Quem deu crédito à nossa pregação ?

"QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?"( Is 53:1)

Começamos esta mensagem falando à respeito do quê o profeta mencionava, quando o mesmo diz: ' quem deu crédito à nossa pregação?" Isaías está falando acerca de Cristo e sua mensagem que seria rejeitada. Aquele do qual viria remir a Israel, conforme o profeta diz , o Cristo ressurreto não agradaria à muitos conforme está escrito; assim também sua mensagem não teria nenhuma beleza do qual nós desejássemos ; é importante nós analisarmos seu ponto de partida para o ministério ,sua trajetória, como também sua vida anterior.Temos que levar em consideração a palavra que diz:

" E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,

A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.

E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. "( Lc 4:17-21)

Temos aqui o marco,o ponto de partida de seu ministério,o início de sua pregação. Aqui Jesus fala do cumprimento da palavra que foi profetizada pelo profeta Isaías ; para muitos aqui ; esta palavra será rejeitada, porque se trata de alguém que muitos conhecem sua origem,sua família, seus trabalhos, como o próprio profeta Isaías diz:

"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." ( Is 53:3) Se tratava de alguém que tinha um trabalho como qualquer uma outra pessoa, Isaías descreve que Ele tinha experiência naquilo que fazia; e como podemos vê,era uma pessoa que não veio da nobreza, mas sim de família pobre. Para agora de repente Ele dizer que alí estava se cumprindo aquela profecia, e logo se senta na cadeira do Messias esperado, deixou todo mundo espantado; a bíblia diz que todos ficaram com os olhos fitos nEle ; porque aos olhos do povo , sentaria alí alguém que veio de uma realeza,da alta sociedade,nobre e digno à altura de um rei. E olhando para Jesus Ele não tinha essas características,o profeta diz que,não havia nenhuma beleza nEle que pudesse nos agradar."Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos."( Is 53:2) O profeta diz que Ele era como uma planta, que foi plantada em um solo seco ,e alí ela cresce sem força,sem desenvolvimento, aos poucos ela vai subindo com suas folhas muchas, porque não há beleza, não há formosura,e quando olhamos para ela não há nada que nos chama a atenção; e alí ela passa à ser desprezada porque não há nada que nos atrai, porque era como raiz de uma terra seca.

Assim foi o início do ministério de Jesus, e para muitos até hoje, este evangelho não é aceito, como algo que alguém possa se apoiar .Alguém que ninguém deu crédito,a palavra do Cristo ressurreto para muitos era de alguém que não tinha sustentabilidade naquilo quê dizia; é como Paulo menciona quando escreveu: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (1 Co 1:18) Porque que Paulo diz isto? Vamos vê. Primeiramente precisamos fazer uma análise do histórico de Jesus, dentro da visão de um judeu, não foi atoa que Paulo escreveu: "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos."( 1 Co 1:23) Nessa pespectiva apresentada por Cristo que disse: "Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos". O motivo dela ter causado espanto foi porque as pessoas conheciam seu histórico; e Ele não apresentou argumentos de um rei, nasceu em uma mangedora ,seus seguidores eram pessoas indóutas. Com muitos doutores da lei, Jesus escolheu pessoas improváveis,por isso que para muitos, Ele foi tido como forasteiro; alguém que transgredia a lei, mas tarde na entrada triunfal em Jerusalém, Ele entra montado em um jumentinho,sua coroa que irá receber é de espinhos,seu título de rei é colocado na cruz que Ele é pregado; e os judeus observam e não aceitam. UM REI MORTO EM UMA CRUZ. Para muitos foi um escândalo, uma blasfêmia , para os judeus estavam profanando a santidade de Deus.E não compreenderam o evangelho da salvação,por isso João escreve: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" (Jo1:11,12).

O povo permanecia cegamente sem conhecer os caminhos de Deus . É como se o profeta estivesse vendo,e ele diz: "QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?" (Is 53:1)

Isaías ao escrever este primeiro versículo ele faz uma pergunta,e ao mesmo tempo também faz uma junção; ele pergunta: Quem deu crédito e a quem foi manifestado o braço do senhor ? Dentro desta visão lógica do profeta,pude perceber que ele está se referindo à algo que caminham juntos, tanto a pregação de sua palavra como a manifestação de seu poder ( braço do Senhor) . A bíblia diz que Noé foi pregoeiro da justiça; "E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;"( 2 Pe 2:5) Significa que a palavra foi pregada ,mas quem deu crédito? E a quem foi manifestado o braço do Senhor? Ninguém deu crédito, o braço do Senhor foi manifestado; e como podemos constatar há duas formas de sua manifestação, Ele se manifesta com juízo, e também se manifesta com misericórdia. O quê Isaías falou se trata de um princípio de Deus. Moisés anunciou no Egito à respeito da intervenção de Deus,a pregação à respeito do Deus vivo estava sendo estabelecida nos territórios do Egito, e o braço do Senhor foi manifestado, porque esta junção procede uma de acordo com a outra,em toda a história da bíblia vemos isto acontecer; no dia de pentecoste após os discípulos estarem cheios do Espírito Santo, Pedro pregou e o braço do Senhor foi manifestado, tocando no coração de quase três mil almas, algo que foi iniciado por intermédio de Jesus Cristo nosso Senhor, Mas a pergunta do profeta soa até hoje nos nossos ouvidos, QUEM DEU CRÉDITO A NOSSA PREGAÇÃO E A QUEM FOI MANIFESTADO O BRAÇO DO SENHOR? A palavra de Jesus não foi bem aceita,e contínua não sendo bem aceita,mas esta junção mencionada pelo profeta vai continuar, porque se trata de algo que veio do próprio Deus,um princípio que vai sempre permanecer, trabalhando de comun acordo;e eu crêio pelo poder do Espírito Santo, sempre que esta palavra for pregada ainda que nos perguntamos , quem é que está dando crédito? Mais cedo ou mais tarde ; o braço do Senhor será manifestado, o seu propósito será cumprido, dentro do seu curso. Amém!

Que o eterno continue te abençoando e te fortalecendo, para quê se cumpra em tua vida,o propósito daquele que te chamou.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 19/05/2022
Código do texto: T7519627
Classificação de conteúdo: seguro