O poder da palavra de Deus

"Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;" (Rm 12:7)

A palavra de Deus tem sua beleza esplêndida,e se aquele que faz uso não tiver seu devido cuidado, ele acabará ofuscando seu brilho.

O ministério da palavra é algo desejado por muitos,e é maravilhoso para os que assim procedem, assim como também seu ensino. Devemos nos empenhar em fazé-los da melhor forma possível, por isso o apóstolo escreve que tem que haver dedicação; todos podem pregar, fazer o ide de Jesus, porque isso para nós foi uma ordem do Senhor, à todos os que confessam seu nome; como salvador de sua vida.

Devemos ter em mente que a palavra de Deus nos diz quê : "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." 2 (Tm 3:16-17) Esta palavra ela tem o poder de salvar,mas também tem o poder de matar, tem poder de abençoar,mas também tem poder para amaldiçoar. O homem de Deus precisa está instruído para toda boa obra,se não houver esta dedicação, ele não conseguirá obter bons resultados.

O Espírito Santo é que convence o homem do pecado, como diz a própria palavra; "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." (Jo 16:8) Mediante esta palavra muitos tem se utilizado da mesma e, esquecido que precisam se dedicar, para não à entregar de qualquer maneira. Há os que pregam para uma pessoa ou mais sem ter o ministério da pregação, e as vezes são pessoas indóutas, iletradas , mas com o objetivo de ganhar almas para o reino de Deus ; eles não fazem mal nisso, muito pelo contrário, estão proclamando o ide do Senhor. Mas existe pessoas que tem um chamado diferenciado, para pregar para um público; e são pessoas que se expõe diante dos púlpitos sem nenhum preparo , e entregam a palavra de qualquer jeito. Com um conceito errado usa o termo que quem convence é o Espírito Santo, não buscando a graça nem o conhecimento do Senhor. O Espírito Santo sempre foi e será o principal agente precursor , nisso não há dúvida, mas não me dá direto à deixar de buscar as revelações contidas na palavra de Deus ; e para isso, sabemos que precisamos de um tempo voltado para palavra ; o apóstolo Paulo quando esse teve um encontro com o Senhor, não foi pregar no dia seguinte,mas este passou três dias cego sem vê a luz do dia, orando e jejuando, para ter uma resposta de Deus; quando aceitamos Cristo como salvador, é preciso antes de sair por aí pregando o que achamos; ter primeiramente uma visão espiritual , Paulo depois de ter recobrado a visão foi para Arábia,e este foi estudar a palavra,rever seus conceitos para ver se estava de acordo com a mesma; e sua conclusão foi: "E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo," (Fp 3:8)

Muitas coisas Paulo teve que abrir mão, para exercer o ministério que recebeu do Senhor.

Jesus disse que sua palavra é como um tesouro valioso, que achando o homem ele faz de tudo para adquirir ; "Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo." (Mt 13:44) Assim é a palavra de Deus, quê , quem tem dá o valor devido, Jesus também disse que é como uma fonte,"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (Jo 4:14) Aqui tanto se refere ao Espírito Santo, como também a palavra de Deus; é uma fonte que nunca seca , quanto mais mergulhamos na fonte, maís nos aprofundamos. A palavra de Deus é esta fonte que precisa ser explorada ,a questão é que muitos de seus súditos não à mergulham neste rio de águas vivas ; para buscar a preciosidade que está no fundo. O próprio Cristo nos incetivou a fazer isto, Ele foi quem falou : "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (Jo 5:39) Jesus está falando de uma necessidade daquele que diz ser seu discípulo , precisamos conhecer Cristo para podermos anunciar,as pessoas querem ver em nós as evidências de quê realmente Jesus está em nossas vidas ; e isso só é possível se sua palavra estiver em nós, como a mesma diz: "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;" (Jo 8:31)

Esta palavra tem poder,e precisa que façamos uso dela com dedicação; "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hb 4:12)

Tudo que o homem precisa é colocar a mão sobre esta ferramenta poderosa ,e deixar ela bem afiada; "Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir." (Ec 10:10)

Nunca podemos negligenciar o estudo das sagradas escrituras, porque existe os falsificadores da palavra,e se não estivermos bem instruídos, também seremos vítimas, destes obreiros fraudulentos; como disse Paulo:

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo." (2 Co 11:13)

Muitos tem comercializado a palavra de Deus. Muitas igrejas tem se transfomados hoje em empresas ,e a palavra de Deus tem sido comercializada como se fosse um objeto, e a fé tem sido materializada se tornando objeto de culto,e a mesma não é vista pelo nossos olhos físicos; "ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hb 11:1)

Amém. Que Deus continue abençoando você, que tem se dedicado na palavra do Senhor.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 12/06/2022
Reeditado em 17/06/2022
Código do texto: T7536267
Classificação de conteúdo: seguro