O homem segundo coração de Deus debaixo da ira do Senhor.

"E A IRA do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá." (2 Sm 24:1)

Louvado seja o Senhor Deus de Israel que deu grandes vitórias à seu servo Davi, e que por um momento este deixou se levar,pelas artimanhas de satanás; trazendo grandes consequências ao povo de Israel.

Davi foi um homem que tudo que ia fazer, não à executaria se primeiramente não consultasse ao Senhor, se trata de uma grande confiança obtida por parte de Davi no Senhor. Deus era com ele em tudo que fazia, na verdade ele era o homem segundo coração de Deus; um homem de coração quebrantado , que correspondia as vontades do Senhor; quando Davi peca, Deus de forma alguma se agrada do que ele tinha feito, Davi se arrepende amargamente,e este recebeu de Deus o perdão, Deus só não podia livrá-lo das consequências, pois sua palavra nos diz: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6:7) E por esta razão Deus diz que a espada não sairia de sua casa,

"Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher." (2 Sm 12:10) mas este foi um homem que andou na presença de Deus, Saul reinou quarenta anos sobre Israel,sem se importar com a presença do Senhor, porém Davi ao assumir o trono de Israel ele se preocupa primeiramente com a presença de Deus na sua vida, e busca trazer para Israel a arca da aliança; pois sabia que precisava da presença do Senhor em sua vida, o qual este não abria mão.

Quando se arrepende de seu pecado suas palavras foram: "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo." (Sl 51:11)

Mas por momento Davi tranquiliza seu coração,tinha muitas conquistas, muitas vitórias, Deus tinha dado em suas mãos todos seus inimigos, é aonde ele vai olhar para seu momento de glória; aonde esquece que tudo que conquistou não foi com a força do seu poder,mas Deus que tinha vencido suas guerras. E é aqui aonde tudo que Deus fez, passa despercebido diante de seus pensamentos, depois das conquistas, de todas as vitórias, vem a calmaria; é neste momento que Davi coloca toda sua confiança na força de seu poder; "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jr 17:5)

Davi sem vigiar manda Joabe numerar o povo ,a Bíblia diz que a ira do Senhor se acendeu; aquilo pareceu mal aos olhos de Joabe, que aconselhou o rei acerca daquilo, perguntando porque o rei desejaria este negócio , Davi estava curioso em saber qual era sua força. Por esta razão a Bíblia diz que a palavra de Davi prevaleceu, ele não voltou atrás, e eles foram contar todo o povo, ao cabo de nove meses e vinte dias retornaram, de Israel contaram oitocentos mil homens de guerra que arrancavam espada,e em Judá quinhentos mil homens. Pelo que Deus mandou o profeta Gade a Davi à dizer-te: "Vai, e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça. Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou." (2 Sm 24:12,13) Davi precisava dá uma resposta para Deus, porquanto pecou contra o Senhor, e Deus estava totalmente irado; então escolheu Davi: "Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu." (2 Sm 24:14) Davi recebe as consequências de seu pecado, e toda aquela nação sofre junto com ele, na verdade ele era um representante legal daquele povo;

"Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo." (2 Sm 24:15)

Setenta mil homens morreram, isso só esta quantidade porque o Senhor teve misericórdia; e segundo a Bíblia ele se arrependeu deste mal, ou seja, como está escrito: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;" (Lm 3:22)

Davi buscou ao numerar o povo um excelente resultado, deixou a soberba falar mais alto dentro de seu coração, como quem diz que todo aquele exército era a causa de suas conquistas, quando recebeu a notícia,a Bíblia nos diz : "E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente." (2 Sm l 24:10) Davi percebe que com aquela quantidade ,ele não teria capacidade de obter grandes conquistas, diante daquilo que Deus fez; não seria a quantidade de seu exército, ele observa que não foi sua força que o levou tão longe, mas o braço de Deus, por isso diz a palavra que isto pesou no seu coração. Quando nós achamos que somos alguma coisa , o Senhor vem e nos abate, mostra que somos dependentes dEle, Davi segundo o livro das crônicas deixou o diabo enganar, "ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel." (1 Cr 21:1) A vigilância tem que está no meu do povo de Deus, porque assim como Davi falhou, estamos sujeitos à fracassar, mesmo depois de muitas vitórias,muitas conquistas; pois é nessa hora que o diabo se levanta contra a sua igreja, quando ele vê que o crente está progredindo ele procura derrubar, ele não fica feliz com teu crescimento. E o pior de tudo é que pessoas que estão à sua volta vão participar de teus sofrimentos , pessoas que não tinham nada à ver com teus erros, vão está envolvidas com os teus fracassos; vão pagar o preço por ti.

Setenta mil homens morreram,por causa do pecado de Davi. O mesmo ao ver o anjo do Senhor que feria o povo disse: "E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai." (2 Sm 24:17) A Bíblia diz que naquele mesmo dia o profeta Gade foi até Davi,e disse sobe pois a eira de Araúna o jebuseu e levanta um altar ao Senhor (2Sm 24:18). E assim fez Davi, que ao chegar-se à Araúna disse: "E disse Araúna: Por que vem o rei meu SENHOR ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que este castigo cesse de sobre o povo." (2 Sm 24:21) e diz a palavra que Araúna oferece tudo e os bois para Davi sacrificar (2 Sm:24:22) , e Davi não aceita porque diz não oferecerei ao Senhor holocausto que não custe nada; (2 Sm 24:24)

Nunca ofereça ao Senhor holocausto que não lhe custe nada,quer ter vitória e ser um vencedor, pague o preço, porque tudo tem um custo. E assim se aplacou a ira de Deus, e Davi aprendeu que deveria sempre confiar no Senhor.Amém.

Pedimos mais uma vez a benção de Deus para nossa vida, que nos ajude no nosso proceder, muitos homens de Deus caíram nas armadilhas de satanás, quem somos nós diantes desses homens que foram gigantes na fé?; somos apenas uma pequena fagulha no meio do universo, por isso é que pedimos as bençãos de Deus, porque somos necessitados das mesmas, e reconhecedores de quê sem elas não venceremos, assim como clamou Davi pela presença do Senhor, façamos o mesmo; para que nEle nos fortalecermos.

Deus abençoe em nome de Jesus nosso Senhor e salvador.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 24/07/2022
Reeditado em 24/07/2022
Código do texto: T7566807
Classificação de conteúdo: seguro