O encontro e reencontro de Paulo com Jesus

" Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.

Se Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.

E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)

Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar".(2 Co 12:1-4)

Muitas vezes temos este mesmo privilégio que Paulo teve,de termos um encontro com Deus e também um reencontro,na verdade o termo usado se trata de uma experiência vivida pelo apóstolo.

Paulo ainda conhecido como Saulo em uma de suas perseguições foi bem sucedido na sua viagem para Damasco,pois este não conseguiu alcançar seus objetivos de chegar até os cristãos que tanto perseguia . Muitas das vezes nos encontramos como ele , correndo atrás dos objetivos errados, e pela infinita misericórdia de Deus não conseguimos, é por isso que digo que na verdade ele foi muito bem sucedido, por não dá certo,em compensação teve um grande encontro . Paulo estava convicto e certo ao seu próprio conhecimento acerca do que estava fazendo,e não imaginava que estava na contramão de Deus;mas podemos dizer que ele não teve nenhuma desvantagem por não conseguir realizar mais uma conquista de perseguir a igreja do Senhor. Se este homem mais uma vez fizesse o que lhe era de costume, o resultado seria perda no reino de Deus,mas como a viagem planejada não foi como ele queria, ele ganhou para si o maior prêmio que um homem pode ganhar nesta terra; este teve um encontro inusitado e inesperado com o Senhor dos senhores, Mestre dos mestres, aquele que se assenta sobre o mais alto e sublime trono; ele se depara frente a frente com o único digno de honra , louvor e adoração, aquele que toda glória está voltada para Ele. A viagem não saiu como ele planejou,mas foi além das suas expectativas, pois esta viagem não foi uma viagem qualquer,mas foi "A VIAGEM " . A viagem que mudou sua vida,o maior encontro que ele já teve, aonde foi determinado para sempre o seu caminho; toda sua trajetória de vida estava sendo decidida a partir daquele momento; o encontro que marcou toda sua história,ele não foi mais o mesmo dalí pra frente. E este foi levado para casa de Judas sem vê a luz do dia, mas Jesus manda Ananias até ele para que fosse recuperado a vista dizendo: Este é para mim um vaso precioso; é o que Ele faz do homem que tem um encontro com Ele, Ele transforma em vasos, e vasos preciosos. Agora Paulo vai repensar na sua vida apartir dalí, segundo a palavra diz que ele foi para o deserto da Arábia, Paulo precisava agora buscar Aquele que mudou sua vida,ter um reencontro, só que agora à sós com Ele. Segundo a palavra nos diz: "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue,Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco."(Gl 1:15-17)

Paulo estava tão certo à respeito de Cristo que, ele precisava desse reencontro,três anos passou alí aprendendo e recebendo as revelações , fazendo suas orações e penitência segundo a palavra nos diz: "Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo." (Gl 1:12) E isto foi o marco de seu ministério, depois dos três anos ele vai para Jerusalém encontrar com os outros, conforme está escrito: "Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor." (Gl 1:18,19) Mas Paulo permanece no anonimato, só depois de catorze anos é que verdadeiramente ele vai iniciar de fato o ministério que recebeu do Senhor; fora do anonimato , e se apresentando como apóstolo de Cristo; como está escrito: "PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus."( Rm 1:1) Paulo se apresenta como alguém chamado por Jesus para uma grande obra: "DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão." (Gl 2:1,2) É aqui aonde Paulo vai perceber que tudo que ele aprendeu desde de criança, não faria sentido nenhum se não fosse dentro do conhecimento de Jesus;"E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo," (Fp 3:8) apesar de, na área farisáica ele ter bastante domínio e propriedade concernente ao judaísmo, ele precisava de muito mais do que isso; "E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais." (Gl 1:14) Somente as revelações de Cristo iam fazer sentido no seu ministério,e por isso o apóstolo escreve: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)" (2 Co 12:2,3)

O apóstolo na sua intimidade com Deus, vai ouvir palavras que ele jamais conseguiria ouvir nesta dimensão física,por isso o apóstolo vai dizer que são palavras inefáveis ,ou seja, palavras que não se pode nomear nem descrever em razão de sua natureza humana, devido nossas limitações. O próprio apóstolo estava consciente que, mesmo sendo um homem intelectual, não podia usar de sabedoria humana;

"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;" (1 Co 2:4)

Paulo no seu reencontro com Deus, soube aproveitar o momento,quantas pessoas tem desperdiçado tempo em coisas que não glorificam à Deus, o apóstolo procurou colocar tudo em ordem, para não desapontar aquele que lhe chamou; "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (2Tm 2:4)

Reencontro é símbolo de fortalecimento e intimidade com Deus,você já teve um encontro com o Senhor? Se sim, então busque o reencontro; para que sua comunhão com Ele esteja sempre em harmonia . As cartas que Paulo escreveu são evidências de alguém que desfrutava de uma grande comunhão com Deus, pois o mesmo se entregou à Jesus por completo,a ponto de dizer:"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus."( Atos 20:24)

Pois o apóstolo estava certo e convicto do ministério que recebeu, de pregar o evangelho aos gentios,

"Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade." (1 Tm 2:7)

A busca por resposta foi para Paulo, uma grande experiência,o apóstolo empenhou seu tempo em se dedicar, buscar e conhecer,o Senhor; o apóstolo teve tanto sucesso espiritual que, o mesmo vai dizer: "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo." (1 Co 11:1) O apóstolo tinha crédito ao falar essas palavras,se trata de alguém ousado e convicto à respeito de sua vida, alguém que tinha um procedimento e exemplo à ser seguido, pois ele não tinha dúvida à respeito de sua fé; muitos até pode mandar ser imitadores de Cristo, é óbvio que todos querem ser, é o filho de Deus. Mas Paulo disse sede meus imitadores, ele estava certo que andava como Cristo, e que o imitava, por isso diz: " como eu sou de Cristo.

A intimidade com Jesus nos faz ficar parecidos com ele, até no viver ele diz: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2:20) Isto é o que acontece conosco quando deixamos Jesus tomar conta do nosso ser, nossa vida não pertence mais à nós,mas ao Senhor, e vivemos para o servir, nos tornamos verdadeiros servos de Jesus , e seu prisioneiro; "Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso SENHOR, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus," (2 Tm 1:8) significa que temos prazer em participar das aflições, porque o evangelho é isso,o próprio Jesus falou: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (Jo 16:33) Temos vitória mas também temos lutas, o importante é que Ele está conosco, e não nos abandona nos momentos difíceis de nossas vidas, a comunhão do apóstolo ajudou a contribuir no reino de Deus; não havia nada que o impedisse, como disse o apóstolo,as seguintes palavras:

"Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa." (2 Tm 2:9)

Hoje vivemos tempos modernos,em que a tecnologia tem se multiplicado, e muitos tem seguido seus conceitos com base naquilo que o mundo vive; como servos de Deus permaneceremos como a palavra nos ensina, não nos envergonhando naquilo que de fato é bíblico, pois Paulo escreveu:

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Rm 1:16)

E assim Paulo foi um homem usado por Deus, porque se doou ao evangelho da salvação, enquanto hoje muitos tem até vergonha de carregar a bíblia, sendo esta a palavra do nosso Deus, e não consegue desfrutar da mesma comunhão que teve o servo de Deus,este fez tudo que estava ao seu alcance à ponto de terminar sua epístola ao seu filho na fé Timóteo, dizendo as seguintes palavras: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Tm 4:7,8)

O apóstolo disse estas palavras,pois o espírito já estava anunciando sua morte, e ele sabia que já estava chegando sua hora ;

"Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo." (2 Tm 4:6)

Quero aqui encerrar mais uma mensagem maravilhosa, temos a alegria e muita sastisfação em falar de um homem como o apóstolo Paulo, que se entregou por completo ao Senhor sem medir esforço em tudo que fazia , e fez com prazer, realmente ele teve muita comunhão,se trata de um homem bem sucedido que soube aproveitar o primeiro e segundo encontro com Deus.

Que Deus abençoe à todos mais uma vez, você que leu toda está mensagem, seja fortalecido em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 11/06/2022
Código do texto: T7535685
Classificação de conteúdo: seguro