa casa de misericórdia, segundo a narrativa bíblica, havia naquele local uma multidão de enfermos; eram um lugar de acolhimento de pessoas necessitadas de atendimento médico, conforme nos diz os relatos bíblicos, várias espécie de enfermidades estavam naquele local; e o anjo aparecia em certo tempo, que dá à entender que não era de vez em quando; e ali muitos queriam tirar proveito daquele momento, segundo eles acreditavam. O que se pode saber é que realmente as águas eram agitadas, o que evidenciava a acreditarem naquela crença. Bom, a questão do movimento das águas, até um simples vento em tempo determinado por conta das estações do ano poderia causar esse movimento; o fato é que, alí eles colocavam sua fé em ação, e ao tocar nas águas, pela infinita misericórdia de Deus alguns acabavam recebendo sua cura, que os faziam acreditar naquela crendice. E uma das coisas que nos leva à termos uma má interpretação é, o fato de dizermos que realmente o anjo descia porque senão o apóstolo João não tinha escrito; a visão de João era mostrar o milagre de Jesus, e não julgar o que era certo ou errado,por isso escreveu ; o autor estava contando a história como ela aconteceu, e não fazendo um julgamento do caso ocorrido, algumas passagem na Bíblia são descritivas; e essa é uma delas. Então tudo isso evidencia apenas para uma crença,em que os judeus acreditavam que um anjo descia, porém não há nada que possa comprovar que realmente era uma afirmação verídica, em quê se há uma prova concreta de um anjo descendo sobre aquele tanque.

Muitos vivem no mundo iludido por conta de movimentos, ao invés de olharem para Cristo; perdem tempo correndo atrás de movimentos, aonde vem o profeta não sei de onde. O milagre na vida daquele homem foi de imediato por conta de uma palavra da parte de Jesus ; tem pessoas que está no meio de todos os movimentos, quando é culto de ensinamento da palavra, a tal pessoa não aparece, e quando vem para ele uma palavra da parte de Jesus, ele não recebe; porque não conhece Jesus, ele vai falar de quem está envolvido no movimento, vai dizer que a culpa dele não receber o milagre é do fulano que não levou ele para o movimento; ou mesmo do cicrano que vai na frente dele no movimento.

Porém a Bíblia diz que Jesus, sabendo que ele estava naquele estado há muito tempo; fez uma pergunta para ele: Queres ficar são? Foi justamente nesta hora que ele fez seu questionamento, mas Jesus cura sem precisar agitar as águas, Jesus cura aquele que tem fé,e também aquele que não tem , porque Ele é Deus e faz do jeito que Ele quer; Ele não precisa de movimentos; Ele cura dentro do movimento,mas também cura fora de qualquer tipo de movimento.

Ele não precisou de muita coisa,apenas lançou uma palavra,

" Levanta-te, toma o teu leito, e anda." Foi por meio de uma palavra de Jesus que aquele homem se viu curado, os judeus tinham uma crença que não se podia fazer nada no sábado,uma forma de interpretação errada das escrituras; "Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado." (Jo 5:9) João faz questão em detalhar à respeito do dia, porque para Jesus não tem esse negócio, todos os dias são iguais; Ele não faz separação, Ele não está preso em dia, estações de tempo, Ele não está limitado as regras criadas para frear aquele povo do pecado.

Ele continua sendo o mesmo, Ele cura na festa, Ele cura fora da festa; a Bíblia diz que naqueles dias se reuniam os judeus para uma festa entre eles, e Jesus subiu para Jerusalém e chegando perto da porta das ovelhas havia um tanque que em hebraico se chama Betesda, onde havia grande multidão de enfermos; e é fora da festa que este homem é curado,ele era impossibilitado de participar daquele festejo; mas Jesus cura em qualquer lugar. Ele não estava na festa, nem muito menos no movimento das águas; porque para Jesus não há barreiras, não tem obstáculos que lhe impeça de operar seu milagre. Ele faz isto e muito mais, o milagre acontece de forma mais rápida quando deixamos sua palavra penetrar o nosso coração, sem termos que questionar à respeito da mesma.

Esta foi a palavra que Deus colocou no meu coração, para transmitir para você,tome posse desta palavra na tua vida e seja por ela abençoado.

Que Deus continue abençoando tua vida, e você seja envolvido pelo poder da palavra do Senhor, e que as bençãos do céu desça sobre tua casa,em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 11/08/2022
Reeditado em 11/08/2022
Código do texto: T7580196
Classificação de conteúdo: seguro