A prosperidade de Mefibosete

"E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?

E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.

E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés."(2Sm 9:1-3)

Nesta feita quero falar de uma prosperidade verdadeira e sem mácula,vivida por Mefibosete, filho de Jônatas neto de Saul.

O texto em questão fala de uma aliança que Davi fez com Jônatas, e que não poderia deixar de cumprir.

Ao perguntar Davi se havia alguém da casa de Saul que ele pudesse usar de benevolência, chamaram um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba, ao perguntar se havia alguém, ele respondeu: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E ao perguntar o rei onde morava, este disse: Em Lo-Debar, na casa de Maquir.

Mefibose era da linhagem real cujo passado não foi bom para com ele, trazendo sobre si grandes consequências, sua ama de leite quando soube da notícia que Saul e Jônatas tinham morrido na guerra, fugiu com o menino que estava com cinco anos de idade,a mesma tentava escapar,e esta o deixou cair, o qual ficou aleijado de ambos os pés; e o mesmo teve que viver com esta deficiência.

Segundo a palavra de Deus,uma pessoa com certa deficiência seria impossibilitado de assumir um cargo qualquer,seja no sacerdócio, muito menos esse serviria para ser rei ; segundo nos diz em: (Lv 21:18-21). Mefibose ficou anos em Lo-Debar, que significa; lugar de aquém ( terra de esquecimento) na casa de Maquir. Fazia parte da linhagem real,mas o destino tinha sido cruel com ele, teve que viver distanciado do palácio , longe de suas origens. Quando Davi perguntou se havia alguém da casa de Saul,a resposta dada por Ziba foi :"tem um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés," a resposta sobre a sua pessoa foi acompanhada com sua deficiência; o que impossibilitaria de ser uma pessoa reconhecida , e quê viesse ter algum prestígio. Quando ele dá essa resposta, ele está dizendo que este não tinha um mesmo valor que uma pessoa normal; o mesmo que , este não serve para assumir nenhum cargo no palácio do rei, por conta desta deficiência que o impede, Mefibosete ao chegar diante do rei a Bíblia menciona o seguinte:"Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?" (2 Sm 9:8). Mefibosete reconhecia seu estado de invalidez, sabia que era um improvável; e reconhecia seu grau de inferioridade; por isso usa a expressão " cão morto" . Mas existe momentos em que o inimigo usará pessoas para dizer que você, não tem capacidade para receber a benção de Deus na tua vida; por conta das deficiências decorrida do passado;mesmo antes de você dá o primeiro passo, tem pessoas que vai olhar para sua aparência física, e te vê como um derrotado ;

são aqueles que não acreditam em você,e vai apontar o teu passado, dizendo que você nunca será um vencedor. Só que o rei perguntou: Aonde está? A resposta novamente foi: Em Lo-Debar,na casa de Maquir . A resposta foi apontando para uma terra distante, e de difícil acesso; terra do esquecimento, é como se ele dissese; está em uma terra remota.

Mas o rei mandou buscar Mefibosete, a história será reescrita,aquilo que um dia foi tirado será restituído; a história dele não será como alguém que foi vítima de uma tragédia do passado,mas como alguém que recebeu de volta tudo aquilo que era dele por direito,todas as terras que pertencia à Saul seria entregue à ele, e o melhor, ele iria assentar-se todos os dias à mesa do rei, lugar de honra, é a posição que Deus te coloca , aonde as pessoas vão ter respeito por ti; lugar de destaque.

Mefibosete recebeu tudo que um dia tinha sido lhe tirado, só que havia algo diferente na vida de Mefibosete, a história não pregada por pregadores e muito menos cantores mencionam , só se mostram as conquistas, as herdades, maís não se fala da história final.

Ziba que era servo de Saul, passou à ser servo de Medibosete,e este teria que cuidar de tudo que era de seu senhor; "Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos." (2 Sm 9:10)

Mas Ziba conspira contra seu senhor, está escrito em : ( 2 Sm 16:1-4) E o rei divide tudo que é de Medibosete com Ziba seu servo, só que Medibosete mostra não está interessado em bens materiais, e diz: "E disse-lhe o rei: Por que ainda mais falas de teus negócios? Já disse eu: Tu e Ziba reparti as terras. E disse Mefibosete ao rei: Tome ele também tudo; pois já veio o rei meu senhor em paz à sua casa." (2 Sm 19:29-30). Este é o lado não contado do que aconteceu com Medibosete, ele não faz questão de nada, tudo que ele queria era o bem estar de seu senhor, a prosperidade de Mefibosete não era baseada nos bens materiais, mas em servir seu senhor com fidelidade, havia uma alegria no coração de Medibosete que não dependia daquilo que ele possuía; era uma felicidade verdadeira, de uma pessoa grata ; a felicidade de muitos estão ligados as coisas desta vida, Medibosete abre mão de tudo que possuia , sua alegria era saber que o seu senhor estava bem. Prosperidade não depende de portas abertas, abundância; prosperidade que vem de Deus mesmo quando não temos nada, continuamos adorando à Ele, as vezes as coisas não andam nada bem em casa, mas continuamos na presença, tudo está dando errado,mas o nome do Senhor está sendo glorificado.

Assim Medibosete mostrou que não eram as coisas que o rei tinha dado,era a alegria de está na presença do rei; dá mesma forma deve ser o procedimento da igreja eleita ; não é o que Ele pode nos dá,nem muito menos aquilo que ele pode fazer, não é por causa daquilo que possuímos, é por causa da sua presença.

Que Deus abençoe sua vida, e seja próspero em Deus, e viva a alegria que vem da parte de Deus para sua vida.Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 22/07/2022
Reeditado em 22/07/2022
Código do texto: T7565503
Classificação de conteúdo: seguro