"E disse Deus: Haja luz "

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."( Gn 1:3-5)

A luz foi a primeira criação criada por Deus , após o Senhor ter criado os céus e a terra; a bíblia diz que a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo.

De primeira mão notamos a necessidade da luz, pois a escuridade tomava conta de toda à terra. Depois que Deus criou os céus e a terra, Ele criou a luz dando uma visão ampla para as outras criações ; a luz facilita para que possamos vê o que está em nossa volta . Não que Deus necessite desta luz para vê algo à sua frente . Mas se trata de um princípio que seria usado pelo homem, que Deus haveria de criar . Todos os planos de Deus são premeditados com base na sua onisciência, Deus já havia pensado neste princípio de antemão, para que o homem pudesse usufruir desta grande maravilha .

A luz na bíblia simboliza constantemente,vida , salvação e a felicidade dada por Deus; todo ser humano precisa desta luz, sem ela ele vive em trevas, e as trevas não permite que enchergamos as coisas deste mundo; a maior função da luz é afastar as trevas . Não há união das trevas com a luz, quando há trevas em qualquer ambiente, significa que existe a ausência da luz, quando a luz invade o ambiente as trevas tem que recoar ; não há nenhuma junção de ambas . A palavra de Deus também símboliza esta luz.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."( Sl 119:105) E esta luz que é sua palavra ela tem o poder de clarear a vida do homem que está em trevas.

A luz nos impede de tropeçarmos, "Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;" (Jo 11:9)

Deus nos mostrou que o homem não pode viver sem esse princípio, Jesus declarou ser Ele a própria luz do mundo; "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8:12) Assim

como precisamos da luz para não andarmos em trevas, Cristo nos mostra a necessidade que o homem tem de Deus. Ele é esta luz; "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo." (Jo 1:9)

Neste mundo o Sol tem a função de clarear toda a terra, não permitindo que haja trevas, quando este se põe,vem as trevas, porque a luz se ausentou; a ausência desta luz dá permissão para as trevas dominarem. Em apocalipse a bíblia nos diz que não haverá mais o sol, pois o próprio Senhor será nossa luz. "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada." (Ap 21:23) outro versículo correspondente também está em apocalipse, "E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre." (Ap 22:5)

As trevas serão totalmente destruídas, e o próprio Senhor resplandecerá naquele grandioso dia; este princípio criado por Deus não foi em vão,mas com uma finalidade de mostrar ao homem que ele precisa desta luz, que é Cristo nosso Senhor. Quando recebemos sua palavra significa que o nosso caminho será iluminado pela luz que é Jesus, quando recusamos sua palavra em nossa vida, temos um caminho escuro e tenebroso, porque a luz não está no ambiente; e este princípio foi mostrado por Deus que, quando há trevas é sinal que existe a ausência desta luz; Cristo é luz do mundo. E se nós abrirmos mão desta luz na nossa vida, as trevas dominarão o ambiente ,e assim perdemos toda visão necessária, é por isso que muitos tem perecido , porque preferem abrir mão deste princípio para sua vida; não aceitando a santa palavra que clareia seu entendimento..

Mas Cristo continua chamando todos para esta luz, Ele quer poder dizer que você é luz; "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (1 Pe 2:9)

Mas uma vez peço a benção do Senhor para sua vida, que você seja iluminado por esta luz, Cristo nosso Senhor . Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 17/06/2022
Reeditado em 18/06/2022
Código do texto: T7539745
Classificação de conteúdo: seguro