O éfode de Gideão (Jz 8:27)

"E fez Gideão dele um éfode, e colocou-o na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel prostituiu-se ali após ele; e foi por tropeço a Gideão e à sua casa."( Jz 8:27)

Gideão foi um homem usado por Deus para livrar das mãos dos midianitas, o povo de Israel; este homem foi privilegiado por tamanha vitória , uma batalha que ficou conhecida , e afamada até nossos dias. Escolhido de dentro da casa de seu pai por Deus,por ser ele o menor de entre seus irmãos,Gideão com os trezentos vence , cento e trinta e cinco mil midianitas; esta batalha ficou marcada na história de Israel.

Gideão quis fazer um memorial, que viria marcar aquela história, o povo pediu que ele viesse à reinar sobre eles, porém Gideão não aceitou, pedindo para eles que trouxesse seus pendentes de ouro ; e assim fez Gideão um éfode e colocou na cidade,em Ofra e todo o Israel se prostituiu , era pra ser um memorial, se tornou objeto de idolatria, porque o povo passou a idolatrar aquele éfode que foi posto na cidade. Um falso movimento religioso levou o povo à tropeçar, a desviar sua atenção daquele que merece ser adorado , devemos ter muito cuidado, porque podemos ser hoje uma benção, mas amanhã podemos cometer um grande erro se não vigiarmos, o inimigo não brinca nem desperdiça o tempo, é por isso que devemos está de olhos abertos. Gideão foi um grande homem usado por Deus, existem muitos que foram no passado um canal de bençãos para o povo, mas que hoje vive uma vida contrário aquilo que um dia pregou; o éfode feito por Gideão levou o povo ao fracasso espiritual, fazendo tanto Israel como sua casa à tropeçar, não importa se tivemos um passado abençoado, se hoje nossa vida não condiz com aquilo que um dia vivemos , os midianitas foram abatidos diante de Israel que nunca mais se levantaram, mas Israel ia de mal a pior ; aquilo que você fez no passado, que levou muitas vidas à se renderem aos pés de Jesus . O teu testemunho, a tua pregação, precisam está em evidências de quê realmente Cristo ainda reina em tua vida. Gideão não aceitou ser rei, um rei precisa ser ungido e vocacionado por Deus, e não um simples desejo popular, até aqui ele haje com sabedoria, mas o problema é, que ele não aceita ser rei, mas deseja as honras de um rei; uma glória que não seria dele,por isso levou o povo à pecar, à se prostituir diante daquele objeto ; teve um grande legado, mas fracassou sendo ele marido de muitas mulheres foi pai de setenta filhos .

Assim como Gideão, muitos estão por este caminho; um passado bom não vai justificar a minha vida de erros no tempo presente, eu preciso ser melhor hoje do que ontem, a Bíblia nos diz: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."( Pv 4:18)

Gideão levou Israel à ser uma nação vitoriosa, triunfante sobre seus inimigos, ele tinha em suas mãos o cajado que conduziria todo Israel a uma perfeita adoração à Deus, mas permitiu que seu coração levasse todos à um declínio espirtual; Israel estava descendo ao mais baixo nível de espiritualidade para com o seu Deus,a idolatria e a prostituição espirtual predominava sobre Israel. A condição espirtual da nação representava sua liderança, e esta estava vivendo um fracasso , a idolatria faz o povo esquecer quem verdadeiramente reina, fazendo de qualquer objeto um ídolo para si.

Muitas das vezes não temos a intenção, mas é assim que as heresias entram nas igrejas, um líder tem em mãos o poder de persuasão, levando muitos à seguirem seus ensinos . Esse tipo de líder é na maioria das vezes, alguém que pregou um dia que a porta é estreita, mas que hoje essa porta já não é mais estreita, até diz que ela passou por uma reforma, e assim sucessivamente ele conduz o rebanho de Cristo por caminhos tortuosos; dizendo que este caminho estreito foi algo que ficou no passado . Cuidado com o que você ouve, primeiramente você precisa saber se está de acordo com a palavra.

Segundo a palavra nem todos os caminhos conduz à Deus, como muitos estão dizendo por aí, o que a palavra nos diz é: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Pv 14:12)

Nem tudo que parece ser, realmente é, a Bíblia nos diz: "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." (2 Co 11:14)

O que rege a igreja não é movimentos, mas sim a palavra de Deus, e quando esta está sendo distorcida, é o próprio satanás agindo para desviar sua atenção da verdade absoluta, conduzindo à uma verdade relativa. Igrejas não é conduzidas por amuletos , símbolo de um misticismo religioso,mas é o próprio Deus que conduz seu povo,por intermédio de sua palavra, e esta não precisa que nós à aperfeiçoamos, pois ela já é perfeita na sua totalidade; e este Deus que servimos não precisa ser visto para que eu creia na sua existência; pois o próprio Deus está no nosso meio , quando estamos dentro da sua vontade.

Que Senhor Jesus mais uma vez nos dê graças para assim continuarmos em conformidade com sua palavra, sendo guiado pelo Santo Espírito. Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 17/07/2022
Reeditado em 17/07/2022
Código do texto: T7561680
Classificação de conteúdo: seguro