Como nos dias de Noé (Mt 24: 37,38)

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca," (Mt 24:37-38)

O texto em questão nos mostra, o acomodismo do homem em relação aos acontecimentos finais .

Abordaremos nesta mensagem da palavra de Deus, acerca da vinda de Cristo , e a necessidade de vigilância; pois o homem tem esquecido que este dia vai chegar.

Jesus está advertindo o povo a se precaver mostrando os sinais que antecederão à vinda do Senhor, quando fala dos dias de Noé; está falando de uma comparação vivenciada pelo mundo; e de antemão notamos que tudo isto está acontecendo.

Noé, segundo a bíblia nos informa, diz que este foi um grande pregoeiro da justiça; "E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;" (2 Pe 2:5) a bíblia não nos informa quanto tempo Noé passou para construir a arca, nem quanto tempo ele pregou o juízo de Deus; mas a bíblia nos mostra um tempo determinado por Deus acerca deste juízo, mas também não diz se Deus falou com Noé logo de imediato; "Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos." (Gn 6:3) Este foi o tempo determinado por Deus para destruição de toda carne.

Depois destes acontecimentos, a bíblia diz que, a maldade do homem se multiplicava ; e Deus se arrependeu de ter criado o homem. E é aqui aonde entra Noé, porque a bíblia diz que:"Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus." (Gn 6:8-9) Por esta razão não sabemos quanto tempo passou para Deus falar com Noé, após ter determinado os cento e vinte anos, ou seja, não diz que foi logo en seguida .

"Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume." (Gn 6:13-14)

Noé vai cumprir agora a ordem do Senhor, e se nós observamos os fatos, é aqui que vai começar as indagações, e aqui Noé já vai anunciar o juízo vindouro , é por isso que a bíblia diz que ele foi pregoeiro da justiça, porque no momento em que se inicia a construção da arca, ninguém vai entender qual era o significado daquele tão grande monumento de madeira, e é nesta hora que Noé diz o principal motivo de está fazendo aquela arca; a bíblia não diz explicitamente,mas a mesma nos faz enxergar a realidade; agora você imagina a reação daquelas pessoas quando Noé dizia que, ia haver um grande dilúvio, nunca se houve falar em chuva, quanto mais para inundar toda a terra ; o que regava a terra era simplesmente um vapor que subia e regava toda face da terra ( Gn 2:6) , mas é aqui aonde Noé apresenta o motivo do juízo, mas ninguém creu.

Só que a palavra diz que: "assim como nos dias de Noé, será a vinda do filho do homem," tudo acontecia de forma normal, como se nada fosse acontecer; mas a bíblia diz que , até que Noé entrou na arca,ele e sua família. É notável que todos pereceram, mas não deram crédito a palavra de Deus que foi anunciada por meio de seu servo ; as pessoas viviam suas vidas normais , mas foi simplesmente até ele entrar na arca, porque depois veio o juízo anunciado que muitos desprezaram , e não fizeram nenhum caso daquela pregação. Hoje não é diferente, estamos presenciando a mesma cena, para se cumprir o que foi dito por Jesus, que seria como naqueles dias; as pessoas estão bebendo,comendo, casando e se dando em casamento, como se nada fosse acontecer, mas será apenas até aquele dia, em que a igreja do Senhor será tirada desta terra.

Como nos dias de Noé já estamos vivendo, este sinal é o indício de quê tudo está prestes a acontecer, a naturalidade das coisas estão favoráveis com os mesmos acontecimentos que Noé viveu, a palavra não entra no coração do homem; seu coração está duro e já não aceita as verdades escritas para sua salvação , o homem procura meios de justificar que da forma em que está vivendo é correto; o mundo vive uma verdade relativa , e já não aceita a verdade absoluta; desta forma permanecem nas suas paixões, vivem buscando doutrinas de homens e de demônios, que andem conforme seus desejos , para assim sustentarem seus erros ; a idolatria tem sido sustentada pelo egoísmo de homens que buscam para si, deuses que satisfaçam suas convicções pervertidas , e andem conforme suas vontades; e assim o mundo vai de mal a pior. Ninguém conhece Deus, Paulo ao escrever aos romanos, faz uma pergunta, "Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?" (Rm 11:34) O homem não conhece a mente de Deus, nem ao menos procura entender sua vontade, e se perdem nos laços do maligno, fazendo aquilo que seu coração deturpado deseja.

Como nos dias de Noé, viviam suas prostituições , o homossexualismo predominava , como nos dias de hoje, mas Paulo escrevendo aos romanos diz :

"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" (Rm 1:20)

Não haverá nenhuma desculpa segundo esta palavra, sua continuidade o apóstolo afirma:

"Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." (Rm 1:26,27) Isso aqui tudo é realidade dos dias atuais, nada se difere do que está escrito nesta passagem bíblica, estamos vivendo como nos dias de Noé; mas Cristo nos advertiu que assim como naqueles dias, seria a sua vinda, a pergunta é :Você está preparado para receber o filho de Deus? Porque os dias anunciado por Cristo são estes , só resta aguardar mais um pouquinho.

Que Deus te abençoe, e que te dê olhos e ouvidos espirituais, para que assim você esteja vigilante; e receba não como aquele povo que pereceram no dilúvio. Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 15/07/2022
Reeditado em 12/02/2023
Código do texto: T7560256
Classificação de conteúdo: seguro