A Seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros

"Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros."( Mt 9:37)

Esta é uma palavra pronunciada por Jesus, já muitos anos se passaram; e esta palavra segue seu curso até nossos dias ,e ainda pronunciamos ela na mesma visão de Cristo, à qual foi falada a maís de dois mil anos atrás. Jesus falou na preocupação daquilo que Ele via,por conta da necessidade que a obra apresentava ; e é nesse contexto que utilizamos da mesma palavra, para comparar com os dias atuais; muitas almas se renderam aos pés do Senhor,o número de seguidores de Cristo é enorme,mas mesmo assim, fazemos das palavras de Jesus nossa,"A seara é realmente grande,mas poucos os ceifeiros."

Por aumentar o número de seguidores, dentro da lógica,era comum que também aumentassem os trabalhadores; mas são poucos os que se doam ao trabalho da seara,a palavra continua sendo válida nos nossos dias. A mesma palavra é uma exortação àquele que recebe o Senhor como salvador de sua vida, pois o mesmo desempenha dentro de si a responsabilidade de trabalhar no reino, contribuindo na obra do Senhor. Nem todos querem essa ocupação de trabalhar no reino de Deus,mas aquele que se acha na condição de salvo; toma para si esta responsabilidade, do qual ele não abre mão de exercer seu papel. Dentro desta prerrogativa até podemos achar que poucos são os que se encontram na posição de salvos; a questão é, que são poucos que tem esta convicção; e os que assim se encontram, para eles não é sacrifício,mas um privilégio,e este faz de tudo para que seja cumprido em sua vida,a vontade de Deus; por isso contribue com alegria no reino com seu trabalho. "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Co 15:58)

Deus ama aos que assim progride no reino, pois o Deus que o chamou é fiel em cumprir a sua parte,pois o mesmo não esquece daquilo que você tem feito no reino; "Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis." ( Hb 6:10)

No entanto o que nesseciita é de pessoas convictas na fé, estamos vivendo uma época em que muitos tem exortado uns aos outros,em cima dos púlpitos;e dentro desta temática; alguns até cantam dizendo: " Quem vai dizer eis-me aqui?" E é bonito a maneira de como os tais exortam a igreja de Cristo,aparentam pessoas corajosas , com um nível de espiritualidade acima do comum,mas não passa de barulhos,e palavras jogadas fora, porque falar é muito fácil; mas na hora de ir, ninguém escuta mais a frase dita pelo profeta Isaías.

A frase vem como um tipo de exortação aos que não estão fazendo nada,ou seja,aos que não encontraram seu chamado no reino;por conta de uma vida espiritual infrutífera, pessoas que estão amoldadas com este século,e não vive uma vida de oração com Deus .Os mesmos que se utilizam da frase,as vezes são pessoas elouquente , que pregam bem, cantam que fazem as pessoas chorarem,mas não passa de um talento pessoal, e se intitulam de crentes de um nível espiritual mais avançado. Sem ter comunhão com Deus,usa seu conhecimento e sua elouquência , para arrancar dinheiro das igrejas com poucas rendas.A seara precisa também de ceifeiros que batem de frente com os lobos vestidos em pele de cordeiros, é uma necessidade dos dias atuais. Porque isto atrapalha o crescimento da obra. Diante de tantas dificuldades no reino, Deus tem levantados pessoas que realmente são comprometidos com o seu reino, realmente os ceifeiros são poucos,por isso essa palavra vai seguir seu curso conforme sua vontade; Deus nunca levantou uma multidão para fazer sua obra,mas no meio de uma multidão, Ele levanta um que faz a diferença, alguém que é um divisor de águas;

alguém que está verdadeiramente disponível para trabalhar no reino, sempre lembrando que na ordem de Deus ninguém fazerá tudo,e a mesma não pode ser atropelada, pois sua palavra diz: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,"( Ef 4:11)

muitos podem ter várias funções,mas não significa que todas as funções estão disponíveis apenas para um. Nunca devemos confundir o pastor com o doutor,nem o profeta com o apóstolo e assim por diante; agora todo crente precisa ser um evangelizador , pois o mesmo foi chamado por Deus com o propósito de anunciar à outro, ainda que ele não seje um pregador da palavra,mas este precisa evangelizar até mesmo com a sua própria vida; pois recebeu de Deus o evangelho da salvação. Por muitos não entenderem isto,a palavra permanece na sua atividade conforme o dito de Cristo, não que seja o desejo do Senhor,mas o mesmo sabe trabalhar com os poucos, e a sua palavra vai alcançando vidas porque esta é viva e eficaz ,e assim Ele vai acrescentando a igreja; "Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." (Atos 2:47) Uma das coisas que preciso reconhecer é: qual é o meu papel no reino de Deus,ao invés de ficar exortando e perguntando quem é que vai? Paulo disse que a igreja é o corpo de Cristo, sendo pois o corpo são vários membros e nem todos tem a mesma função;"E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós." ( 1 Co 12:21) Todos trabalham em prol do crescimento da obra,e quando nós temos a mente aberta para isto, deixamos de questionar e passamos a agir conforme a vontade do Senhor; porque tem os que vão,mas Deus levantou outros para sustentar os que vão; tem os que estão no campo de batalha guerreando,mas tem aqueles que estão trabalhando para que não venha faltar as munições.

Deus é o que prover os recursos para sua obra, é por isso que Jesus disse que devemos rogar ao Senhor da seara para que mande trabalhadores (Mt 9:38), e por intermédio disto ele vai provendo conforme a nescessidade, suprindo na medida da fé de cada um; e obra de Deus vai continuando na sua sequência.

Na certeza que esta obra não para por falta de trabalhadores, quando um não quer, Deus levanta outros que queira; e assim é realizado o trabalho do Senhor.

Amém! Queremos mais uma vez agradecer você que é um leitor, e que ama a palavra de Deus; que Ele venha te abençoar, fortalecendo sua caminhada em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 25/05/2022
Código do texto: T7523735
Classificação de conteúdo: seguro