Nadando nas águas profundas do Espírito (Ez 47:3-6)

" E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.

E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio."( Ez 47:3-6)

Esta passagem bíblica nos faz compreender como é a vida daquele que se entrega para Jesus,se trata de uma pessoa que entra nas águas do Espírito; mas o mesmo passará por alguns estágios na sua trajetória, segundo esta palavra podemos vê quatro estágio na vida desta pessoa.

Analizamos o PRIMEIRO ESTÁGIO,refere-se à alguém que entregou sua vida para Jesus,mas que ainda é aquela pessoa quê a sua estabilidade está nas coisas deste mundo,esta pessoa começou entrar nas águas porque tomou uma decisão de aceitar o Senhor, como seu único e suficiente salvador; só que ela ainda está no ponto razo,as águas estão nos artelhos, olhando para este ponto ele apenas molhou os pés;ele tem toda estabilidade para andar e correr,ele se locomove facilmente porque as águas que estão na sua vida é muito raza. Ele tem todo domínio concernente as coisas desta vida; porque ainda anda segundo o curso deste mundo, Paulo escrevendo aos romanos disse: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." ( Rm 12:2 )

O SEGUNDO ESTÁGIO fala de alguém que se aprofundou um pouco mais nos caminhos do Senhor,as águas estão pelos joelhos refere-se à uma pessoa que aínda não está totalmente firme na fé. As águas pelos joelhos impede esta pessoa de correr, fazendo com que ele não tenha tanta sustentabilidade nas coisas do mundo,mas também este não tem nas coisas espirituais, é alguém que deu um passo à maís,mas tem muitas coisas que ainda lhe impede de se aprofundar maís nos caminhos do Senhor; ainda há uma indecisão, é alguém que à qualquer momento pode fraquejar abrindo mão dos seus princípios, deixando para trás aquilo que um dia acreditava; porque ainda não atingiu uma profundidade espiritual necessária para sustentar sua fé,tal pessoa é insegura naquilo que acredita,e a palavra de Deus nos diz:

"Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova." ( Rm 14:22)

TERCEIRO ESTÁGIO ,se refere à uma pessoa que está com água até nos ombros conforme a palavra diz , cuja pessoa entregou seu coração para Deus, ele se aprofundou bastante na palavra ,e as águas do Espírito na sua vida é profunda;mas ainda pode caminhar sobre o solo firme,por mais que as águas estão profundas na sua vida,ele ainda consegue andar sobre o chão,sua mente ainda pode observar as coisas do mundo, porque sua cabeça está de fora das águas,seu coração é quebrantado com as coisas espirituais, ele chora,sente a presença de Deus,a palavra toca seu coração,porém,seus pensamentos ainda estão entrelaçados com alguma coisa desta vida, tem algo que ainda chama sua atenção; no momento em que ele pensa que está liberto, há algo que lhe aborrece tirando sua paz com Deus, levando até à uma recaída; tal pessoa tem muito conhecimento,a graça de Deus é abundante, Deus usa ele, carrega sobre si uma unção que causa admiração,mas dentro de si precisa abrir mão de uma coisa que ainda está nele; e de vez em quando lhe pertuba , fazendo ele lembrar do Egito de onde ele vêio,

e isso acaba as vezes lhe sufocando, perturbando seu Espírito,como certa feita disse o salmista Davi: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus." ( Sl 42:11) Havia algo que incomodava o salmista,era uma aflição na alma, fazendo este ficar angustiado; muitas das vezes nos encontramos assim, como o homem segundo o coração de Deus, porque também este tinha suas limitações.

QUARTO ESTÁGIO,este fala de uma pessoa que submergiu nas profundezas do Espírito,este está nadando nas águas profundas; ele não se contentou em ficar com água somente nos artelhos,nos joelhos,nos ombros,mas mergulhou nas infinitas águas do rio. Neste estágio ele perde todo equilíbrio do chão, já não consegue mais tocar nas extremidades; porque não tem mais domínio sobre as coisas deste mundo, não tem mais acesso nem contato com o sistema mudando, tudo que ele consegue absorver está relacionado ao Espírito, porque não se corfoma com este mundo; o versículo seis diz: "E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio."( Ez 47:6 )

Significa que este não tem domínio sobre si, quem carrega ele, e trás de volta é o Senhor, ele não se manda, seus desejos e vontades foram entregue à Deus,ele perdeu toda sustentabilidade desta terra; deixando Deus guiar seus passos.

Paulo escrevendo aos romanos,ele diz: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." ( Rm 8:14) Este deixou o Espírito lhe guiar e recebeu o nome de filho de Deus. Seu comando e direção quem dá é Deus.Somente quem mergulha nas águas do Espírito recebe o privilégio de ser carregado por Deus,o seu caminhar e o seu andar não lhe pertence. João escrevendo sua primeira epístola faz uma seguinte afirmação dizendo: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1 Jo 2:6) Este nível de espiritualidade é para quem está nas profundezas do Espírito. Deus não quer que ficamos somente com água nos artelhos,nos joelhos ou nos ombros, Ele quer que mergulhamos nas águas profundas, e por elas somos submergidos perdendo todo contato e acesso à este mundo, para quê entramos na dimensão espiritual.saiamos do nosso comando e entramos no comando de Deus. Para quê assim possamos nadar nas águas profundas do Espírito. Amém.

Deus abençoe à todos que leram esta mensagem, que o Senhor venha fortalecer você , e te ajude a mergulhar nas águas do Espírito.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 23/05/2022
Reeditado em 19/06/2022
Código do texto: T7522291
Classificação de conteúdo: seguro