A mulher do fluxo de sangue,e a força que vem de Deus

E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,

Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.

E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?

E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.

E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.

(Lc 8:43-48)

Esta passagem bíblica é narrada pelos três evangelistas sinóticos, somente Mateus não fala de seus gastos com os médicos, já Marcos e Lucas faz questão em falar de seu padecimento com os mesmos, pois não teve bom êxito; ela não conseguiu sua cura com eles, Marcos dá detalhes sobre as mesmas informações que Lucas, Lucas era médico e não dá muita ênfase ao afirmar que não puderam curá-la, quando este relata que os médicos não puderam curá-la; ele está dando o devido prestígio e importância aos poderes miraculosos de Jesus. Não quê Lucas estava desvalorizando o

trabalho da medicina ,mas que aquela enfermidade havia avançado, ultrapassando os conhecimentos da medicina da época, sendo um médico ele faz questão em dizer quê, não tiveram capacidade de curá-la,a enfermidade ia além de seus conhecimentos na área da medicina; eles foram impossibilitados de curar aquela mulher, além de ser impossível para eles,fugia de seu alcance ; a medicina na época não era tão avançada como nos dias de hoje.

A bíblia nos fala que aquela mulher gastou tudo que tinha,foi um período de doze anos gastando em busca de recursos,e os mesmos não foram alcançados; todos os seus pertences foram aplicados em prol de um resultado que viesse lhe favorecer,mas não à teve por meio de suas buscas, podemos constatar que essa busca pela cura foi em vão. Ela tinha depositado toda sua confiança na medicina da época, acredito eu que, aquela mulher tinha uma certa condição finançeira, mas não foi o bastante para lhe proporcionar a felicidade desejada, pois se tratava de uma emorragia interna , foram doze anos lutando para que o sangue viesse estancar, doze anos perdendo forças ; aquela mulher estava totalmente debilitada, à ponto de não ter forças para andar, mas se arrastar, medite comigo,o texto diz que ela queria pelo menos tocar na orla de seu vestido; a orla de um vestido, é a parte da barra , a cercadura ,ou seja, a parte de baixo; este local que ela queria tocar,era o local que ela conseguiria alcançar,foi o cálculo que ela premeditou ; ela não tinha força para alcançar em lugar mais alto ; quando olho para o texto o Espírito me faz enchergar uma mulher, com joelhos e mãos sobre o chão, se arrastando até conseguir chegar ao lugar desejado. Sendo que havia alguns obstáculos pela frente, um desses obstáculo era ir de forma desconfortável, pois não tinha força para andar como os outros.O outro obstáculo era não ser vista pela multidão,pois ela era uma mulher impura, e não podia está no meio daquela multidão ; se alguém à visse , ela correria o risco de ser apedrejada; e o terceiro obstáculo, era enfrentar aquela imensa multidão, lutar para conseguir chegar até Jesus, não seria fácil, pois correria o risco de ser pisoteada pela multidão; ela estava sem força para romper aquela multidão, mesmo assim teria que tentar,se quisesse chegar até Ele.

Então o que podemos vê aqui é que, a força daquela mulher não era própria dela,mas sim de Deus; pois ela se encontrava impossibilitada de alcançar seus objetivos, estava muito debilitada por conta da enfermidade de anos, por isso esta diz: " se eu ao menos tocar",ela está falando de algo que não estava ao seu alcance; esse ao menos tocar é algo , que para ela era impossível,por isso ela usa a palavra SE, indicando que está longe de seu alcance , que está fora de seu domínio. E uma das coisas que contribuia para que ela usasse a palavra SE , era ter que romper aquela tão grande multidão , só dela olhar para aquela quantidade de pessoas que tinha que passar para chegar até Jesus, estando ela fraca de tanto sangue que perdeu; daria para desistir na hora, seu estado era precário, havia sobre ela um esgotamento físico, que tira todo ânimo de uma pessoa, dela mesmo não havia força . Mas aquela mulher ao ver que Jesus estava passando, nasce dentro dela uma fé, que lhe encoraja à dizer: "Se eu ao menos tocar na orla de seu vestido, ficarei curada," Deus dá para ela ânimo e força para romper a barreira de pessoas, o impecilho que estava à frente ia ser destruído por conta de uma fé que estava dentro dela, lhe impulssionando à caminhar e a tomar posse da vitória que estava cada vez mais perto ; e ali ela vai ganhando força,a multidão lhe oprime , mas dentro dela estava uma convicção que dizia : Não pare! , está quase chegando, não desista, avance, que o milagre está à frente; é naquela hora que descobrimos, que não é mais nós que está fazendo caminhar para frente, é como se sentíssemos alguém nos levando; e realmente é, porque nossas forças já foram embora,as lutas foram tantas que ficamos totalmente esgotados, mas o Senhor vai dizendo ao nosso ouvido: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Is 41:10)

E aquela mulher vai se aproximando, porque a força não é mais a dela , mas de Deus; até alcançar seu objetivo,e ela toca, Jesus não viu quem tocou , mas sentiu poder saindo, e aquela mulher como ela falou, estava sã,curada , contemplando a grande vitória; ainda trêmula quando Jesus perguntou: quem me tocou? Até que ela por detrás da multidão contou o que lhe havia sucedido,e Jesus diz: " filha a tua fé te salvou",

Como aquela mulher, as vezes nos encontramos lutando e sem força para prosseguir, e vemos as coisas acontecer de forma que entendemos que não é nós, mas Deus nos fazendo avançar; porque a força que nos faz vencer não é proveniente de nós,mas do próprio Deus, é Ele que vence por nós.Amém.

Deus abençoe à todos, que você venha buscar essa força, que não está em nós,mas naquele que é poderoso para nos fortalecer.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 21/06/2022
Código do texto: T7542768
Classificação de conteúdo: seguro