Um julgamento injusto contribuindo para a justiça de Deus

Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus.

E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou.

E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.

Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?

Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.(Jo 19:7-11)

Meditaremos nesta palavra acerca dos últimos momentos que antecedia a crucificação.

Pilatos expressa medo, pavor,fica atemorizado ao saber a causa que Jesus estava sendo julgado ; quando os judeus disseram que Ele dizia ser o filho de Deus, Pilatos entra outra vez na audiência e pergunta de onde és tu? Até certo ponto dentro do entendimento de Pilatos acerca de Jesus estava se falando que Ele era rei, rei dos judeus, até ai Pilatos não estava sabendo da gravidade, mas quando ele ouve pronunciar que Ele se dizia ser filho de Deus, a história mudou, ele ficou mais preocupado ainda. Não que Pilatos tinha temor à Deus,o fato é, que diante da compreensão de Pilatos; filho de Deus é alguém com muita autoridade,e por mais ímpio que seja; para matar Jesus com toda a certeza de quê era o Messias; não seria simplesmente uma decisão qualquer. Todos os judeus estavam aguardando a vinda do Messias prometido, como hoje a igreja de Cristo aguarda o arrebatamento; e foi isso que deixou ele atemorizado porque ele ouvia falar desse acontecimento, o mesmo tinha conhecimento do fato; observe que enquanto estavam falando que era rei dos judeus,ele estava entendendo como alguém que estava se exaltando,um tipo de arruaceiro ; por isso ele estava absorvendo de forma normal.

O desejo de Pilatos não era crucificar Jesus, mas sim soltar, eles não encontraram um crime em Jesus para que pudesse ser julgado;nem na lei do homem, nem na lei de Deus; Jesus foi julgado de forma sorrateira ,sem terem argumentações eles entregam o caso para o povo decidirem, que julgam conforme seus anseios. Quando ele faz a pergunta para Jesus, quem és tu? E Jesus não responde; conforme nos diz a Bíblia : "Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?" (Jo 19:10) Pilatos está falando da autoridade que tinha como governador, o que ele não sabia era que alí o que estava acontecendo era cumprimento da palavra de Deus; por isso Jesus lhe diz: " Respondeu-lhe Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem." (Jo 19:11) Jesus estava afirmando que este poder que Pilatos tinha sobre Ele,foi o próprio Deus que deu, para que as escrituras viesse se cumprir. Segundo Jesus, Pilatos está apenas cumprindo sua obrigação como autoridade, o qual diz: "aquele que me entregou a ti maior pecado tem", Jesus estava se referindo aos líderes religiosos que entregou Jesus por inveja, Pilatos estava apenas cumprindo seu papel de julgar aquela causa, e este, assim como Herodes diz: não vejo nEle crime algum. E assim Pilatos lavou suas mãos, e deixou a multidão julgar; o qual preferiram que Barrabás fosse solto.

Então, o que podemos constatar é que, Pilatos fez de tudo para soltar Jesus, até mesmo porque aquilo que estavam falando a respeito de Jesus, quê o mesmo estava dizendo ser filho de Deus, segundo os pensamentos de Pilatos, pelo que podemos descrever mediante sua reação; este sabia que um dia o Messias poderia aparecer, por isso ficou atemorizado, porque este dia poderia ter chegado; Jesus seria uma ameaça para os líderes religiosos e aqueles que estavam no poder político. Pilatos demonstrou insegurança ao ouvir que Jesus se dizia ser filho de Deus, por um certo momento ficou perplexo; e sua atitude foi não ter argumentos para aquela causa. Mas também logo em seguida quando entrega o caso para a multidão, quê de fato acredita ele não ser possível o que está sendo falado a respeito de Jesus; a prova concreta de que não haveria fundamento nenhum continuar com aquele julgamento foi lavar suas mãos. Lavando suas mãos ele não seria cúmprisse daquela ação revolucionária, e deixava o povo assumir aquela a responsabilidade que era dele; "Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso." (Mt 27:24) Dentro de suas palavras Pilatos enxerga em Cristo um homem justo,sem culpa nenhuma; e o mesmo se acha incapaz de julgar aquele caso, não havia provas para culpá-lo. O desejo dos líderes religiosos e da multidão corrompida de punir Jesus de forma injusta era grande, tanto que nem pararam para observar de fato, a comparação de Jesus para Barrabás, agindo por impulso a multidão não mede as consequências da gravidade de soltar um bandido. Preferiram que a culpa caíssem sobre eles, "E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos." (Mt 27:25)

A cegueira espirtual prevalecia sobre o povo,e a pressão crescia cada minuto em cima das autoridades para quê a execução fosse cumprida; dentro da lógica humana, eles agiam dentro da lei de Deus de forma correta; dentro da lógica de Deus, o povo agiriam de forma incorreta, e cumpriria o plano quê por Deus foi estabelecido de forma correta.

Sempre o homem vai agir de forma incorreta se não tiver a orientação divina, pois todos estavam agindo segundo seus impulsos; injustamente tanto as autoridades políticas, religiosas, como uma multidão inconformada, cumpririam o maior e mais perfeito plano de justiça; era a sabedoria divina agindo em cima da perversão humana, a maldade humana chegou ao mais alto nível alcançado pelo homem. Mas Deus utilizou-se de comportamentos pervertidos para aplicar seu amor pela humanidade.

Que Deus possa cada dia nos levar ao pleno conhecimento de sua verdade, que foi rejeitada por Pilatos quando perguntou: O que é a verdade? Na verdade Pilatos estava fazendo vista grossa diante daquela ocasião,afim de não querer levar o caso em frente; ele faz uma pergunta desnecessária, não que ele tinha interesse em saber o que é a verdade; pois o mesmo não levou em frente sua pergunta que foi de forma aleatória. Muitos que se interessaram na verdade de Deus abriram seu coração, e obtiveram grandes resultados, pois a mesma diz: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo 8:32)

Todos que se chegaram à Jesus com seu coração aberto, conseguiram receber sua salvação; pois Jesus nos diz: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Jo 6:37) A palavra de Deus é objetiva e tem seu propósito, para cumprimento de sua vontade.

Aquele julgamento foi o pior julgamento da face da terra, porém o resultado daquele julgamento foi os melhores obtidos até hoje, e maís abrangente, pois foi por meio dele que Deus elaborou seu plano; que até hoje vidas vem sendo alcançadas e transformadas . Afinal a Bíblia diz:"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:28)

Que Deus em Cristo vos abençoe à todos, e que vidas possam ser alcançadas para cumprimento de sua palavra. Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 10/08/2022
Reeditado em 10/08/2022
Código do texto: T7579301
Classificação de conteúdo: seguro