Juízo investigativo, há realmente base bíblica?

Refutando as heresias

"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." (Hb 9:12)

O autor aos hebreus nos fala à respeito da nossa redenção, e o mesmo nos mostra um sacrifício perfeito, por meio de Cristo nosso Senhor; não necessitando que haja um outro sacrifício.

Quando nos disponibizamos à dá atenção de que precisamos passar por um outro processo, estamos abrindo mão da redenção efetuada por Cristo ; esta foi única e suficiente para nossa salvação.

"Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." (Hb 9:28)

A partir do momento que passemos desta vida, não há mais nada que se possa fazer para que este venha obter salvação, se morrermos com Cristo com Ele também ressucitaremos ; "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Hb 9:27). Nesta vida decidimos para onde iremos, a partir da morte o que vem depois é o resultado das nossas escolhas, aquilo que buscamos, se foi uma vida com Cristo, este herdará a vida eterna; mas se o caminho pelo qual andou foi uma vida de recusa ao evangelho da salvação, o fim é lago de fogo. Ninguém passará por um juízo investigativo, pois esta doutrina não tem base bíblica ; ainda quê estivesse algum fundamento, em um versículo bíblico , ou até mesmo mais de um versículo; não haverá nenhum fundamento, pois a Bíblia é um todo, a mesma se interpreta. Nenhuma doutrina se fundamenta em apenas uma passagem bíblica, pois a mesma tem que ter sustentabilidade em toda a palavra de Deus ;."À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles." (Is 8:20) As principais doutrinas existentes você verá em toda a Bíblia, no novo testamento, a Bíblia falará com muita precisão acerca do: Novo nascimento, que é a regeneração, a justificação, a santificação, e a salvação; falei de quatro doutrina mais importante na vida do homem, estas estão na Bíblia. A doutrina da SALVAÇÃO, desde o início lá no jardim do Éden, Deus se preocupou em abrir para o homem uma porta de escape,para que este não viesse se perder. O homem pecou contra Deus desobedecendo sua ordem, este tentou esconder suas vergonhas cosendo folhas de figueiras e fazendo aventais para si, e não foi suficiente, por isso Deus sacrificou um animal, para que do couro fizesse vestimentas, apontando para o sacrifício de Cristo.

REGENERAÇÃO, Jesus fala da regeneração em todo o capítulo três de João, assim também Paulo fala em suas cartas acerca desta doutrina; "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo," (Tt 3:5) e várias outras passagens que fala da necessidade de um novo nascimento, ou ser uma nova criatura em Cristo; "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Co 5:17) são muitas referências bíblicas , "PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Rm 8:1) Tudo isso fala de alguém que nasceu em Cristo.

JUSTIFICAÇÃO, "TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Rm 5:1) e da mesma forma haverá em várias passagens bíblicas, à respeito desta doutrina, "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada."( Gl 2:16)

SANTIFICAÇÃO, sem esta santicação é impossível; "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" (Hb 12:14)todo homem precisa santificar sua vida diante de Deus, é uma necessidade para que este possa obter salvação. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo." (1 Ts 5:23) Da mesma forma também encontramos nos salmos,

"BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome." (Sl 103:1) Ainda há mais doutrinas que tem fundamentos bíblicos, porém estas são as quatros mais importantes.

Outra coisa que temos que observar é que, quando damos crédito à uma doutrina como esta que é o juízo investigativo, deixamos de acreditar em um dos atributos de Deus, por exemplo , a sua onisciência, se todos precisam passar por um juízo investigativo, Deus não sabe todas as coisas, pois precisa investigar a vida de cada um; para saber se este realmente irá para o céu ou para o inferno; sendo que a Bíblia nos diz acerca da sua onisciência : " SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces."(Sl 139:1-4)

Tudo que aqui o homem fizer nesta terra está registrado diante de Deus, não haverá nenhuma necessidade para refrescar sua memória; "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." (Hb 4:13)

Nada fugirá do seu controle nem do seu comando, Jesus Cristo morreu naquela cruz efetuando uma tão grande salvação; se fóssemos falar aqui à fundo a respeito deste perfeito sacrifício, passaríamos o dia todo e não nos faltaria palavras, de tão plena e clara que é; os adéptos desta doutrina de vez em quando tem que reformular seus conceitos, por não ter firmeza em suas doutrinas.

O evangelho de Cristo é simples e objetivo para salvação do homem, o que Deus fez quando entregou seu filho naquela cruz, foi símbolo do maior amor existente, jamais visto e praticado de forma integral. Não necessitando de mais nada, somente que o homem crèia, e se entregue à Ele com toda força do seu ser, este crê traz obediência, renúncia, disponibilidade etc…

Amém. Que Deus abençoe tua vida, você que tem abrido teu coração para o verdadeiro evangelho de Cristo, todos precisamos está firmes em suas palavras de vida; não deixe que sua atenção esteja voltada para falsos ensino, "MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;" (1 Tm 4:1,2)

Que Deus abençoe no nome santo do nosso Senhor Jesus Cristo, nosso salvador, aquele que há de buscar em breve sua igreja.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 21/07/2022
Reeditado em 21/07/2022
Código do texto: T7564556
Classificação de conteúdo: seguro