A provisão de Deus para seu povo

"Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite." ( Dt 11:14)

Deus é um Deus de provisão, Ele não deixa seu povo desamparado, Ele sempre cuida para quê não venha lhe faltar o sustento; porém Ele é um Deus que impõe leis para que as mesmas venham ser cumpridas .

Quando lemos deuteronômio 28, já vemos nos primeiros versículos as seguintes palavras:

"E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;" ( Dt 28:1,2) Deus abençoa com todas as sortes de bençãos,e diz que seu povo será bendito em tudo que fizeres,e que tiveres,mas Ele impõe estatutos para seu povo, para que os mesmos venham ser cumpridos corforme foi ordenado em suas palavras.

O significado desta expressão por parte de Deus, não é porque Deus Ele seja exigente,ou um ditador de regras,mas sim porque Ele é zeloso, e quer que seu povo seja próspero em todas as áreas,e para isso, é preciso que se cumpra todas as normas para um bom desempenho , para que assim venha alcançar as bençãos,pois até uma máquina precisa está em perfeita revisão para um bom funcionamento; assim é o povo de Deus, precisa está dentro dos padrões estabelecidos por seu Ele.

No êxodo Deus deu para o povo , os dez mandamentos, para que estes não andassem de forma desordenada , justamente para quê o seu povo pudesse ser participantes das bençãos do Senhor.

Deus queria dá para aquele povo o melhor da terra que eles iriam possuir,por isso Deus vem preparando eles no deserto; "Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra." (Is 1:19) Mas também para os que se recusam obedecer, Deus manda a espada; conforme está escrito na sua palavra: "Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas." (Is 1:20,21)

Deus Ele é um Deus dotado de atributos,e seus atributos estão nivelados de acordo um com o outro; por isso o padrão estabelecido por Deus para seu povo é, que eles andem em conformidade com seus atributos.Deus é santo e requer santidade; "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pe 1:15,16) Requer de de nós justiça e bondade; "(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);" (Ef 5:9) requer de nós misericórdia; "Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos." (Os 6:6)

Alguns atributos de Deus são chamados de atributos comunicáveis,pois o mesmo quer que tenhamos também; para que possamos tomar posse das bençãos que ele tem para nós, não que nós venhamos barganhar Deus, porque Ele não aceita isso.Ele dá porque Ele é justo e misericórdioso, O povo muitas vezes deixaram de ser abençoados ,por não procederem de acordo com a santidade de Deus; deixando de usufruir das promessas do Senhor.

A provisão de Deus ,ela está sobre as nossas vidas,e Ele continua derramando bençãos , corforme está escrito no versículo em questão; que diz que Ele dará a chuva à seu tempo,a temporã, e a serôdia. Sabemos que a chuva à seu tempo está dentro da estação determinada para que ela caía, é uma benção de Deus para nós, pois é por meio dessa chuva que os frutos crescem, trazendo para nós prosperidade em nossas colheitas,mas Ele ainda faz muito mais que isso segundo a sua palavra, pois é Ele que dá a temporã, que é uma chuva antes do tempo determinado para cair,afim de quê sejamos abençoados antes do tempo programado; não deixando nos faltar nada,e o mesmo dá sobre a terra a seródia,que é uma chuva depois do tempo programado pra ela cair, fazendo com que o homem que anda conforme sua palavra,ele possa ser abençoado depois do tempo. Sendo assim vemos que o objetivo de Deus quando Ele diz que dá a chuva à seu tempo,a temporã e a seródia, é porque isso significa que Ele pode derramar bençãos sobre seu povo o tempo todo,independentemente da estação do ano;seja ele inverno, verão, outono ou primavera; aqui Ele mostra que Ele não tem limites quando quer fazer seu povo prosperar. Mas não pode ser esse o nosso objetivo; existe uma quantidade de pessoas que estão buscando à Deus não pelo o que Ele é,mas sim pelo que Ele pode dá; muitos estão enganando a si mesmo, pois Deus conhece seu coração, "SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos." (Sl 139:1-3)

Não adianta tentarmos ludibriar a Deus que tudo sabes, pois conhece o íntimo de nossa alma!

Vivemos diante de um quadro,em que a palavra tem sido comercializada, por pessoas que não tem temor à Deus,e enganam os que não tem conhecimento da palavra; são os materialistas da fé, que usam os incáutos para comprarem objetos ungido, dizendo eles que os tais possuem poderes de mudanças em suas vidas.

Quando o homem vai com esse objetivo ,ele se torna vulnerável as cormercializadores da fé, caindo em golpes de homens que não tem comunhão com Deus. E estes vão por este caminho não conseguindo descobrir o verdadeiro sentido da vida,e perdem seu tempo dando ouvidos a homens enganadores, que querem ficar ricos, pois a palavra diz: "Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína." (1 Tm 6:9)

Para muitos estes são o verdadeiro sentido da vida, que é uma busca incessante por riquezas,bens materiais, muitos buscam poder e fama para si. Mas

o verdadeiro sentido da vida não está nestas coisas incorruptíveis que perecem; mas sim na pessoa de Jesus Cristo,o filho do Deus vivo, aquele que destrói a morte e da vida em abundância,e este nunca mais morrerá, quando temos um real encontro com Jesus; nós experimentamos a verdadeira provisão de Deus, aquele que prover não somente nesta vida,mas para toda a eternidade. Amém.

Que Deus abençoe à todos,e

que venhamos conhecer a verdadeira provisão do Senhor para nossa vida.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 27/05/2022
Código do texto: T7525238
Classificação de conteúdo: seguro