O arrependimento que produz salvação

"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23:39-43 )

Nesta feita falaremos do arrependimento que produz salvação, que na verdade é chamado de verdadeiro arrependimento. Queremos fazer uso do texto descrito acima que fala dos dois ladrões; tem como objetivo mostrar dois fatores que está relacionado ao viver humano.Se trata de duas formas de enchergar a vida, alguns olham para o espiritual, enquanto outros não consegue; e olha apenas para o que é material, aquilo que é aparente. E é dentro da visão espiritual que está o verdadeiro arrependimento.

Arrepender é, retroceder, é dá uma volta completa, é retornar do caminho que estava seguindo; vamos utilizar como exemplo alguém que assassinou uma pessoa, e ele passa agora a ser uma pessoa foragida da justiça por conta de seu ato, só que essa pessoa diz que está arrependida do crime que cometeu,mas continua fugindo. Então o que podemos constatar é que essa pessoa não está arrependida, porque seu caminho continua o mesmo; uma pessoa arrependida ele muda de caminho, ele volta atrás e busca cumprir a justiça. Porquê ele vê que o que fez precisa ser punido,ele precisa pagar pelos seus atos,por aquilo que cometeu. Vamos vê o exemplo de Zaqueu que diz: "E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado."( Lc 19:8)

Este versículo mostra um homem arrependido , porque este carregava a fama de tirar dos outros , algo que não era seu. E esta palavra foi agradável aos olhos de Jesus, tanto que Ele o diz:

"E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão."( Lc 19:9)

Ou seja, Zaqueu ele decidiu não viver mais a vida que levava, ele viu que a forma que estava vivendo era errada; e para seguir os passos de Jesus ele precisava agir honestamente, embora que tivesse que começar do zero.Ele mostra ser uma pessoa totalmente arrependida , e que seus atos precisavam punidos, ele estava disposto à pagar o preço.

O primeiro ladrão,pede para Jesus algo que está relacionado à este mundo físico, ele pede algo que é material; porque sua visão está ofuscada,e dessa forma só se vê o que é terreno. Ele não tem consciência de seu pecado A vida dele é somente aqui, ele vive para este mundo, tudo dele é para usufruir nesta vida terrena e passageira ; seu objetivo está determinado a esfera física, aonde tudo é

perecível; e este diz: " Se tu és o Cristo,salva-te a ti mesmo,e a nós."

Observe que sua visão é voltada para a vida que vivia, ele queria a liberdade para retomar sua vida cotidiana,seu objetivo era da continuidade aos restantes de seus dias de vida que restava ; compreendemos qual era sua intenção por meio de seu pedido, seu plano estava focado apenas nessa dimensão. E a palavra nos diz: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Co 15:19) O seu pedido era para voltar a sua vida miserável,viver e morrer.

Já o segundo ladrão se arrepende percebemos por meio de suas palavras, aonde ele vê que seus atos mereciam punição, vemos que ele estava disposto a passar pelo castigo de seus feitos. Enquanto o primeiro queria ser absorvido sem cumprir a pena de tudo aquilo que tinha feito. E o pedido do segundo já é diferente do primeiro, ele já não quê saber desta vida,e vemos por meio de suas palavras que nada lhe restava nesta vida, à não ser cumprir toda a Justiça; e por isso ele reconhece dizendo: "Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez." ( Lc 23:40-41) Dentro desta fala dita pelo segundo, podemos compreender que o mesmo estava disposto à cumprir,estava totalmente arrependido, é chamado de arrependimento verdadeiro; e o seu pedido não está ligado a esta dimensão física,mas sim espiritual, por isso faz o seguinte pedido à Jesus: "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." ( Lc 23:42) Este estava querendo garantir uma morada no céu, porque viu que nesta vida ele não tinha progredido de forma correta para merecer tal morada , suas obras não eram boas; e apenas lhe condenava , porque seus atos eram maus . E é nessa hora que ele crê naquEle que está ao seu lado,viu em Jesus alguém que lhe poderia dá a salvação,o caminho para a eternidade, ele tinha perdido a vida material, mas ele creu no sacrifício que estava acontecendo do seu lado; viu que esta salvação só estava em Jesus, "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:12) Este homem entrega sua vida para Jesus, pedindo misericórdia pela sua alma, pois este sabia que morreria,o outro preferiu pedir algo terreno,sem se preocupar com sua alma; mas o segundo se humilhou mediante a última oportunidade que teve, não levando em consideração sua vida,mas crendo no filho de Deus. Buscou para si o perdão; porque todo homem precisa se arrepender de seu mal caminho,nossos desígnios são maus perante a face do Senhor; conforme a palavra que nos exorta a buscar este arrependimento dizendo: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR," ( Atos 3:19) é Deus quem perdoa nossos pecados,e por isso precisamos chegar à ele como aquele ladrão,reconhendo nossos erros, e sabendo que só Ele pode nos levar ao paraíso. Seguimos pois a palavra de Deus que nos garante que Ele está pronto para nos perdoar, quando verdadeiramente há arrependimento, e como garantia temos as seguintes passagens que diz : "Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi."( Is 44:22)

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." ( Is 43:25)

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 Jo 1:9)

O arrependimento verdadeiro é o que nos leva a salvação, embora que perdemos nesta vida a oportunidade de prosseguir a caminhada , o segundo ladrão precisou pagar pelos seus atos cometidos; mas ganhou o reino dos céus porque reconheceu que estava no caminho errado. Sabendo este que no último momento de sua vida que precisava de Jesus, se rendeu dizendo: " Lembra-te de mim quando entrares no teu reino".

Ele só foi salvo, porque tinha certeza daquele reino . Amém.

Mas uma vez concluímos uma mensagem de Deus para nosso coração, que Deus abençoe à todos em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 22/05/2022
Reeditado em 24/05/2022
Código do texto: T7521502
Classificação de conteúdo: seguro